Existem inúmeras razões para empreender no setor de beleza e cosméticos, um dos setores mais importantes do comércio brasileiro, mas para se dar bem esteja atento a alguns passos importantes.
Se você tem, ou pretende iniciar, um negócio no setor de beleza e cosméticos, saiba que este é um dos melhores mercados do Brasil. No no primeiro semestre de 2022, o setor cresceu 10% em relação ao mesmo período de 2021, segundo a Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, a ABIHPEC. Dentro desse número, o destaque foi para os itens de maquiagem, seguidos pelo segmento de perfumaria.
Existe uma infinidade de razões para empreender no setor de beleza e cosméticos, mas é preciso observar alguns passos com atenção para aumentar as chances de sucesso:
Defina a direção e foque seus esforços
O setor de beleza e cosméticos oferece um rol imenso de possibilidades e cada uma delas tem suas particularidades. Quanto mais focadas forem as suas escolhas, maiores serão as chances de ter reconhecimento como especialista em seu segmento.
Por isso, procure definir um mix de produtos que se relacionem e ofereçam uma solução completa para quem compra. Além de prestar um bom serviço, isso dará chance de montar campanhas de vendas interessantes, com combos, promoções sazonais ou vendas temáticas.
Desenvolva um plano de negócios
Operações, finanças, marketing, logística e todas as outras áreas sob o cuidado de uma marca precisam ter um bom planejamento. E esse planejamento precisa fazer sentido no panorama geral do negócio, pois tudo está relacionado. Se você está começando e ainda não sabe exatamente como desenvolver metas por área ou como analisar os resultados obtidos, procure o SEBRAE. Eles têm diversos programas para quem está começando a empreender e contam com um time competente para ensinar a montar um plano de negócio e segui-lo.
Capriche no visual
Escolhido o nicho, crie uma boa identidade visual. Isso faz toda a diferença para atribuir mais credibilidade à sua marca, ainda mais no setor de HPPC. Defina o layout do e-commerce e os modelos para as peças das redes sociais, e-mail marketings e embalagens.
Caso tenha uma loja física, cuide para que ela seja um espaço acolhedor e instagramável. Isso será um chamariz para os clientes.
+O que é um e-commerce de nicho e quais são as suas vantagens
Defina a comunicação
Busque comunicar como seus produtos resolvem as dores dos clientes, valorizam e exaltam a diversidade de pessoas. Além disso, assuma uma posição de orientar sobre o uso do seu produto.
Nas redes sociais, faça vídeos demonstrando o uso dos produtos, incentive as pessoas a fazer perguntas e responda todas elas, sempre tentando direcionar a pessoa para o fechamento da venda. É preciso lembrar que, embora a rede social seja um espaço de diálogo, seu perfil foi criado para gerar negócios. Sempre direcione a pessoa interessada para uma ação.
Coloque sua loja virtual em pé
Nesse ponto, podemos ajudar você. A Locaweb tem uma série de produtos e serviços que se relacionam para quem deseja começar um e-commerce. Temos hospedagem de site, capaz de garantir altos níveis de segurança das informações; registro de domínio e e-mails gratuitos como benefício para diversos dos nossos produtos. Conheça todas as nossas soluções em nosso site: locaweb.com.br
Dê o primeiro passo no seu negócio no setor de beleza e cosméticos
SAIBA COMOEstoque e logística
Dependendo do mix, o armazenamento e a forma de despachar precisarão obedecer a alguns requisitos que garantam a integridade do produto. Estude bem o tipo de produto que irá vender e prepare um ambiente adequado para estocar os produtos. Pense em embalagens seguras para evitar a perda de produtos, mas garanta que elas também sejam bonitas, pois o setor está ligado à estética e isso deve se traduzir em todos os aspectos do seu negócio.
Reserve um tempo para se atualizar
O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) é um dos que mais têm apresentado inovações e novidades, afinal a concorrência é grande e as marcas precisam ser diferenciar. Visite feiras e congressos e busque capacitação. Assuma essa atualização como parte do investimento em seu negócio.
+Análise de concorrência: saiba qual a importância e como fazer
Conheça as pessoas
O setor é grande e tem espaço para todo mundo. Então, não será difícil encontrar outras pessoas do seu ramo dispostas a oferecer bons conselhos, parcerias e incentivo. Estreite relações com colegas de profissão, fornecedores e clientes. Aliás, alguns clientes testam tantos produtos que são capazes de falar, com riqueza de detalhes, sobre as diferenças entre um mesmo item de marcas diferentes.
Analise o custo-benefício oferecido pelos fornecedores
Alguns fornecedores oferecem programas de treinamento sobre seus produtos para os empreendedores, mas isso fica “embutido” no preço. Outros oferecem condições de pagamento e descontos atrativos, mas param por aí. É possível mesclar perfis de fornecedores para conseguir chegar ao melhor resultado. Analise as possibilidades.
Crie pontos de contato
Canais como WhatsApp e Telegram permitem a criação de comunidades para sua marca, mas isso só fará sentido se agregar valor para clientes e fãs. Você pode ter uma grande adesão caso utilize esses grupos para divulgar ofertas exclusivas, informações e novidades. Utilize bem esses meios de contatos para fomentar mais vendas.
Seguindo essas dicas, empreender no setor beleza e cosméticos tem tudo para começar com o pé direito. Mas lembre-se: para manter resultados positivos, o esforço precisa ser constante e bem direcionado.