Desde o fim de 2022, o ChatGPT passou de um ilustre desconhecido ao status de estrela do mundo da tecnologia. Hoje, ele já é utilizado até mesmo para a criação completa de um site.  

Com isso, colocou no radar não apenas o conceito de IA Generativa, mas mostrou que a Inteligência Artificial está muito presente no nosso dia a dia.

Mais do que isso: daqui em diante, dificilmente uma atividade de geração de conteúdo ficará imune ao uso da IA Generativa

Afinal de contas, essa é uma ferramenta que traz muito mais eficiência e produtividade às atividades humanas.

Mas o uso do ChatGPT pode ir muito além. Um bom exemplo é seu uso para o desenvolvimento de sites – sim, é possível criar um site inteiro com ChatGPT

Tomando o devido cuidado de revisar tudo o que a ferramenta desenvolve, você pode ganhar tempo e otimizar seus investimentos com o uso da IA Generativa.

Quer descobrir como? Então vamos lá!

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    O que é ChatGPT?

    O ChatGPT é um modelo de linguagem natural desenvolvido pela OpenAI para fornecer respostas contextuais coerentes, a partir de padrões complexos de linguagem.

    O ChatGPT analisa as perguntas feitas a ele, entende como as palavras se conectam e cria um texto coerente, embora nem sempre correto. Quando ele erra, é o que se chama de “alucinação”.

    O ChatGPT utiliza o modelo GPT (Generative Pre-Trained Transformer), baseado em deep learning, que é um braço da Inteligência Artificial.

    Por isso surgiu a expressão Inteligência Artificial Generativa para se referir a sistemas que criam textos, imagens e vídeos a partir de perguntas dos usuários.

    A IA está transformando a maneira como as empresas se conectam com seus públicos e se tornando uma ferramenta fundamental para estratégias de marketing. 

    A IA Generativa utiliza um algoritmo baseado em redes neurais que processa uma quantidade imensa de dados em linguagem natural (como uma biblioteca de textos) para encontrar padrões e, a partir daí, conectar palavras de uma forma que faça sentido.

    Dessa forma, o ChatGPT consegue decodificar perguntas e respondê-las, mesmo que tenham sido feitas pela primeira vez. 

    É isso que diferencia a IA Generativa de um chatbot tradicional, que precisa seguir uma programação específica para entregar resultados.

    Como o ChatGPT funciona?

    Como já dissemos, a sigla ChatGPT vem de Generative Pre-Trained Transformer – ou Transformador Pré-Treinado Generativo, em português. 

    A arquitetura da ferramenta se baseia na rede neural Transformer, que foi projetada inicialmente para lidar com textos.

    O modelo utiliza diversas camadas de análise das informações, por meio das quais a plataforma presta atenção às palavras-chave usadas, ao contexto e aos diferentes significados que as palavras podem ter em cada caso.

    Por ter sido criado a partir de um processo de aprendizagem com feedback humano, o ChatGPT evolui com os seres humanos informando ao sistema quando ele está errado. 

    A partir daí, ele vai melhorando constantemente a qualidade das suas respostas.

    Um ponto importante – e nem sempre corretamente avaliado – é o fato de que a qualidade das respostas do ChatGPT depende diretamente da qualidade dos dados que fazem parte de sua base de conhecimento. 

    É o que é conhecido, em inglês, por “garbage in, garbage out” (entra lixo, sai lixo). Por isso, é necessário tomar um cuidado adicional com as respostas oferecidas por versões abertas do ChatGPT.

    Como não existe certeza sobre a qualidade das informações que basearam as respostas da ferramenta, a revisão humana precisa ser ainda mais detalhada.

    Por outro lado, essa mesma característica faz com que o ChatGPT seja uma ferramenta poderosa para uso em ambientes controlados, como o atendimento ao cliente em uma empresa (em que as informações em que a plataforma se baseia passaram antes por uma verificação de qualidade).

    Como criar um site com ChatGPT?

    O ChatGPT é uma excelente ferramenta de geração de conteúdo. Ela pode ser usada para gerar textos do zero, para melhorar um texto já escrito ou ainda para ajudar a destravar a criatividade, em uma espécie de “brainstorming virtual”.

    Alguns usos mais comuns são para o desenvolvimento de títulos e textos de blog, posts em redes sociais e copy em peças de marketing. Mas é possível ir muito além.

    Em um e-commerce, por exemplo, é possível utilizar o ChatGPT em diversas aplicações:

    • Criação ou revisão de descrições para produtos
    • Desenvolvimento ou revisão de textos para categorias de produtos
    • Sugestões de textos institucionais (ou revisão de textos existentes)
    • Sugestões de sitemaps
    • Desenvolvimento de textos para as vitrines
    • Otimização de textos para SEO

    Partindo para um nível ainda mais avançado, o próprio site pode ser criado com o auxílio do ChatGPT. 

    Mas com um alerta muito importante: por mais que o ChatGPT ajude na eficiência e acelere cada etapa do processo de desenvolvimento, continua sendo essencial que a pessoa tenha conhecimento em programação.

    Somente assim será possível corrigir erros que a ferramenta traga, além de personalizar o site da melhor maneira. Por isso, use o ChatGPT como um apoio, não como uma verdade absoluta para o seu site.

    Antes de partir para os detalhes de como usar o ChatGPT para criar um site, é importante entender por que usar a ferramenta. 

    Atualmente, as jornadas de compra dos consumidores começam no digital – mesmo que você não venda online, ter um site é essencial para mostrar ao cliente que você existe.

    Um exemplo frequente é o uso do Google e dos recursos de SEO Local para identificar negócios nas redondezas. 

    Com muita frequência, o cliente acessa o buscador e privilegia quem tem uma presença mais sólida online. Assim, se você não tem um site, provavelmente ficará em segundo plano.

    Mas não basta ter um site: ele precisa estar otimizado. O ChatGPT pode ajudar você a construir uma página alinhada às boas práticas de SEO, incluindo responsividade, para melhorar a experiência do usuário e aumentar sua visibilidade online.

    Assim, criar um site com ChatGPT pode ajudar você a investir no sucesso do seu negócio no longo prazo, a partir de uma presença online profissional.

    Então agora sim: com tudo explicado, vamos aos detalhes de como usar o ChatGPT para desenvolver seu novo site.

    Acesse o ChatGPT e pergunte como ele pode ajudar na criação do site

    O primeiro passo parece óbvio – mas só parece. Abra o ChatGPT e pergunte, no prompt, como ele pode ajudar na criação do seu site. 

    A ferramenta dirá que existem alguns pontos a serem respondidos antes que a programação seja feita. Esses pontos normalmente estão divididos entre:

    • Planejamento;
    • Escolha de um provedor de hospedagem;
    • Registro do domínio;
    • Escolha das tecnologias usadas para desenvolver o site;
    • Criação de layouts;
    • Desenvolvimento front end e back end;
    • Integração com outros sistemas;
    • Manutenção.

    Ou seja: quem acha que para criar um site usando o ChatGPT é só digitar “faça meu novo site” está muito enganado.

    O planejamento do site é uma questão muito relevante: construir o site vem depois de saber o que se deseja e os objetivos de negócios a serem alcançados com ele. 

    O ChatGPT pode te ajudar no brainstorming, com ideias e possibilidades que poderão destravar sua criatividade.

    Na criação do site, o ChatGPT também é uma ferramenta útil para tirar dúvidas e contribuir para que sua página acompanhe as melhores práticas. 

    De ideias de design (cores e fontes) até as tecnologias que deverão ser usadas, use a IA Generativa como um especialista em programação a um clique de distância.

    Um ponto importante: na hora de criar um site usando o ChatGPT, é preciso dar condições para que o sistema responda o que você quer saber. Quanto mais específicas as perguntas, melhor.

    Prompt é um conjunto de palavras que fornece as informações necessárias para que a inteligência artificial consiga executar o que é solicitado. 

    Por isso, não pergunte “como criar um site”. Em vez disso, explique qual é a função desse site e peça insights de como desenvolver a página. 

    Não peça para o ChatGPT “criar um texto para o site”, mas explique qual é a estrutura que esse texto deverá ter, qual é o segmento, que palavras devem estar em destaque e outros aspectos relevantes.

    O mesmo vale para o design. Informe para o ChatGPT quais cores deverão ser usadas, quais devem ser evitadas e quais sensações precisam ser transmitidas para os usuários. 

    Lembre-se sempre: quanto mais específicas as informações, melhor.

    Peça para criar uma estrutura básica HTML

    Uma vez que os parâmetros gerais do site foram inseridos no ChatGPT, é possível criar a estrutura em HTML

    A solicitação para o prompt pode ser simplesmente “crie uma estrutura básica em HTML para o meu site”, e o ChatGPT irá criar uma página com elementos como:

    • <header>: é o cabeçalho da página
    • <main>: o conteúdo principal da página
    • <ul>: listas não ordenadas que ajudam na navegação
    • <section>: as seções do site, cada uma delas com título e conteúdo
    • <footer>: é o rodapé do site

    Copie essa estrutura e coloque-a em um editor de HTML (existem vários, gratuitos e pagos, disponíveis no mercado) para analisar se os elementos básicos da página estão representados

    Faça qualquer correção que você considerar necessária antes de avançar para o próximo passo.

    Peça o estilo CSS

    CSS é o código que permite personalizar o site, utilizando fontes ou cores específicas. É nesta fase que as maiores diferenças visuais da sua página serão percebidas.

    O prompt para o ChatGPT pode ser simplesmente “crie um estilo para meu site usando CSS”, mas quanto mais específico, melhor. Se alguma cor, estilo ou fonte deve ser usado (ou evitado), essa é a hora.

    Conhecimento técnico ajuda bastante neste momento. O CSS deve ser vinculado ao <header> do seu site e é muito importante que o programador ajuste as preferências de design de acordo com as especificidades da página. 

    O ChatGPT acelera o desenvolvimento, mas quem dá a palavra final é você.

    Adicione interatividade

    Sites interativos e dinâmicos prendem mais a atenção dos leitores do que páginas estáticas. 

    Por isso, é importante trazer elementos que apresentem interatividade, normalmente por meio de JavaScript.

    Dedique algum tempo e cuidado para pedir ao ChatGPT que adicione código em JavaScript para gerar os efeitos visuais que você deseja.

    Caso você não saiba muito bem quais são as possibilidades a explorar, já sabe: pergunte ao ChatGPT e ele trará diversas sugestões que poderão orientar seu processo de decisão.

    O código JavaScript sugerido pelo ChatGPT e revisado pelo desenvolvedor deve ser incluído antes do comando <body> no código HTML do site.

    Peça uma sugestão de conteúdo

    Durante o processo de desenvolvimento do site, você já apresentou ao ChatGPT muitas informações a respeito do que busca com a página que está sendo desenvolvida. 

    A IA Generativa pode ir além, ajudando, por exemplo, a lembrar de todas as seções que seu site precisa ter. Entre as possibilidades estão:

    • Página inicial;
    • Produtos;
    • Carrinho de compras;
    • Minha conta;
    • FAQ (Perguntas mais frequentes);
    • Sobre Nós;
    • Contato;
    • Mapa do site.

    Também é possível pedir para o ChatGPT criar seu site com base nas palavras-chave pelas quais você deseja se posicionar nos mecanismos de busca. 

    Por mais que seja necessário revisar os textos criados pela IA Generativa, a ferramenta traz um grande ganho de produtividade e eficiência para essa etapa tão importante.

    Escolha um plano de domínio e hospedagem

    Ter o código do site não significa que sua página esteja pronta para ser visitada pelos usuários. Não adianta ter todo o código se não houver um provedor para a hospedagem do site ou o registro do domínio

    A Locaweb resolve esses dois pontos de uma vez só: o primeiro ano do domínio é grátis nos planos de hospedagem que oferecemos.

    Vantagens e cuidados ao usar o ChatGPT para criar um site

    Depois de conhecer neste artigo todo o processo necessário para criar um site com o ChatGPT, fica evidente que o uso da IA Generativa oferece grandes benefícios para o desenvolvimento de sua página de internet:

    • Orientação: o ChatGPT é uma ferramenta muito útil, especialmente para usuários iniciantes que precisam de apoio ao longo da jornada de criação de seu site;
    • Suporte: o ChatGPT diminui a possibilidade de erros na hora de criar seu site, o que é muito vantajoso para ganhar eficiência e produtividade ao longo do desenvolvimento;
    • Flexibilidade: o ChatGPT permite experimentar diferentes linguagens de programação e ferramentas, o que gera mais flexibilidade, aumenta a possibilidade de explorar novidades e contribui para a evolução dos profissionais.

    Ao mesmo tempo, é preciso tomar alguns cuidados com o uso do ChatGPT. O principal é que, embora as respostas às suas perguntas estejam em linguagem natural, é um computador que está respondendo – e não um especialista. 

    O ChatGPT gera suas respostas a partir de um grande banco de dados, e a qualidade das informações afeta seu nível de respostas.

    Se o banco de dados em que se baseia a ferramenta estiver incorreto ou desatualizado, as respostas serão equivocadas (o que se chama de “alucinação”). 

    Por isso, sempre tenha senso crítico ao usar o ChatGPT: confira as informações trazidas, revise os códigos e textos e teste seu site antes de ir para o ar.

    O ChatGPT é capaz de gerar respostas para uma variedade de perguntas, entendendo o contexto e a intenção por trás das palavras.

    Outro cuidado importante: não compartilhe informações confidenciais no ChatGPT, para evitar que seus dados sejam usados posteriormente em seu processo de aprendizado.

    A criação de sites por meio do ChatGPT não vai acabar com o trabalho dos programadores. Muito pelo contrário: dará mais eficiência e produtividade às suas atividades, permitindo construir soluções mais complexas e completas para os desafios dos negócios.

    Por isso, aproveite ao máximo os recursos da tecnologia e se destaque no mercado!

    O autor

    Leandro Riolino

    Leandro Riolino é Analista de SEO na Locaweb, com mais de 14 anos de experiência no setor de tecnologia e marketing digital. Sou um apaixonado por SEO e otimização de sites, sempre buscando as melhores estratégias para impulsionar resultados online. Nos meus momentos de lazer, adoro me dedicar aos esportes, seja praticando atividades físicas ou acompanhando meus times favoritos. Acredito que a combinação de uma mente estratégica e um corpo ativo é fundamental para uma vida equilibrada.

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