Se uma das suas resoluções para o ano novo é conquistar a independência profissional, algumas atitudes já podem ser colocadas em prática agora mesmo. Conheça quais nesse artigo e comece a empreender em 2023.
Nosso país é um berço de novos negócios, principalmente dos micros e dos pequenos. Segundo dados da Receita Federal, dos 3,9 milhões de novos CNPJ registrados em 2021, 80% eram de Microempreendedores Individuais (MEI). Esse número mostra o quanto a população brasileira busca meios de se reinventar para garantir seu sustento quando o mar não está para peixe.
Ao mesmo tempo, um outro dado chama a atenção: segundo o Sebrae, 29% dos MEIs encerram suas atividades antes mesmo de completar 5 anos de existência. Esse encerramento precoce está fortemente ligado pela falta de conhecimento sobre negócios.
E isso acontece, muitas vezes, porque a pessoa fez o que dava: estava trabalhando em regime CLT, se viu em apuros e foi lá criar um negócio com o talento e a vontade. Ou a pessoa imaginava que era suficiente saber bem do seu produto ou serviço para ter um negócio de sucesso, sem sonhar que isso é só o começo da conversa.
Como começar a empreender em 2023
Sem conhecer os detalhes essenciais, a coisa pode ficar séria para valer: desde a organização no dia a dia até dívidas adquiridas com o governo pela má gestão tributária. As chances de um novo negócio dar certo aumentam conforme a pessoa estuda, desenvolve planos estratégicos e trabalha com fornecedores de qualidade – e tudo isso é inegociável. A venda é a consequência de um trabalho benfeito.
Hoje, vamos falar sobre os passos iniciais para empreender do zero já em 2023. Nosso objetivo aqui é mostrar uma direção, mas é preciso se aprofundar e ir além desse conteúdo. No portal da Locaweb, temos artigos completos sobre pontos importantes para desenvolver suas frentes de negócios. Vale dar uma olhada.
Uma pergunta difícil
“Empreender é mesmo para mim?” Responder essa pergunta com franqueza pode poupar muita dor de cabeça. Existe aquela conversa boa em que a pessoa faz o próprio horário, tem liberdade geográfica – caso o produto seja digital – e manda no próprio nariz.
Vamos mandar a real: muitas vezes não vai ter final de semana e nem hora para acabar. Se o cliente não gostar do seu serviço, não volta. Se você não tiver clientes, não entra dinheiro. Você vai precisar ter um plano de contingência para moderar os problemas. Tem que planejar bem suas economias para quando precisar (ou desejar) diminuir o ritmo mantendo o estilo de vida. Vai precisar ter dinheiro guardado para as emergências (e isso não é um “se”, mas um “quando”).
É preciso ter maturidade para produzir mesmo quando estiver num momento péssimo de vida, estiver sem inspiração ou lá fora estiver um tempo maravilhoso naquela cidadezinha incrível onde você está passando uns dias. Também precisa ter resiliência e humildade para encarar as falhas, para perder e para se aperfeiçoar.
Lendo tudo isso, te deu frio na barriga ou dor de estômago? Pense bem.
O que você vende?
Produto ou serviço, o essencial é saber exatamente que problema o seu negócio vai resolver para o cliente. Essa é a essência do sucesso. O foco é o valor agregado ao produto ou serviço. Pense da seguinte forma:
Seu negócio não é fazer o design de sobrancelha: é devolver a autoestima e a confiança para aquela pessoa lidar com situações sociais.
Seu negócio não é vender curso de finanças: você dá a chance de alguém multiplicar seus recursos próprios de maneira lícita e contínua.
Esse tipo de leitura abrirá novas possibilidades para um bom discurso de vendas, no qual você poderá mostrar o quanto seu negócio realiza o desejo ou a necessidade de quem compra.
Ganhe tempo explorando suas vantagens competitivas
É muito comum ouvir que a pessoa deve buscar empreender em áreas pouco concorridas. No papel essa história pode ser boa, mas na prática há dúvidas. Se o setor for completamente desconhecido, você precisará de um bom tempo para aprender e alcançar um nível de entrega com qualidade profissional.
Para ganhar alguma vantagem, o ideal é começar um negócio numa área em que as pessoas te reconheçam como autoridade. Você saberá identificar bons fornecedores, como abordar as pessoas na venda, terá gente que confia em sua habilidade e quando elas precisarem indicar alguém, a escolha natural será você.
Sabe aquela coisa de abrir o negócio e poder falar de boca cheia: você está contratando uma nova empresa com 10 anos de experiência na área? É um argumento forte.
Se a sua habilidade não gera prazer ou não é o que você deseja para o futuro, busque se desenvolver na área em que deseja atuar. Pratique muito, teste, busque ouvir atentamente as críticas. Tenha uma estratégia para fazer a transição de carreira.
+Primeiros passos para abrir uma empresa e ter o seu negócio na internet
Pesquise a concorrência
O processo de pesquisar a concorrência se chama benchmarking. O ideal é escolher algumas marcas que concorrem com seu futuro negócio para saber como elas já atuam. Uma prática interessante é comprar algum produto ou serviço da concorrência para analisar qual a jornada de compra dessa marca. Veja isso como um investimento. Como cliente, você entenderá quais as forças e fraquezas no processo, o que tem aderência com sua proposta e o que pode ser apropriado com melhorias. Cuide de tomar nota detalhadamente de como o processo foi feito, para que seja mais fácil analisar depois.
As perguntas a serem respondidas podem ser: a compra foi simples e sem atrito? Quais meios de pagamento foram oferecidos? Recebi corretamente os e-mails da transação? Quais os meios de entrega? Chegou no prazo? Como foi a experiência de desembalar o produto? O produto corresponde à qualidade prometida?
Quem gosta de burocracia?
Quem quer empreender precisa tomar pé de como a burocracia funciona, mesmo contratando pessoas ou empresas para se responsabilizarem pelo assunto. Bateu uma insegurança na hora de escolher quem vai assumir isso? Busque orientação no SEBRAE, peça indicações para pessoas de confiança, leia livros, assista vídeos. Existe muito material ensinando o beabá: aproveite.
Formate sua marca
Comece a pensar a identidade de modo amplo. Ela precisa representar a essência do seu negócio, além de facilitar a comunicação com as pessoas e as vendas do produto ou serviço.
Alguns itens importantes são: escolher o nome da marca e o domínio, definir seu portfólio de produtos, escolher os canais de vendas, escolher os canais de atendimento, formatar o conteúdo de base do site, criar uma identidade visual, segmentar o público, criar as personas e definir a comunicação nas redes sociais.
Comece no digital
Lance seu produto ou serviço na internet. Hoje, além de um local para fazer negócios, o site assume o papel de cartão de visita. Ele precisa ser fácil de navegar, precisa carregar rapidamente e ter um tom profissional para mostrar mais credibilidade. Portanto, contrate ótimos fornecedores. A Locaweb tem a solução completa para seu negócio na internet: domínio, e-mail, hospedagem, criador de site e loja virtual, só para dizer o básico. Além disso, temos uma biblioteca de conteúdos em nosso blog com orientações de primeiros passos para quem quer empreender. Fornecemos um serviço altamente qualificado há mais de 20 anos.
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VEJA COMOPara fechar o assunto, saiba que as coisas boas demoram tempo. Se o seu mercado for concorrido, não se assuste: faça ser especial como ninguém fez. Não tem concorrência para quem busca, incessantemente, oferecer uma experiência única para quem compra.
E conte com a Locaweb em sua jornada para empreender em 2023. Já estivemos no lugar de quem dá o primeiro passo e, olha, persistir valeu a pena e nos enche de orgulho.