Abrir um negócio online pode parecer simples, mas, para ter sucesso, você precisa prestar atenção aos detalhes. Confira o que é fundamental para empreender no mundo digital.

A internet é uma ferramenta incrível para quem quer empreender. Afinal de contas, ela permite alcançar muito mais pessoas, tanto perto do seu comércio físico quanto em locais distantes. O amplo alcance da internet pode conectar você com clientes em qualquer lugar do mundo e dar um enorme reconhecimento aos seus produtos e serviços.

Mas, antes de empreender pela internet, é preciso prestar atenção em alguns pontos e fazer a lição de casa. Isso vai facilitar os primeiros passos do seu negócio digital.

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    Que negócio é esse aí?

    Em primeiro lugar, é preciso entender bem o seu negócio. Quais os pontos fortes dele, onde precisa melhorar, se ele possui algum diferencial que ninguém tem.

    Tanto para quem já está caminhando há um tempo quanto para quem está nos primeiros passos, vale colocar no papel o seu plano de negócios. Para começar, pesquise o seu mercado e como ele está situado dentro da economia. A seguir, analise estratégias, colete informações de bons concorrentes, segmente seus possíveis clientes, crie uma equação para sua formação de preço e identifique quais oportunidades existem para seu produto ou serviço.

    Esse primeiro passo já dará uma boa ideia de onde você está e onde pode chegar. Ao empreender pela internet, um plano de negócios é um instrumento valioso que pode servir de base para toda a vida e deve ser revisitado de tempos em tempos. Estude esse tema em profundidade e faça seu plano de negócios.

    1) Sua marca é uma pessoa

    Clientes pode amar ou odiar um negócio com a mesma intensidade com que direcionam esses sentimentos a alguém. Então, é muito importante definir qual será a personalidade do seu negócio e como ele deverá ser visto. Desenvolva uma identidade visual (cores, imagens, formatos, logotipo, iconografia…), defina o tom da sua mensagem (mais informal, formal, técnico…), como será realizada a abordagem de venda e atendimento ao cliente. Tudo isso sempre alinhado a seus produtos e serviços.

    2) Hora de entrar na internet

    Segundo uma pesquisa feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, o país chegou à marca de 152 milhões de usuários entre 2020 e 2021 – e contando. É muita gente para fazer negócios. Para empreender pela internet e vender seus produtos ou serviços online de maneira segura e profissionalizada, é preciso formatar um site, ter um domínio e hospedá-lo em uma plataforma confiável. Isso é essencial para iniciar o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca (especialmente o Google).

    como empreender na internet

    3) Ferramentas para começar a empreender na internet

    Usando a gente como exemplo, a Locaweb tem algumas modalidades de planos que possuem ferramentas importantes para quem está começando a empreender na internet:

    Criador de sites

    É uma ferramenta que possui diversos tipos de templates, o que facilita a montagem do site, tanto nos aspectos visuais quanto nos funcionais. Uma mão na roda para quem não consegue contratar um designer e desenvolvedor web no momento.

    Domínio e SSL

    O domínio é o endereço do seu site na internet e o SSL (Secure Socket Layer) é o certificado que garante que as informações do site (como login, operações de pagamento, arquivos de texto e imagem e a identidade dos usuários, por exemplo) estão mantidas em segurança. A Locaweb oferece ambos de graça durante um ano em qualquer plano.

    Email

    Ter um e-mail personalizado ajuda a setorizar as áreas (financeiro, vendas, assistência técnica) para quem está começando. Você pode pensar em resolver tudo isso por meio de pastas e filtros de e-mail, mas, com o crescimento do volume de solicitações, fazer a curadoria de assuntos manualmente vai ocupar um tempo precioso na sua agenda. Além disso, ter e-mails específicos para cada área vai ajudar a criar um histórico para coletar e depurar dados que serão muito úteis para orientar ações da empresa, além de “educar” o cliente a direcionar suas solicitações de maneira mais objetiva.

    Espaço de armazenamento e banco de dados

    Dois itens essenciais para quem vai empreender de maneira profissionalizada pela internet. Sua base de clientes e produtos crescerá de maneira exponencial e essas infraestruturas garantirão que tudo correrá de maneira segura e ágil.

    Gestão de redes sociais

    Para quem está começando agora, com recursos financeiros limitados, o ideal é fazer o simples bem-feito. Analise quais são as redes sociais favoritas do seu público e em qual delas ele é mais suscetível a comprar. Vamos supor que sua escolha foi o Instagram, uma plataforma de imagens e vídeos. Portanto, será necessário estudar um pouco sobre como fazer fotos atraentes para seu público e como fazer vídeos interessantes para veicular nas stories e reels.

    Tenha uma identidade bem definida, para que você seja imediatamente reconhecido. Tenha consistência: faça postagem de fotos e vídeos definidos por assunto e com calendário. Isso ajudará a criar relevância para seu perfil. Também é importante extrair e analisar os relatórios que as redes sociais podem te oferecer. Isso ajudará a entender o comportamento da audiência e será importante para desenvolver a comunicação. Existem ferramentas nas quais é possível, por exemplo, gerenciar as redes sociais. Dentro dos planos da Locaweb você vai encontrar uma oferta de gerenciador.

    Links patrocinados

    Ajudam a divulgar produtos e serviços para uma base selecionada. Pode ser usado para divulgar novas coleções, promoções, para impulsionar a marca etc. Caso você não tenha uma agência de comunicação para bolar uma estratégia de comunicação para seu negócio, estude mais o assunto antes de fazer esse investimento.

    Essas são algumas dicas para quem está começando, mas é importante não parar nisso. Conquiste mais conhecimento: assista vídeos, leia conteúdo especializado, pesquise a concorrência, informe-se por podcasts. Empreender é estar em movimento constante. E conte conosco para te fornecer a melhor infraestrutura para tudo isso.

    Agora que você já sabe como empreender na internet, que tal dar o primeiro passo?

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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