Embora o empreendedorismo seja algo que encanta os que são apaixonados pelo assunto, passar um bom tempo estudando sobre finanças, leis, marketing, contabilidade e demais fatores que englobam o mundo corporativo pode ser maçante. Porém, quem disse que precisa ser assim? Você sabia que existem séries para empreendedores?

Sabe-se que aqueles que estão criando um empreendimento normalmente não têm hora de parar de trabalhar, não é mesmo? Contudo, é sempre bom dar uma descansada. E, de fato, as pessoas gostam muito de séries. Portanto, resolvemos juntar as duas coisas: assistir a séries com lições de empreendedorismo.

A maioria delas vai mudar a forma como você enxerga o negócio, gerar inspirações, além de trazer muita motivação. Quer tornar o empreendedorismo mais empolgante e divertido? Então, confira estas 10 séries que separamos para você! Aproveite!

Navegue pelo índice

    1. O Sócio

    O investidor americano Marcus Lemonis, a cada episódio, está ajudando pequenas corporações a superarem as suas fraquezas para que possam recuperar negócios à beira da falência. O apresentador faz investimento pessoal nos empreendimentos e já aplicou mais de US$ 7 milhões. Após comprar uma participação, ele revoluciona a fim de tirar o projeto do buraco.

    É uma série muito interessante para empreendedores, uma vez que é uma grande inspiração para pessoas que desejam sempre aprimorar o seu negócio.

    O Sócio apresenta várias formas de salvar uma empresa diferente a cada episódio e, por esse motivo, oferece respostas para empreendedores, com novas ideias, servindo de lição para os que atuam no ramo e que enfrentam desafios todos os dias.

    2. House of Cards

    A trama de House of Cards diz respeito à saga de um político dos Estados Unidos ao posto de homem mais poderoso de todo o mundo. Uma série que já ganhou inúmeros prêmios e que tem no elenco Robin Wright, Kevin Spacey e Kate Mara.

    Por que um empreendedor deve assistir a essa produção? Bom, embora mostre ambição excessiva pelo poder, House of Cards revela a importância de parcerias, articulações, network e estratégia. É uma série que desmascara o jogo de poder e a influência em um nível muito alto, além de deixar clara a relevância de dominar técnicas avançadas de negociação.

    3. Suits

    As negociatas e as jogadas que ocorrem em um escritório de advocacia são o tema dessa série. Os personagens mostram como a inteligência e o poder são usados para conquistar aquilo que se deseja.

    Um empreendedor aprende o quê com Suits? Bom, essa série mostra, em diversas situações, a importância de quebrar algumas regras sem descumprir as leis. Todo caso de sucesso tem por trás alguém que vê possibilidades onde todos os outros enxergam obstáculos. As perspectivas são infinitas, mesmo em cenários áridos e nas crises.

    Suits é um verdadeiro MBA em negociação. O personagem Harvey Specter é um sócio bem-sucedido de um escritório de advocacia em Nova York que conduz as suas mediações com um brilhantismo único. Um advogado que mostra que ter pessoas brilhantes ao lado e que a auto confiança são essenciais para o sucesso.

    4. Shark Tank

    A série americana mostra empreendedores tentando convencer investidores a comprarem sua ideia. Os casos em Shark Tank são reais e evidenciam como o pitch preciso e rápido é imprescindível.

    No universo empreendedor, tão necessário quanto ter uma excelente ideia e uma boa execução é saber vendê-la em pouco tempo. É exatamente isso que o programa Shark Tank ensina.

    Trata-se de uma escola para compreender o que pensam os investidores. Os episódios deixam claro como eles avaliam os empreendedores, o porquê fariam ou não tal investimento e quais critérios que valorizam.

    5. Breaking Bad

    Um professor de química faz a descoberta de uma doença e decide transformar sua vida. Ele utiliza os seus conhecimentos em química para produzir a droga mais poderosa da região, a meta anfetamina.

    Embora se trata de um tema polêmico, Breaking Bad aborda alguns desafios que são frequentes para os empreendedores, como concorrência, gestão de qualidade, cadeira produtiva, segredo industrial e escalabilidade.

    É uma série que mostra uma pessoa capaz de fabricar a melhor droga do mercado, mas que é um péssimo empreendedor. Grande parte de suas tentativas é frustrada por não conseguir comercializar de forma adequada o produto. Ou seja, o que fica de lição é que não adianta ter o melhor produto se o empreendedor não souber vender.

    6. Mad Men

    Uma série que se passa nos anos 1960 e que conta a rotina de uma agência de publicidade. A vida profissional e pessoal de Don Draper acompanha as mudanças no cotidiano dos americanos e no mercado naquele período.

    É uma série fundamental para que o empreendedor observe como as marcas conversam com o público consumidor, como conquistar e fidelizar clientes, como são criadas as campanhas de marketing, a politicagem que existe no mundo dos negócios e a importância dos relacionamentos.

    7. The Office

    The Office trata-se de uma comédia que mostra a rotina de uma equipe de profissionais dentro do escritório. As situações são paródias do que muitos funcionários enfrentam na vida real em suas empresas.

    A série mostra o que “não” se pode fazer no dia a dia de uma empresa. Apesar de parecerem impossíveis ou absurdas, as situações engraçadas que são apresentadas na série ocorrem com muito mais frequência do que podemos imaginar.

    A maior lição de The Office é como o exemplo de uma liderança comprometida e confiável pode agrupar pessoas com opiniões tão distintas em uma única direção.

    8. Silicon Valley

    Silicon Valley retrata a história de seis programadores que buscam construir uma carreira de sucesso no maior polo de startups e de empreendedorismo do mundo — o famoso Vale do Silício, na Califórnia.

    O seriado conta a história de uma startup que nasce, conquista funding e começa a escalar. É uma série muito interessante para empreendedores, pois eles podem aprender muito sobre os processos de gestão e sobre como conseguir investimento.

    9. Gigantes da Indústria

    A série mostra como grandes empreendedores e inventores construíram as maiores indústrias de todo o mundo. Entre os exemplos estão Andrew Carnegie, John D. Rockefeller, Henry Ford e J.P. Morgan.

    Gigantes da Indústria apresenta empreendedores inovadores e audaciosos que, à procura do sonho americano, correram grandes riscos e aproveitaram as oportunidades com inovação, visão e engenhosidade. O empresário dinâmico é a pessoa capaz de idealizar e de realizar coisas novas.

    A série, portanto, trata do período de mais invenções da indústria moderna, com lendários empreendedores, que não criaram somente alguns dos empreendimentos mais valiosos do mundo moderno, assim como inovaram em formatos e processos de produção, desenvolvimento e vendas de seus produtos e serviços.

    10. Game of Thrones

    Metas, planejamento, complicações, intrigas políticas e desafios são alguns dos principais alicerces dessa série que foi realizada baseando-se na adaptação dos livros de George R. R. Martin.

    E por que um empreendedor deve assistí-la? Bom, um ponto muito evidente em Game of Thrones que pode ser levado para os negócios é que networking e conhecimento são fortes armas. Ser bem informado e estar sempre à frente da concorrência são lições que a série deixa.

    É uma série totalmente imprevisível que mostra os diferentes tipos de poder, além disso, o cenário muda de um momento para o outro, assim como acontece no empreendedorismo.

    Bom, você pôde perceber que as séries para empreendedores podem ensinar muita coisa para que você tenha sucesso no seu negócio, e o melhor e mais importante: o conhecimento é adquirido de maneira divertida!

    Gostou das nossas dicas sobre séries para empreendedores? Então, compartilhe este texto em suas redes sociais para que os seus amigos também aprendam!

    O autor

    Equipe Locaweb

    Viramos referência quando o assunto é internet, porque somos motivados pelo que fazemos: desenvolver. Nossa riqueza humana, cerca de mil funcionários, engrandece nosso portfólio de serviços de internet. Existimos para facilitar o desenvolvimento de pequenos e médios empreendedores que buscam o sucesso de seus negócios por meio desses serviços.

    Veja outros conteúdos desse autor