Para crescer em um dos setores mais dinâmicos do varejo brasileiro, é preciso ter atenção aos detalhes – e cuidar muito bem do consumidor. Veja como empreender no setor de eletrônicos!

Estamos cada dia mais dependentes de dispositivos eletrônicos e isso não se discute. Da educação à distância, passando pelo entretenimento e chegando até a consulta médica remota, a sociedade tem utilizado esses equipamentos para facilitar suas atividades e ganhar tempo. Nesse caminho, passamos por telas de todos os tamanhos (celulares, tablets, televisores), consoles de games e recursos de áudio.

O varejo de produtos eletrônicos tem um futuro muito longo e promissor, mas quem quiser empreender nele precisa prestar atenção em um ponto muito importante: ele é extremamente dinâmico. Será necessário estar por dentro do que acontece no setor e ter capital de giro – e para se aprofundar nesse assunto, você vai precisar buscar orientações financeiras com instituições ou profissionais do tema.

Nesse artigo vamos entender um pouco mais sobre o assunto e trazer tudo o que você precisa para começar a empreender no setor de eletrônicos. Confira!

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    Especialista ou “loja de tudo”?

    O setor de eletrônicos tem um portfólio muito extenso, que gera um volume de vendas muito relevante. Esse segmento representa, por exemplo, 9,8% do faturamento das 300 maiores varejistas brasileiras – as 30 empresas do setor na lista da SBVC faturaram R$ 87,494 bilhões. Ter um pouco de tudo garante a chegada de um público mais diversificado, mas escolher um tipo de produto pode transformar sua loja em uma referência para um público fiel.

    Em ambos os casos é possível conquistar o status de loja respeitável e recomendada, qualidades que garantem muitos anos de vida para seu negócio. Mas, para conquistar esse status, é preciso mostrar autoridade no assunto e confiabilidade.

    Alta rotatividade

    Empreender no setor de eletrônicos é se preparar para a alta rotatividade de seus produtos. Seja pela chegada de tecnologias oupor design mais atualizados, os produtos mudam em ciclos anuais ou mesmo semestrais. Optar por revender produtos com reputação validada por suas próprias marcas é meio caminho andado. Dessa forma, você vai acompanhar as mudanças propostas pela fabricante.

    Se escolher o caminho de comercializar produtos com marcas menos conhecidas, terá um pouco mais de trabalho. O mais seguro é estudá-las a fundo, ler e assistir os reviews dos produtos, acompanhar as avaliações dos clientes e testar pessoalmente suas escolhas antes de encher seu estoque com algo duvidoso. Nem promoção salva um encalhe de produto ruim.

    Mostre autoridade e confiança

    As pessoas que compram online estão cada vez mais atentas aos sinais de confiabilidade dos e-commerces. Um site rápido, responsivo e de fácil navegação será um diferencial no momento de fechar mais vendas. Ter um domínio personalizado, alinhado aos protocolos de segurança online, deixará seu público mais confortável na hora de comprar.

    Hoje temos extensões personalizadas nos domínios, que melhoram a percepção dos clientes em relação à sua marca. Os e-commerces podem e devem utilizar a extensão “.store”, indicativo de que aquele domínio é de uma loja virtual. Aqui na Locaweb você já pode obter um domínio com esse nível de personalização.

    Confira se o domínio para o seu negócio está disponível!

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    Ainda dentro do site, recomendamos ter uma página de blog. Esse é um meio eficiente de mostrar relevância para os algoritmos dos mecanismos de busca, mas para isso é preciso mantê-lo atualizado em uma periodicidade constante. Em um blog, é possível publicar reviews dos produtos, apresentar dicas de cuidados e resumir manuais em formas de dicas, isso só para citar alguns exemplos. Esse tipo de conteúdo ajuda a fortalecer a imagem da sua loja de eletrônicos como uma autoridade no setor.

    O e-mail de divulgação também deve ter o domínio do site. E-mails gratuitos geram desconfiança em quem compra, ainda mais quando a transação tem um preço mais alto, como é no caso dos produtos eletrônicos.  Aqui na Locaweb também temos uma solução de e-mails muito eficiente, com interface amigável e ótimo custo-benefício.

    Utilize as redes sociais da marca para aumentar a conexão com o público. Dê dicas de funcionamento, crie memes, faça unboxing de produtos. Tudo isso ajudará a vender mais e melhor.

    Atendimento impecável

    Mesmo com um alto consumo de produtos eletrônicos, o público ainda tem dúvidas na hora da compra. Como ninguém quer comprar errado, é normal querer fazer algumas perguntas antes. Considere embarcar uma ferramenta de chat em seu site – ou mesmo ir ao básico e deixar um número de atendimento via WhatsApp ou Telegram. Na mensagem de boas-vindas, lembre-se de informar o tempo médio para responder a solicitação e o horário de funcionamento da ferramenta.

    A pessoa disponível para atendimento deve entender do funcionamento dos produtos e ter fácil acesso às informações técnicas. No setor de eletrônicos, quem conhece mais e mostra as melhores soluções, vende mais. Entenda profundamente os produtos que estão no seu portfólio.

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    Estoque, envio e trocas

    Produtos eletrônicos têm particularidades em seu armazenamento que devem ser rigorosamente respeitadas. Fabricantes precisam especificar detalhes de conservação, como empilhamento máximo, temperatura ideal do ambiente e nível de umidade suportado. Isso garante a integridade dos produtos e evita a dor de cabeça das trocas por mau funcionamento. Portanto, siga à risca. Nada de fazer colunas gigantes com as caixas de produtos.

    No caso do e-commerce, acrescente o envio seguro dessa mercadoria. Guarde três mandamentos com atenção:

    • Não pouparás plástico bolha;
    • Não enviarás em embalagens molengas;
    • Colocarás aviso de “Frágil” bem legível.

    Se você estiver trabalhando com marcas pouco conhecidas e a embalagem não for lacrada, vale testar alguns produtos antes de enviar – apenas para garantir. Quando o produto não funciona é ruim para todos. A pessoa que comprou fica frustrada e você precisará trocar.

    Você pode enviar um cartão agradecendo ao cliente por escolher sua loja virtual e aproveitar para informar os canais de atendimento. Avise também sobre os procedimentos para troca e diga que a garantia do produto é responsabilidade da fabricante após os sete dias garantidos pelos direitos do consumidor.

    Empreender no setor de eletrônicos tem um ótimo futuro e a tendência é ganhar ainda mais tipos de produtos para serem trabalhados. Fique de olho nas oportunidades e mantenha-se em sintonia com as atualizações do seu setor. Boas vendas!

    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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