Por Raquel Dalastti, Head BeOnline na Locaweb.

As empresas que alcançam bons resultados são excelentes em, no mínimo, estes pontos. Descubra quais são eles e acelere seu crescimento para ter uma PME de sucesso.

Por mais que existam materiais de referência, cursos e entidades capazes de orientar empreendedores de pequenos e médios negócios, muitas empresas fecham as portas antes de atingir algum reconhecimento. Esse cenário tem mudado com o crescimento da cultura do empreendedorismo e até quem já está há algum um tempo na estrada tem revisado suas práticas.

No Portal IG e em outros veículos, eu falei sobre esses erros comuns cometidos por quem está começando a empreender, embora seja importante avaliar o que deu errado e os motivos, falar sobre como muitas empresas têm acertado pode ajudar a abrir o horizonte de quem ainda está sem referência. Nesse artigo, eu trago dicas de como evitar esses erros e 7 grandes fatores que levam as PMEs ao sucesso. Isso não significa que eles são suficientes para vencer – mas sem eles, o fracasso é certo.

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    1) Formatar o plano de negócio antes

    Um plano de negócio (business plan) não é “frescura” – sim, já ouvi algumas pessoas tratando o assunto dessa forma. Se o empreendedor conhece mais sobre seu produto ou serviço do que as questões mercadológicas, ter um plano é mais importante ainda. O business plan é um documento primordial que contém as estratégias, possíveis situações de risco, planos de contingência, orçamentos, curva de crescimento e outras análises capazes de criar parâmetros para que o empreendedor tome ações de ajuste para manter o negócio saudável no médio e longo prazo.

    Você certamente conhece aquela frase de Alice no País das Maravilhas: “se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”. O plano de negócios é justamente esse norte que você precisa ter para saber quando está se desviando do caminho. Com um business plan, a empresa identifica mais assertivamente boas oportunidades e adequa suas ações com base na análise e revisão de estudos e predições do mercado. Você estará sempre à frente dos possíveis problemas.

    Não sabe por onde começar? O Sebrae é um polo de orientação para empreendedores, só para citar um dos mais relevantes. Também é possível começar pela boa literatura especializada à disposição, além de empresas focadas em montar planos de negócio para diversos segmentos. Requer investimento, mas certamente ele se pagará.

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    2) Possuir capital de giro

    Cara e coragem são importantes, mas sem capital de giro você pode quebrar a cara e perder a coragem numa crise inesperada. Muita gente aprendeu, da maneira mais amarga, a importância de ter dinheiro em caixa diante de crises causadas por uma queda nas vendas, multas, desistências por parte do cliente, falta de matéria prima, inadimplência ou outras situações extraordinárias.

    PMEs de sucesso sabem que o volume de capital de giro precisa ser estabelecido antes – e a empresa que começa pelo plano de negócio sabe como calcular esse número. É preciso estudar para entender quanto será necessário investir para crescer, contratar, manter a empresa saudável e até mesmo para evoluir – e quanto mais se cresce, mais capital de giro se torna necessário.

    3) Ter um bom gestor financeiro

    A pessoa responsável pela saúde financeira da empresa precisa entender muito do assunto. O gestor financeiro irá controlar os gastos, captar recursos, cuidar do compliance e desenvolver as rotinas de contas a pagar e receber. Sem controle orçamentário e a realização de auditorias financeiras nas contas, a chance de perder dinheiro é grande. Portanto, essa é uma contratação chave para as PMEs.

    Quanto mais você acertar na saúde financeira do seu negócio, maiores são as chances de crescer e evoluir. Dinheiro não aceita desaforo – por isso, contrate alguém que seja hábil para lidar com suas finanças. O que nos leva ao nosso próximo ponto.

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    4) Contar com boas práticas de contratação

    Tenha à sua volta os melhores profissionais que você possa contratar. Para isso, utilize boas estratégias de contratação. Seu negócio requer mais habilidades de relacionamento ou técnicas? Ou ambas? A diretriz de contratação deve ser baseada em atrair bons talentos que estejam alinhados aos princípios da empresa, para que aumente a chance de que esse “casamento” dê certo. As PMEs de sucesso já acertam ao divulgar qual o perfil esperado na vaga, o que diminui a possibilidade de atrair pessoas incompatíveis – mas é possível ir além.

    PMEs de sucesso desenvolvem planos de ação para as novas contratações: elas preparam o local físico usado ou os equipamentos para o trabalho à distância, definem por quanto tempo a pessoa precisará de acompanhamento, qual será a pessoa responsável por mostrar as rotinas e quais serão os pontos avaliados durante a experiência. Tempo é dinheiro: contratar bem e manter o talento na casa é sinal de respeito ao profissional e ao negócio.

    5) Não centralizar a operação

    O gestor do negócio precisa ter foco em estratégia. Sua atuação operacional deve se limitar ao estritamente necessário. Bons negócios demandam foco para negociar bem, para fazer boas conexões, para ter ideias arejadas e inovadoras.

    É muito corriqueiro ver donos e donas de empresas fazendo tarefas que poderiam ser delegadas, afetando sua própria produtividade e, de quebra, impedindo o crescimento da equipe e do negócio. Às vezes isso acontece quando a pessoa começou sozinha e não confia no potencial da equipe.

    Para evitar essa armadilha, as PMEs de sucesso desenvolvem padrões para o sucesso e contratam pessoas capazes de multiplicar, gerir e monitorar a gestão e execução desses padrões. Para isso, vale aplicar metodologias puras ou adaptadas para sua área. O Design Thinking, por exemplo, pode ser reproduzido em vários negócios. Ferramentas de gerenciamento de projeto como o Trello podem ser muito úteis para acompanhar o desenvolvimento das ações internas.

    6) Analisar indicadores de desempenho

    Sem medir é impossível gerenciar. As PMEs precisam estar atentas aos indicadores de desempenho (KPIs) para desenvolver suas estratégias, rever processos, controlar e analisar movimentações financeiras para chegar aos melhores resultados. A informação precisa estar disponível, atualizada e bem organizada.

    Os principais indicadores são capazes de mostrar o quanto uma empresa está próxima de alcançar sua meta, qual a percepção da qualidade de seus produtos ou serviços pelos clientes, a quantidade de recursos empregados durante o processo operacional e se a lucratividade é satisfatória. PMEs de sucesso sabem que planejar, controlar e analisar devem ser levadas a sério e cumpridas com frequência.

    7) Investir em marketing digital

    O marketing digital é essencial para a expansão dos negócios de qualquer empresa e a PME de sucesso contrata especialistas para cuidar dessa área. A concorrência no mundo digital tem o tamanho do mundo inteiro e, portanto, é preciso ter muita seriedade e constância para crescer. O marketing digital é exponencial e pede ações diárias de divulgação em várias frentes: site, blog, redes sociais, e-commerce, campanhas.

    Nesse ponto, a Locaweb tem ferramentas para várias frentes, como registro de domínio do site, hospedagem, criador de sites, ferramenta de gerenciamento de redes sociais, e-mail marketing… Numa parada só, o departamento de marketing pode resolver todas as suas necessidades com um único fornecedor, o que aumenta a produtividade e a integração das ações digitais.

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    SAIBA MAIS
    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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