Dos trâmites burocráticos à definição da imagem e da personalidade, confira o que você precisa saber para criar uma marca de sucesso.

A palavra marca, olhada sob seus significados, é usada em muitos contextos, mas um deles chama a atenção para este artigo: deixar uma impressão em alguém ou em algo. Essa impressão acontece de uma forma diferente para cada pessoa e, da mesma forma, criar uma marca é um processo que ocorre de várias formas para os empreendedores.

Ela pode já ter sido escolhida há muito tempo, mesmo antes de se definir um negócio; pode surgir por pura necessidade depois do negócio começar a rodar; ou pode ser escolhida ao traçar uma estratégia, na qual a marca é significativa, colabora para o sucesso do negócio e tem tudo para durar anos e anos. É aqui que a gente entra. Este artigo terá uma série de orientações para iniciar e saber como criar uma marca.

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    Quais são as diferenças entre Razão Social, nome fantasia e marca?

    Razão Social, nome fantasia e marca são coisas diferentes, cada uma com uma função distinta. Vamos entender a fundo.

    Razão Social

    É o nome escolhido para a Pessoa Jurídica, registrado na Junta Comercial ou em Cartório. Ele é utilizado para a realização do seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), indispensável na operação formal dos negócios (assim como o CPF é indispensável às pessoas físicas). A Razão Social geralmente não é utilizada na comunicação do negócio, pois não costuma ter muito apelo de marketing. O mais usual é a utilização do nome fantasia.

    Nome fantasia

    É o nome pelo qual seu público conhece o negócio. Geralmente é mais curto, mais significativo e mais memorável do que a Razão Social. Ele pode ser registrado junto ao INPI e evita que outras empresas utilizem esse mesmo nome fantasia no seu mercado de atuação.

    Marca

    É composta pelo nome fantasia, logotipo, paleta de cores, iconografia, descrição de tom de voz da marca, personalidade de marca rol de produtos e serviços oferecidos e outros elementos que formam a identidade da marca. Tudo isso pode ser registrado junto ao INPI, protegendo a marca de uma maneira muito mais ampla.

    o que é preciso para criar uma marca

    Será que já existe?

    Antes de empenhar forças e investir na formação da identidade da marca, é importante fazer uma boa pesquisa para saber se no seu setor existe alguém que já opera sob o nome e características escolhidas para o negócio.

    Para começar, dê uma boa vasculhada por meio dos mecanismos de busca e redes sociais. Nem todo mundo faz registro de marca – aliás, com a explosão dos negócios online isso é mais comum do que se imagina. Mas se alguma marca já tem prestígio no seu setor, mesmo sem o registro no INPI, pode pegar mal se você registrar e utilizar esse nome.

    Agora, para descobrir se o nome escolhido para sua marca já foi registrado, consulte este link e marque a opção “radical”.

    Ok! Ok! Não tem ninguém usando

    Perfeito. Além de iniciar os trâmites junto ao INPI, garanta o nome com o registro de domínio do seu site (conte conosco aqui da Locaweb para isso) e crie as contas nas redes sociais do interesse de sua marca. Preferencialmente, utilize a mesma grafia em todos os nomes de usuário, para garantir unidade e força na sua comunicação.

    Podemos usar como exemplo a própria Locaweb. Em todas as redes que estamos presentes, nosso usuário é, simplesmente, locaweb: instagram.com/locaweb, twitter.com/locaweb, youtube.com/locaweb e assim vai.

    Garanta o nome do seu negócio na internet, mesmo sem ter ainda definido a identidade visual. Nesse momento, o primordial é marcar território.

    Aproveite e consulte agora mesmo a disponibilidade de um domínio para a sua marca!

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    Como fazer a identidade da marca?

    A identidade da marca, geralmente, é feita por equipes da área de comunicação, tanto contratadas por meio de agências quanto por contato direto com cada pessoa (designers, profissionais de experiência de consumo e usabilidade do site, profissionais de publicidade e marketing). Mas essas pessoas precisarão de um ponto de partida, de um briefing para iniciar o projeto.

    Algumas respostas poderão ajudar a estabelecer uma direção – e isso pode ser bem importante caso você não tenha dinheiro para investir no desenvolvimento da identidade da marca, pois suas publicações já terão algum padrão.

    • Você pode começar estabelecendo as personas que poderiam comprar de você. Aqui explicamos como você pode criar esses perfis de consumo.
    • Se a sua marca fosse uma pessoa, qual personalidade ela teria? Com que tom de voz ela se dirigiria às pessoas? Descreva como se ela fosse uma pessoa. Complemente incluindo nome de pessoas conhecidas com essas mesmas características. Isso ajudará a deixar esse conceito mais concreto.
    • O que eu quero comunicar com a imagem da marca? A partir dessa resposta, busque estudos que falem sobre como a comunicação não-verbal impacta na percepção das pessoas. O livro “Psicologia das Cores – como as cores afetam a emoção e a razão”, da autora Eva Heller, é bastante conhecido na área de comunicação por indicar como as cores influenciam na percepção de cada indivíduo, mas existem muitos outros.
    • As formas, família de fontes e composições com fotos também transmitem mensagens não verbais que afetam diretamente quem consome. Outra lição de casa para estudar.
    • Minha marca é mais bem representada por um nome que traduza o conceito do negócio? Ou é melhor usar meu próprio nome – que já é reconhecido no setor?

    Essas respostas também são essenciais para a criação do logotipo, que pode ser uma composição gráfica com símbolo e letras (tipos) ou apenas letras. Ela poderá ser criada em uma versão horizontal e vertical. Esse logotipo deve ter um formato que permita sua legibilidade mesmo em escalas pequenas – principalmente com o uso massivo de smartphones.

    Com a definição do logotipo e identidade visual, será possível criar o layout do site, e-mail marketing, templates para redes sociais, comunicados, uniformes, enfim. Tudo precisa trazer uma coerência na comunicação para fortalecer a marca.

    Com o tempo e a evolução da comunicação, como o registro deve ser renovado a cada 10 anos, é possível atualizar essas documentações.

    +Criar um site profissional é essencial para crescer na internet

    Registre a sua marca

    Tudo isso precisa correr paralelamente aos trâmites burocráticos, importantes em toda a jornada de registro. Veja os pontos importantes na hora de fazer o registo da sua marca:

    • Basicamente, a marca diferencia seu negócio dos concorrentes;
    • O registro de marca protege seu nome no mercado, coibindo plagiadores, pirataria, uso da marca sem autorização ou de modo indevido, uso de má-fé e roubo da marca;
    • O registro assegura a exclusividade do uso não apenas sobre o nome, mas todo o conjunto de símbolos e cores escolhidas;
    • O processo de registro é feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no qual é preciso anexar documentos, pagar taxas e aguardar o tempo próprio para sua conclusão. Aqui você tem mais detalhes sobre todos os procedimentos.

    Quais são os próximos passos?

    Agora que você já sabe como criar uma marca, depois de defini-la o próximo passo é criar seu site, que será um dos principais meios de apresentação da marca no mundo digital. Seu site precisará ser hospedado em um servidor que garanta a performance da sua marca, com alta velocidade de processamento e um ambiente seguro para que os dados estejam protegidos.

    Isso é possível por meio da hospedagem WordPress. Ao mesmo tempo em que alia segurança e performance, ela oferece os melhores plugins para lojas virtuais, sites e blogs, otimizando acessos e vendas. A Locaweb conta com um serviço de hospedagem WordPress reconhecido como um dos mais eficientes do mercado e que facilita muito a entrada de empresas no ambiente digital.

    Conte com a Locaweb para fazer a hospedagem WordPress do seu site e acelere sua jornada digital!

    SAIBA MAIS
    O autor

    Marcio Hanashiro

    Marcio Hanashiro, também conhecido como Japa, é o Gerente de Marketing na Locaweb, onde está há 12 anos. Com uma jornada de 20 anos no mercado digital, ele tem uma paixão profunda por liderar e analisar iniciativas em ambientes digitais, com um foco especial em marketing. Durante seu tempo na Locaweb, Marcio aprimorou sua habilidade de transformar ideias criativas em resultados concretos. Além disso, ele é casado, tem cinco gatos incríveis e mais dois cachorros. Marcio adora carros antigos, motos e coisas de nerd em geral. Ele também é um gamer que só apanha online.

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