Caso você esteja se perguntando “como divulgar minha empresa na internet?”, confira aqui algumas dicas que vão ajudar nessa jornada.

Independentemente do seu ramo de atuação, garantir que a sua marca esteja visível para o público pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio.Se você se pergunta “como divulgar minha empresa na internet?”, este guia reúne as melhores estratégias. Confira a seguir! 

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    Qual é a importância da divulgação para uma empresa? 

    Este é um dos pilares para o crescimento e o sucesso de qualquer negócio, especialmente em um ambiente tão competitivo quanto a internet.  

    Com tantas opções disponíveis para os consumidores, destacar-se é um verdadeiro desafio. Por isso, aqui estão algumas razões pelas quais a divulgação adequada é essencial: 

    • Visibilidade: a internet é um “oceano de informações”. Sem uma estratégia eficaz, a sua empresa pode ser facilmente ofuscada pela concorrência. Divulgar a sua marca corretamente a coloca diante das pessoas certas
    • Engajamento: quando você investe em canais digitais, gera oportunidades para interagir com o público. Isso cria uma comunidade ao redor do seu negócio. 
    • Crescimento: a divulgação bem planejada e executada resulta em mais clientes e, consequentemente, na sustentabilidade da empresa. 
    • Credibilidade: marcas que aparecem consistentemente em diferentes plataformas digitais são vistas como mais confiáveis pelos consumidores. 

    Como divulgar uma empresa na internet? 

    Observando as dicas a seguir, a sua marca estará cada vez mais presente na mente das pessoas. Confira quais são elas e adote as que fizerem sentido. 

    1. Crie um perfil no Google Meu Negócio 

    Se você se questiona “como divulgar minha empresa no Google?”, este pode ser o primeiro passo. 

    Trata-se de um serviço gratuito que permite que o seu negócio apareça nas buscas dos usuários. Assim, esses mecanismos trazem informações como endereço, horários de funcionamento, contatos e opiniões de consumidores. 

    E por que isso é importante? Porque muitas buscas têm intenção local e o Google prioriza resultados que estão próximos ao usuário. Ou seja: essa estratégia aumenta a sua visibilidade na internet e atrai clientes diretamente para a sua porta

    2. Identifique o seu público-alvo 

    Uma das maneiras mais eficazes de divulgar a sua empresa é identificar e compreender quem é a sua persona.  

    Ao definir características como idade, gênero, localização, interesses, dificuldades e comportamentos de compra, você poderá direcionar as suas campanhas com precisão, evitando desperdiçar esforços e recursos. 

    Uma dica é fazer uma pesquisa de mercado e utilizar ferramentas como o Google Analytics para monitorar quem visita o seu site. Isso permite ajustar as suas ações de marketing conforme as necessidades e os desejos do público. 

    3. Invista em Google Ads 

    Essa é uma das formas mais rápidas de conseguir tráfego qualificado para a página do seu negócio. 

    O Google Ads permite criar campanhas segmentadas com base em palavras-chave, localidade e perfil do usuário, garantindo que os seus anúncios apareçam para pessoas com maior potencial de conversão

    Se você se indaga “como divulgar minha loja online com resultados rápidos?”, essa é uma excelente alternativa. A plataforma também oferece relatórios detalhados, permitindo otimizações contínuas. 

    4. Otimize o seu site para os mecanismos de buscas 

    Técnicas de Search Engine Optimization (SEO) permitem que a sua empresa apareça nos primeiros resultados do Google. E essa prática é crucial, pois a maioria dos usuários raramente passa da primeira página de pesquisas. 

    Para conquistar boas posições, você precisa otimizar conteúdos, descrições e imagens com palavras-chave que sejam relevantes para o seu nicho. Termos como “como divulgar minha marca” e “e-commerce”, entre outros, devem ser naturalmente integrados. 

    Também é importante garantir que o seu site seja responsivo — isto é, que funcione em diferentes tipos de dispositivos, como smartphones e tablets — e carregue rapidamente. Proporcionar uma boa experiência aos visitantes é fundamental! 

    5. Use o blog ao seu favor 

    Criar e manter uma página desse tipo é uma das formas mais eficazes de atrair usuários para o seu site. Publicar regularmente conteúdos relevantes para o seu público não só melhora o SEO, como também posiciona a sua empresa como uma autoridade no segmento de atuação. 

    Se você tem um marketplace, por exemplo, pode escrever blog posts como “como divulgar minha loja online” ou “dicas de marketing para e-commerce” para conquistar novos visitantes e potenciais clientes.  

    É que um blog de qualidade aumenta o tempo de permanência dos usuários no seu site. Em geral, quanto mais eles se envolvem com o conteúdo, maiores serão as chances de se tornarem seguidores ou consumidores da marca. 

    6. Produza vídeos para o YouTube 

    Sabia que essa plataforma é um dos principais mecanismos de buscas da internet? Por isso, criar conteúdos especiais para ela pode aumentar significativamente a visibilidade da sua empresa. 

    Os vídeos para o YouTube podem ser tutoriais, dicas ou até apresentações de produtos e serviços. Por exemplo, se você tem uma loja virtual, falar sobre as suas mercadorias pode ajudar a esclarecer dúvidas de clientes e alavancar as vendas. 

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    7. Desenvolva um podcast para o seu segmento 

    Materiais seriados entregues em formato de áudio e/ou vídeo para que as pessoas acompanhem como se fossem programas estão em alta e são uma excelente forma de alcançar o seu público de maneira interessante e envolvente.  

    Nesse sentido, criar um podcast sobre assuntos relacionados ao seu nicho tende a aumentar o reconhecimento da sua marca e posicioná-la como uma referência

    Este tipo de conteúdo pode ser usado para discutir tendências do setor, compartilhar dicas ou até mesmo entrevistar especialistas na área. As possibilidades são variadas: basta escolher aquelas que mais se adequam à sua estratégia. 

    8. Elabore conteúdos de qualidade para as redes sociais 

    Você já deve ter percebido que essas plataformas são ferramentas poderosas para a divulgação online. No entanto, não basta marcar presença nelas: é preciso produzir e compartilhar boas publicações

    Em geral, postagens que educam, inspiram ou entretenham geram mais engajamento, especialmente se você der uma abordagem pessoal e única a elas, compartilhando a sua visão e as suas experiências sobre o assunto. 

    Para ter sucesso nessa estratégia, identifique em quais redes sociais o seu público está ativo, como Facebook, Instagram, TikTok, LinkedIn etc. Então, elabore conteúdos otimizados para cada plataforma. 

    9. Impulsione os seus melhores posts 

    Investir no patrocínio de postagens nas redes sociais é uma estratégia eficaz para aumentar o alcance, especialmente de conteúdos que já tenham um bom desempenho orgânico.  

    Por exemplo, se determinado post no Instagram gerou muitos likes, comentários, compartilhamentos e/ou salvamentos, impulsioná-lo com um pequeno orçamento pode trazer novos seguidores e clientes. 

    Além disso, plataformas como Facebook e Instagram permitem segmentar o público que verá o conteúdo, garantindo que a sua mensagem chegue a pessoas com maiores chances de conversão. 

    10. Considere ter uma assessoria de imprensa 

    Textos jornalísticos tendem a gerar muito mais credibilidade que publicidade paga. Para que você possa receber a cobertura da mídia local, seja de TVs, rádios ou jornais, é fundamental ter uma notícia impactante e no momento certo

    Nesse sentido, o ideal é contratar um profissional de assessoria de imprensa ou de relações públicas. Ele vai conseguir ganhar espaço nos noticiários entrando em contato com representantes de veículos de comunicação. 

    Outro ponto importante é que essa pessoa pode produzir comunicados falando sobre o seu negócio, produtos, serviços etc. É possível fazer isso de vez em quando ou por um curto prazo, dependendo das necessidades. 

    Lembre-se de firmar parcerias locais, pois elas são excelentes para quem deseja ficar conhecido no mercado. Uma boa dica é estabelecer colaborações com associações e sindicatos e oferecer descontos para funcionários do comércio. 

    Finalmente, é interessante se aliar a empresas que estão próximas do seu ramo de atuação, oferecendo benefícios para aqueles que contratarem serviços ou comprarem produtos um do outro. 

    11. Faça parcerias com influenciadores digitais 

    Essas personalidades contam com grande poder de engajamento nas redes sociais. Portanto, fazer colaborações com aquelas que têm um público alinhado ao do seu negócio tende a aumentar significativamente a sua visibilidade. 

    Para pequenas empresas, microinfluenciadores podem ser uma escolha mais acessível e igualmente eficaz. Afinal, têm uma proximidade maior com os seus seguidores, o que pode gerar credibilidade para a sua marca. 

    12. Crie campanhas de e-mail marketing 

    Essa ainda é uma das formas mais eficazes de divulgar uma empresa na internet. Com ela, você pode nutrir o relacionamento com o seu público, informando-o sobre novidades, promoções e conteúdos relevantes. 

    No entanto, é importante manter as suas campanhas de e-mail marketing segmentadas e personalizadas, enviando a mensagem perfeita para a pessoa certa. Assim, as suas taxas de conversão tendem a ser maiores

    A imagem mostra a mulher em um escritório, aparentemente em sua casa. Há um notebook ligado sobre a mesa. Ela mexe no celular para verificar um e-mail marketing enviado por uma empresa.

    O e-mail marketing ainda é uma das estratégias mais eficazes quando se fala em promover ou divulgar uma empresa. 

    13. Participe de fóruns e comunidades online 

    Sabia que existem espaços na internet nos quais pessoas com interesses comuns se reúnem para discutir temas específicos? Participar ativamente deles pode ajudar a conquistar autoridade no seu setor e divulgar a sua empresa de maneira orgânica

    Para tanto, contribua com informações úteis e relevantes, evitando abordagens muito comerciais. Isso ajuda a construir confiança entre os participantes e faz que a sua marca seja lembrada de forma positiva. 

    14. Promova promoções e sorteios online 

    Ações desse tipo são boas maneiras de gerar engajamento e conquistar novos seguidores e clientes. Ao criá-las, incentive os participantes a compartilharem conteúdos e/ou marcar amigos, aumentando a visibilidade da sua marca. 

    No caso dos sorteios, certifique-se de que a premiação seja relevante para o seu público, de modo a atrair pessoas que realmente se interessam pelo seu produto ou serviço. Também procure atender aos requisitos da Lei nº 5.768/71, que dispõe sobre o tema. 

    15. Monitore e ajuste as suas estratégias de marketing 

    Por fim, uma dica crucial é monitorar todas as ações. Ferramentas como Google Analytics, e Semrush, entre outras, podem ajudar a entender o desempenho das suas campanhas, além de identificar o que está funcionando melhor. 

    Também é importante estar preparado para ajustar o que for necessário, evitando erros na estratégia de marketing digital, como investir em anúncios pouco segmentados ou ignorar os resultados obtidos. 

    Conclusão 

    Divulgação exige planejamento, consistência e, acima de tudo, uma boa estratégia de marketing. Com as nossas dicas, é possível criar um plano abrangente para aumentar a visibilidade da sua marca e conquistar mais clientes.  

    No entanto, se você ainda se pergunta “como divulgar minha empresa?”, tenha em mente que o importante é começar e então ir testando e ajustando cada iniciativa de acordo com os resultados obtidos. 

    Ao seguir as nossas recomendações, você estará no caminho certo para fortalecer a presença online do seu negócio e garantir que ele prospere em meio à concorrência crescente no mundo digital! 

    O autor

    Priscila Polidoro

    Priscila Polidoro é Analista de SEO na Locaweb, com mais de 11 anos de experiência na área Web e mais de 8 anos na área de Comunicação. Formada em Sistemas para Internet pela FMU e em Jornalismo pela UMC, possui expertise em gestão de projetos, estratégias de growth com mindset data-driven, desenvolvimento web, arquitetura da informação, metodologia ágil, marketing digital e comunicação integrada. Adora programas culturais, é gateira e está sempre buscando maneiras de integrar tecnologia e comunicação de forma eficaz.

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