Confira um guia preparado pelo nosso time de especialistas que vai ajudar você em 2025. Aproveite e tire todas as suas dúvidas antes de empreender.

Empreender é o sonho de muitas pessoas, mas essa jornada pode parecer intimidadora para iniciantes. No entanto, com planejamento, conhecimento e dedicação, é possível transformar uma ideia em um negócio de sucesso.  

O primeiro passo é entender que empreender envolve riscos, mas também traz grandes oportunidades de crescimento pessoal e profissional. 

A seguir, confira um guia preparado pelo nosso time de especialistas que vai ajudar você em 2025. Aproveite e tire todas as suas dúvidas antes de empreender

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    Quais habilidades são essenciais para quem quer empreender? 

    Empreendedores de sucesso têm, em geral, um conjunto de habilidades técnicas, estratégicas e comportamentais que contribui para o crescimento da empresa. Essas habilidades podem ser estimuladas e desenvolvidas ao longo do tempo e, entre as essenciais, destacam-se: 

    • Liderança e gestão: capacidade de inspirar, motivar e orientar a equipe. Além de saber administrar recursos, delegar tarefas e tomar decisões estratégicas. 
    • Planejamento e organização: saber definir metas, estruturar planos de negócios e estratégias robustas, antecipar desafios e buscar o crescimento sustentável. 
    • Resiliência e adaptabilidade: capacidade de se adaptar a mudanças, enfrentar obstáculos e aprender com os erros. 
    • Tomada de decisões: desenvolve pensamento analítico, avaliação de riscos, bem como a capacidade de identificar e aproveitar oportunidades. 
    • Criatividade e inovação: abertura para novas abordagens e metodologias, além de estar sempre em busca de novas tendências e demandas do mercado. 

    O que você vende? Definindo sua proposta de valor  

    Sua proposta de valor é aquele ponto especial que diferencia seu produto ou serviço dos concorrentes. Você oferece uma experiência única? Um produto com qualidade acima do comum? Um serviço com respaldo de especialistas ou pessoas respeitadas no meio? 

    Para começar, é preciso identificar quem é o seu público-alvo desejado, e quais são as suas necessidades, desejos e desafios. Quanto mais detalhes você tiver, mais eficaz será a sua proposta de valor. 

    A partir disso, você precisa determinar de que formas o seu produto/serviço pode resolver uma ou mais das necessidades identificadas, ou, então, como ele pode melhorar a vida do cliente. Para isso, é fundamental conhecer as soluções semelhantes disponíveis no mercado e encontrar pontos que a sua tem de melhor ou diferente. 
     
    Seja qual for, essa proposta deve ser clara, objetiva e focada nos benefícios que seu negócio oferece ao público-alvo desejado. Uma proposta de valor coesa pode aumentar a atratividade do negócio, ainda mais quando ele está no início. 

    Uma mulher está em pé, tomando uma xícara de café, encostada em sua mesa de trabalho, em seu escritório.
    Conhecer as necessidades dos seus clientes é o primeiro passo para empreender com sucesso.

    Produto ou serviço? Como escolher o melhor modelo para o seu negócio 

    Antes de escolher em qual setor investir, é importante compreender as principais diferenças entre vender um produto ou um serviço

    Um produto é bem de consumo, como equipamentos eletrônicos, alimentos, itens para a casa, veículos, roupas etc. Já o serviço é algo imaterial que pode ser prestado a alguém, como manutenção, limpeza, assinaturas de streaming, marketing digital, transporte, consultorias e muito mais. 

    Há também as empresas de atividade mista, como restaurantes e bares, oficinas mecânicas, pet shops etc.   

    Dessa forma, as necessidades de cada modelo de negócio são diferentes. Uma empresa que vente produtos, por exemplo, precisará de espaço físico para estoque, ponto de venda e fornecedores. Já um negócio de serviços deverá investir em captação de clientes, atualização constante e nos equipamentos adequados. 

    Além disso, há algumas vantagens e desvantagens em cada modelo, confira: 

    Produto 

    Vantagens 

    • Maior previsibilidade nas vendas conforme sazonalidade, datas comemorativas, promoção, queima de estoque etc.  
    • Menos necessidade de investimento para escalar. 

    Desvantagens 

    • Alto investimento inicial para aquisição ou fabricação do produto. 
    • Maior dificuldade administrativa e logística em relação a fluxo de caixa, fornecedores, distribuição, controle de estoque e mais. 
    • Dependência de fatores externos, como disponibilidade do produto ou materiais de fabricação, funcionários e fornecedores. 

    Serviço 

    Vantagens 

    • Menor investimento inicial, a depender do serviço prestado. 
    • Mais independência para trabalhar sozinho ou com poucos funcionários. 
    • Menos risco de perder o investimento com problemas técnicos, de perda de estoque ou na cadeia de suprimentos. 

    Desvantagens 

    • Maior dificuldade de entrar no mercado e maior dependência de recomendações e networking. 
    • Escalabilidade depende da contratação de outros profissionais ou, então, de aumentar significantemente as próprias horas de trabalho. 
    • Menor previsibilidade de demanda e, por consequência, de fluxo de caixa. 

    Identificando o diferencial competitivo da sua ideia  

    Seja você uma pessoa muito criativa ou pragmática, a verdade é que, por melhor que seja a sua ideia de negócio, você dificilmente reinventará a roda. Provavelmente já existem alguns (ou muitos) negócios como uma proposta bastante semelhante. 

    Isso não necessariamente é um problema, mas, sem dúvidas, torna-se um desafio. Ter um olhar crítico sobre o mercado que você deseja adentrar, bem como sobre os principais concorrentes, é crucial para identificar como a sua ideia pode se destacar das demais. 

    Para entender o verdadeiro potencial de sua ideia, responda algumas perguntas, como: 

    • Quem são seus principais concorrentes ou as referências no mercado escolhido? 
    • Há algum nicho de mercado pouco explorado que a sua ideia pode atender?  
    • Existem lacunas deixadas por seus concorrentes que você pode suprimir? 
    • Quem é o seu público-alvo? 

    Questões como essas poderão ajudar a encontrar espaços em que a sua ideia pode brilhar e conquistar clientes. 

    Como validar sua ideia de negócio antes de investir tempo e dinheiro? 

    Caso você já tenha identificado os diferenciais de sua ideia e acredita que ela tem potencial, outro passo importante é validar a sua viabilidade. Afinal, você não quer desperdiçar o seu tempo nem perder o dinheiro investido, não é mesmo? 

    E há várias formas de fazer essa validação, confira cinco delas: 

    1. Análise de mercado  

    Confira e acompanhe as principais pesquisas, tendências e notícias sobre o setor escolhido para entender se ele está em expansão, em queda ou estagnado. Identifique, também, se há espaço para inovação tecnológica nessa área.  

    2. Análise de público-alvo 

    Procure se aprofundar em seu público-alvo e entender mais detalhes, como o seu ticket médio, seu índice de satisfação com os produtos/serviços semelhantes disponíveis, o seu nível de fidelidade às empresas já existentes, e sua abertura para experimentar novas soluções. 

    3. Estudo de concorrência 

    Não basta apenas saber quem são seus concorrentes, mas sim entender qual é a sua situação real. Identifique qual a sua margem de lucro, os principais obstáculos que enfrentam atualmente, o quanto eles cobram pelo mesmo produto/serviço e como isso é encarado pelo público, como funciona o seu relacionamento com os clientes e mais.    

    4. Pesquisa de aceitação 

    Faça enquetes sobre a sua ideia e analise o feedback. Utilize as redes sociais ou crie uma landing page para fazer anúncios direcionados e medir o interesse real do público. 

    5. Cálculo de viabilidade financeira 

    Por fim, com essas informações, calcule se a sua ideia é financeiramente viável. Para isso, você precisará de uma noção de todos os custos envolvidos, como os fixos e variáveis, os impostos do setor, os registros e permissões necessários, folha de pagamento, infraestrutura e muitos outros. 

    Ideias para empreender: como escolher a melhor para você?  

    Se você tem diversas ideias diferentes e não sabe em qual delas empreender, esse é o momento de tentar ao máximo unir o útil ao agradável. 

    Como vimos, tirar um plano de negócios do papel exige muito estudo e dedicação, então, há dois fatores muito importantes no momento de tomar essa decisão: 

    1. O que você gosta de fazer. 
    1. O que você tem experiência ou conhecimento. 

    Para que a sua empresa tenha sucesso e para que você não desista dela no primeiro obstáculo, é necessário que você escolha uma ideia que, além de viável, tenha relação com aquilo que você gosta e sabe fazer. Isso ajudará você a manter o foco em seus objetivos e se dedicar a atingi-los, evitando frustrações futuras.  

    Por exemplo: se você é apaixonado por moda, conhece bem o mercado e sabe costurar ou vender muito bem, não faz sentido você abandonar a sua ideia de ter uma marca de vestuário para começar a programar do zero, não é mesmo?  

    Mercados em alta para quem quer começar agora  

    Enquanto há uma infinidade áreas para empreender, é sempre uma boa dica ficar por dentro dos mercados que apresentam mais oportunidades atualmente. 

    Conforme dados de um relatório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), bem como com dados da Shopify, esses são alguns dos mercados mais promissores para empreender em 2025 e seus destaques: 

    • Tecnologia: desenvolvimento de software, inteligência artificial e aprendizado de máquina. 
    • Pet: pet shops, pet sitting e serviços de bem-estar animal. 
    • Consultoria: ESG (ambiental, social e governança), gestão empresarial, marketing digital, transformação digital, agências de viagem. 
    • Educação: aulas particulares, tutoria e cursos online
    • Imóveis: corretagem, imobiliárias e locação por temporada. 

    Negócios lucrativos com baixo investimento inicial  

    Não existe uma fórmula mágica para investir pouco e lucrar muito, porém, há sim alguns modelos de negócio que podem apresentar uma lucratividade interessante em relação ao investimento, principalmente se você já tiver conexões ou clientes em potencial. Veja algumas:  

    Serviços digitais  

    Com apenas um computador e, talvez, uma webcam, você pode começar a prestar diversos tipos de serviços online, como: design, programação, gerenciamento de redes sociais, edição de imagens e vídeos, aulas online, consultorias diversas, produção de conteúdo etc. 

    Produtos digitais 

    Assim como nos serviços digitais, você também pode desenvolver produtos apenas com o seu computador. Alguns exemplos são: e-books, aplicativos, jogos digitais, cursos online e workshops.  

    Por exemplo, músicos podem criar efeitos sonoros, músicas e trilhas sonoras. Já designers podem oferecer templates para apresentações, sites ou currículos, pacotes de iconografia, fontes e presets, entre outros.  

    E-commerce 

    Se você cria roupas, faz artesanatos, ilustrações ou pinturas, marcenaria, joias, entre outros itens, você pode colocá-los a venda em marketplaces online, ou criar o seu próprio e-commerce. Atualmente, é possível criar a sua própria loja online com investimento relativamente baixo, e nem precisa saber programar. 

    Dicas para reduzir custos e otimizar recursos no início  

    É claro que todo o negócio, por mais simples que seja, precisa de um certo investimento para crescer. Mesmo assim, há formas de para cortar gastos desnecessários e fazer cada centavo render, principalmente no início. Confira! 

    1. Use ferramentas gratuitas ou de baixo custo: procure por softwares, aplicativos e serviços com opções gratuitas para facilitar a sua gestão e otimizar seu tempo
    1. Aposte nas redes sociais e nos seus contatos: crie perfis para divulgar seu trabalho ou marca e peça para seus amigos, colegas e familiares compartilharem. 
    1. Negocie com fornecedores: opte sempre pelos melhores preços, condições de pagamento flexíveis e alternativas econômicas que não comprometam a qualidade.  

    Quais são os documentos necessários para formalizar seu negócio?  

    Dependendo do tipo negócio, uma empresa pode necessitar de um ou vários documentos para funcionar de forma regular. Restaurantes e bares, por exemplo, precisam ter alvará da prefeitura, corpo de bombeiro e vigilância sanitária, registro de dedetização e diversos outros requisitos. 

    Mas, antes de tudo, é necessário fazer o seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, junto à Receita Federal, por meio do Portal do Empreendedor. Enquanto existem vários tipos de enquadramento de pessoa jurídica, quem está começando a empreender geralmente opta pelo MEI, ME ou LTDA. Continue lendo para entender mais sobre eles. 

    MEI, ME ou LTDA? Escolha a melhor modalidade para seu negócio  

    MEI – Microempreendedor Individual 

    Ideal para quem começará a empreender sozinho ou deseja regularizar um pequeno negócio, o MEI traz vantagens e limitações. O faturamento bruto máximo é de R$ 81 mil por ano, ou R$ 6.750,00 por mês, além permitir a contratação de apenas um funcionário.  

    Por outro lado, o MEI não cobra taxa de abertura e o pagamento de imposto é fixo e mensal, algo em torno de R$ 75,90. Além disso, ele está automaticamente no regime tributário facilitado, Simples Nacional, dá acesso aos benefícios previdenciários e tem dispensa da necessidade de alvará de funcionamento.  

    Para saber se a sua empresa pode ser enquadrada no MEI, é preciso consultar no site a lista de atividades permitidas para essa modalidade. 

    ME – Microempresa 

    Já os empreendedores com maior faturamento, com sócios ou que precisarão ter mais funcionários, podem se enquadrar no ME. Ele tem faturamento máximo bruto de até R$ 360 mil anuais, e permite maior variedade de atividades.  

    O ME pode optar pelo Simples Nacional, mas também pelos regimes tributários Lucro Real ou o Lucro Presumido, sendo necessária a contratação de profissional de contabilidade.  

    LTDA – Sociedade Limitada 

    Por fim, a LTDA é uma empresa que tem dois ou mais sócios, sendo bastante recomendada para quem deseja separar o patrimônio empresarial do patrimônio pessoal.  

    Nessa modalidade há limite de faturamento, e a empresa pode optar entre os regimes tributários Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, a depender da receita anual. 

    Dicas para evitar problemas fiscais e legais ao empreender  

    A última coisa que um empreendedor que está começando precisa é de percalços com a justiça ou com a receita por algum descuido, ou desconhecimento fiscal. Dessa forma, confira algumas dicas para evitar essas situações 

    Formalize sua empresa 

    Escolha o enquadramento empresarial e o regime tributário adequados para a sua empresa. Caso perceba que ultrapassará o faturamento escolhido ou precisará de mais funcionários, solicite o ajuste do enquadramento para a situação atual. 

    Contrate um contador 

    É importante registrar todas as movimentações financeiras da empresa, emitir e recolher notas fiscais, recolher e pagar corretamente os encargos trabalhistas, entre muitas outras funções. Para isso, contrate um bom profissional de contabilidade para garantir a conformidade fiscal. 

    Pague seus impostos dentro do prazo 

    O não pagamento de tributos pode gerar multas e juros, além de restrições legais que prejudicam o funcionamento da empresa. Utilize calendários fiscais e automatize pagamentos para evitar atrasos. 

    Faça contratos e documentos  

    Seja com clientes, fornecedores ou funcionários, o contrato é a melhor forma de proteger a sua empresa e ter registros em casos de disputas legais. Caso necessário, consulte um advogado para elaborar esses documentos sem deixar brechas a serem exploradas. 

    Vale a pena buscar investidores ou financiamentos?  

    Essa pode ser uma dúvida recorrente para quem está entrando no mundo dos negócios, mas a melhor resposta para ela é: depende! Essa decisão varia muito conforme o tipo de mercado, o perfil de cada empreendedor, o modelo de negócios adotado e as necessidades reais para tirar a empresa do papel. 

    Enquanto pode parecer tentador conquistar um capital maior para começar a empreender, é importante ponderar sobre o que isso implica. Para conquistar investidores, por exemplo, é necessário ter um projeto de negócios muito bem estruturado, com metodologia, estabelecimento de prazos para cada objetivo e previsão de resultados. 

    Além disso, esse dinheiro não virá de graça. Os investidores esperam retorno de seus investimentos, o que pode resultar na diluição do seu controle sobre os rumos da empresa. Porém, negócios que precisam de capital elevado e tem alto potencial de retorno, pode se beneficiar muito programas de aceleração e de rodadas de investimento para crescer. 

    Já no caso do financiamento, é fundamental ter em mente que ele deverá ser pago e que o não pagamento acarretará dívidas, multas e juros. Dessa forma, é necessário negociar muito bem as taxas de juros e os prazos de pagamento junto à instituição financeiras, além de ter um plano de pagamento bem-organizado. 

    Por que conhecer seus pontos fortes pode acelerar seu sucesso?  

    Autoconhecimento é essencial para empreendedores de qualquer porte e em qualquer etapa da carreira. Saber suas forças permite identificar e aproveitar mais oportunidades, evita o desperdício de tempo com tarefas que não agregam valor, traz segurança para tomar decisões estratégicas e contribui para a motivação em superar obstáculos. 

    No mesmo sentido, reconhecer as suas fraquezas permite que você se capacite e se aprimore, bem como que você saiba qual o melhor momento para buscar o suporte adequado. 

    Pesquise a concorrência: o que aprender com quem já está no mercado? 

    Neste artigo, apresentamos a importância de estudar o mercado e conhecer a sua concorrência. Esse tipo de exercício não serve apenas para encontrar nichos, mas também para aprender com os erros e acertos de quem já está inserido nesse meio e tem anos de estrada no empreendedorismo. 

    Sua concorrência não é sua inimiga e pode ser, inclusive, fonte de inspiração para construir a sua própria jornada no mundo dos negócios. 

    Ferramentas úteis para análise de concorrência  

    Existem diversos tipos de recursos que você pode utilizar para conhecer melhor os seus concorrentes. Algumas são gratuitas e outras são pagas, portanto, pesquise o que cada uma tem a oferecer antes de pagar pelo serviço. Confira opções populares a seguir: 

    • SEMrush: análise de ranqueamento e SEO. 
    • Mention: monitoramento de redes sociais e blogs. 
    • SimilarWeb: análise comparativa e detalhada de tráfego. 

    Comece no digital: como usar a internet para crescer rápido  

    Como você pode perceber ao longo deste artigo, há inúmeras oportunidades para empreender e a internet é peça chave para o seu novo negócio crescer e aparecer. Além das redes sociais, os sites e lojas online são ferramentas poderosas para que você chegue aos seus clientes, e eles a você. 

    Por isso, é bom contar com parceiros como a Locaweb, ao começar o seu negócio. 

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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