A proatividade é uma habilidade muito valorizada pelas empresas, e desenvolvê-la pode ser um grande diferencial para a sua carreira.
Ao se deparar com uma vaga de emprego, é muito comum que um dos requisitos básicos seja a proatividade. É fato que as empresas valorizam pessoas proativas, ao ponto de deixar isso bem claro na hora de angariar novos talentos para o quadro de colaboradores.
Mas como ser proativo pode impactar a sua vida profissional? E será que dá para desenvolver essa habilidade? É isso que vamos responder neste artigo!
O que é proatividade?
A proatividade é a capacidade de resolver problemas, criar soluções e promover mudanças de forma autônoma, ou seja, sem que ninguém exija que isso seja feito em um primeiro momento.
Uma pessoa proativa identifica pontos de melhoria por conta própria e busca encontrar soluções para resolvê-los o mais rápido possível, antes mesmo que um supervisor ou um chefe peça.
Outras características importantes são:
- Tentar entender o porquê dos problemas antes de perguntar.
- Demonstrar interesse em conhecer processos além daqueles que são a sua obrigação.
- Dar a sua opinião sobre projetos e outros trabalhos da empresa.
- Tomar ações prevendo problemas futuros.
- Incentivar colegas de trabalho e liderar pelo exemplo.
É importante lembrar que existe uma linha tênue entre ser proativo e ser inconveniente. Estar interessado é diferente de se intrometer onde não é chamado, criticar colegas de forma rude ou incomodar o seu chefe com perguntas aleatórias.
Portanto, ser proativo é estar sempre ligado no que está acontecendo, mas respeitar as hierarquias, os processos e as pessoas do ambiente em que está inserido.
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Quais são os benefícios de ser proativo para a sua carreira profissional?
Como afirmamos no começo deste artigo, a proatividade é uma característica muito valorizada no ambiente profissional, por isso, trabalhar essa habilidade pode gerar diversos benefícios para a sua carreira, como por exemplo:
- Maior capacidade de adaptação para executar novas tarefas.
- Aumento da exposição na empresa, facilitando promoções.
- Aumento da resiliência perante crises.
- Melhora da autoestima para desenvolver habilidades de liderança.
- Desenvolver capacidades de organização e liderança que podem se tornar um negócio próprio no futuro.
- Facilidade para aprender novas habilidades, que serão úteis na vida pessoal.
Dessa forma, a proatividade facilita tanto a vida profissional quanto a pessoal, tornando o seu dia a dia mais eficiente e produtivo.
Como as empresas podem se beneficiar de pessoas proativas?
Assim como os colaboradores, as empresas também podem se beneficiar muito de um quadro de funcionários proativo. Entre os principais pontos podemos citar:
- Capacidade de autogestão, diminuindo a necessidade de reuniões e treinamentos.
- Aumento da criatividade.
- Lideranças podem ser mais livres para ajudar em novos projetos.
- Maior facilidade para encontrar lideranças.
- Aumento da eficiência e da produtividade.
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5 passos para se tornar uma pessoa proativa
Certo, agora que entendemos o que é e quais são os benefícios de ser uma pessoa proativa, chegou a hora de conferir os 5 passos necessários para desenvolver essa característica.
1. Aprenda os processos
O primeiro passo para ser proativo é entender exatamente como funcionam todos os processos em uma empresa. Isso faz que você precise fazer menos perguntas, entenda melhor o todo e ainda possa ajudar com maior facilidade as pessoas novas.
Além disso, um bom conhecimento sobre processos é fundamental para alcançar um cargo de liderança na organização.
2. Conheça mais do que você precisa
Ler e estudar sobre outros assuntos permite que você amplie o seu repertório. A partir disso, os conhecimentos adquiridos em outras áreas podem criar novas soluções para o seu trabalho e para a empresa como um todo.
Portanto, um dos passos mais importantes para ser proativo é ter um amplo repertório de conhecimento, o que aumenta a capacidade de resolver problemas complexos, exercita a criatividade e ainda pode ajudar a oferecer soluções que não são praticadas em determinadas áreas.
3. Comece pelas suas obrigações
Antes de se envolver com vários projetos, é preciso que você entregue as suas obrigações primeiro. Algumas pessoas buscam ser proativas em outras áreas, mas esquecem de resolver aquilo que é a sua função principal; não caia nessa armadilha!
4. Não seja intrometido
Existe uma linha tênue entre ser proativo e ser inconveniente, portanto busque sempre ser respeitoso com as pessoas e com a hierarquia do ambiente em que está inserido, não critique o trabalho de colegas sem que isso seja sua função na empresa e evite fazer perguntas em certos momentos.
5. Procure os ambientes corretos
A melhor forma de exercitar uma habilidade é frequentando os ambientes corretos, em que ela não só é valorizada, mas praticada constantemente. Por isso, você deve se aproximar de pessoas que demonstram essa capacidade, ou mesmo ir atrás de ambientes que a exijam, como determinados esportes, hobbies etc.
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