Ao entender o comportamento do consumidor, o negócio pode ter uma visão mais ampla de como se dá a decisão de compra e, assim, impulsionar as vendas.

Mais de 60% dos clientes esperam que as empresas compreendam as suas necessidades, segundo uma pesquisa realizada pela Salesforce. Por isso, entender o comportamento do consumidor e quais são as razões que os levam a realizar uma compra é essencial para qualquer negócio. 

Mas, afinal, o que move as pessoas a escolherem um produto ou serviço em vez de outro? Como as decisões de compra são moldadas por influências internas e externas? E como as empresas podem não apenas compreender, mas também conquistar o seu público-alvo? 

Confira neste artigo um guia completo com o que você precisa saber sobre o comportamento do consumidor

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    O que é comportamento do consumidor?

    Mulher com carrinho de compras em supermercado. Entender o comportamento do consumidor é importante para vender mais.  
    As lojas virtuais e físicas devem organizar seus produtos a partir da análise do comportamento do consumidor. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    O comportamento do consumidor se refere ao estudo e análise dos processos mentais, emocionais e comportamentais que os indivíduos ou grupos de pessoas têm ao tomar decisões de compra e utilizar produtos ou serviços. 

    O estudo desse comportamento é uma área fundamental no campo do marketing e da psicologia do consumidor, pois ajuda a entender por que as pessoas compram determinados produtos ou serviços, como escolhem entre diferentes opções e como são influenciadas por fatores internos e externos em suas decisões de consumo. 

    À medida que a tecnologia e a sociedade evoluem, o comportamento de quem consome muda, tornando essencial a constante pesquisa e adaptação por parte das empresas para permanecerem relevantes no mercado. 

    Como funciona o estudo do comportamento do consumidor?

    Tudo começa com o estudo das dores dos consumidores, suas necessidades e desejos. As necessidades são estados de privação percebidos, como a necessidade de comida, abrigo, segurança, amor. Os desejos são a forma como as necessidades são moldadas cultural e individualmente, tornando-se preferências específicas. Já as dores, são as dificuldades encontradas para suprir tais necessidades e desejos.   

    Até o momento final da compra, a tomada de decisão do consumidor envolve vários estágios, desde o reconhecimento de uma necessidade até a avaliação de opções, a escolha e a ação. Nesse processo, os consumidores consideram fatores como preço, qualidade, conveniência, marca e experiências anteriores. Essa etapa é conhecida como jornada de compra, e você pode entender mais detalhes sobre o assunto neste artigo

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    Principais fatores que influenciam no comportamento do consumidor

    Homem e mulher olhando produtos para comprar em um computador.
    O consumidor adota hábitos cada vez mais digitais. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    O comportamento do consumidor é influenciado por fatores pessoais, psicológicos, sociais, culturais, econômicos, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos. 

    Eles não atuam isoladamente, mas interagem de maneira complexa na formação do comportamento de compra de um indivíduo. A compreensão dessas influências contribui para desenvolver estratégias eficazes de marketing e atender às necessidades e preferências de seus clientes. 

    Confira os quatro principais fatores que influenciam no comportamento do consumidor. 

    1. Fatores pessoais

    O comportamento de compra de um indivíduo é influenciado por sua idade, ocupação e como ele se vê; por exemplo, as necessidades de compra de um jovem adulto podem ser diferentes das de um idoso. A personalidade de uma pessoa também desempenha um papel importante em suas escolhas de compra. Conservadores, por exemplo, levarão mais tempo pesquisando o que irão consumir, já pessoas mais “destemidas”, não têm medo de comprar um produto sem conhecimento prévio. 

    2. Fatores psicológicos  

    A motivação para realizar uma compra é impulsionada por necessidades e desejos, e as atitudes dos consumidores em relação a produtos e marcas afetam suas escolhas. Os fatores psicológicos que influenciam no comportamento de compra do consumidor são: 

    • Motivação: vontade de satisfazer a necessidade de compra. 
    • Percepção: compreensão das necessidades e vontades. 
    • Aprendizagem: experiências anteriores. 
    • Crenças e atitudes: consumidor avalia positiva ou negativamente suas escolhas de consumo.  

    3. Fatores sociais

    As pessoas são influenciadas pelos grupos aos quais pertencem, como família, amigos e comunidades online, pois as opiniões e recomendações desses grupos podem moldar decisões de compra. Além disso, o status social de uma pessoa pode influenciar suas escolhas de produtos e marcas, gerando uma percepção diferente de valor de acordo com sua posição na sociedade. 

    4. Fatores culturais  

    A cultura em que um indivíduo é criado, incluindo valores, crenças e normas, influencia suas escolhas de compra. Em uma cultura existem subgrupos com características culturais distintas, como grupos étnicos ou religiosos. 

    O Natal, por exemplo, é uma festividade e uma importante data comercial em países que têm grande parte da população cristã, e muito lembrado por movimentar as vendas com a tradicional troca de presentes. Em outras partes do mundo e em diferentes religiões, a data pode ser até lembrada, mas não tem o mesmo significado e pode não influenciar no aumento do consumo.  

    Como usar o comportamento do consumidor no marketing?  

    Apesar do comportamento do consumidor ser algo complexo, as empresas têm ferramentas que facilitam essa identificação. Um exemplo são as pesquisas de mercado, que ajudam a entender as necessidades, desejos e preferências do público-alvo. Além disso, os canais de comunicação são eficazes para receber feedbacks, como formulários, pesquisas pós-compra e atendimento ao cliente. 

    Quando falamos em canais proprietários que podem ajudar na identificação desse comportamento, as redes sociais se destacam por mostrarem o que os consumidores estão dizendo sobre sua marca, produtos ou serviços.  

    Os blogs também geram dados valiosos que permitem conhecer melhor o perfil e os hábitos do consumidor, como idade, gênero, horários que mais acessam os conteúdos, entre outros. Todas essas informações são coletadas por meio de ferramentas que mostram o comportamento dos usuários que acessam à página.  

    O Google Analytics, por exemplo, é uma das plataformas que auxilia a obtenção desses dados. Por ele é possível descobrir os dados demográficos de quem acessa cada matéria do seu blog, entendendo de forma detalhada o perfil de cada pessoa e quais assuntos ela mais consome. Além disso, também é possível medir o engajamento dos usuários nas páginas, o que pode ser útil para entender qual perfil de cliente está mais próximo de efetuar uma compra. 

    Neste sentido, é importante focar os esforços do posicionamento online nos atributos e particularidades principais de seus consumidores, a fim de gerar uma experiência cada vez mais positiva para quem acessa seus canais. 

    Esse trabalho feito de forma constante melhora a captação de dados – que se tornam mais fidedignos – e, consequentemente, o engajamento, formando um ciclo virtuoso.  

    Profissionalize sua comunicação!

    Além de entender a fundo o comportamento de consumidores, sua empresa precisa do apoio de ferramentas que demonstrem a credibilidade dos produtos que oferece e da marca que está por trás de tudo. 

    Neste sentido, o e-mail profissional da Locaweb é ideal para garantir que seu negócio transmita confiança a clientes que procuram sua marca para efetuar uma compra ou contratar um serviço. A comunicação profissional, incluindo o uso de e-mails personalizados e com domínio próprio, contribuem para que a marca impulsione o relacionamento com clientes, além de gerar confiança no relacionamento com consumidores.  

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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