Pesquisar na internet antes de comprar produtos ou contratar serviços é um hábito bastante popular entre os consumidores do mundo todo e criar um site profissional tornou-se necessário para conquistar clientes.
Mais do que descobrir detalhes a respeito de preço, especificações e disponibilidade, essa prática se mostra cada vez mais determinante para que clientes em potencial formem opinião a respeito da credibilidade de uma empresa.
Por isso, nunca foi tão importante ter o próprio site. Do contrário, o empreendedor digital assume a postura de quem não deseja ser encontrado pelo consumidor. A consequência direta disso é uma maior dificuldade na hora de efetuar vendas e se relacionar com o cliente, sem contar uma série de ‘nãos’ que o negócio está dando para uma tendência forte do mercado.
Ter um site tornou-se uma necessidade
O Google, por exemplo, foi o site mais acessado pelos internautas brasileiros em março de 2022, de acordo com o ranking mensal da Similarweb, plataforma oficial de mensuração do mundo digital. Uma quantidade gigantesca de pessoas o acessou para fazer pesquisas sobre os mais variados assuntos.
Por conta disso, as pequenas e médias empresas bem posicionadas no buscador largaram na frente na hora de fechar negócios e fidelizar clientes de maneira orgânica.
Para entender melhor essa dinâmica, pare para pensar em qual foi a última vez que você usou a internet para procurar, compartilhar ou comprar um produto ou serviço. Provavelmente, não faz muito tempo. Pois então, isso acontece com quase todo mundo.
Os hábitos de compra mudaram com a pandemia
A pandemia firmou um marco a partir de 2020. O ambiente online já vinha trilhando o caminho para ser a principal fonte de busca para os consumidores, mas, com a necessidade de ficar em casa, esse cenário se tornou ainda mais evidente. Por isso, estar presente no digital tornou-se uma necessidade para qualquer tipo de negócio. É importante que fique claro, entretanto, que em um contexto no qual as empresas – incluindo as PMEs – estão investindo cada vez mais nesse universo, criar um site profissional é apenas o pontapé inicial para marcar presença no ambiente online.
O empreendedor deve, ainda, estudar, conhecer e aplicar uma série de estratégias para conquistar um lugar de destaque no topo dos resultados dos motores de busca. E é isso que você aprende aqui.
Veja abaixo, 7 pontos relevantes para levar em consideração na hora de criar um site profissional e como garantir que ele seja visto por seu público de interesse:
1) Todo mundo começa de um jeito, mas comece certo
É muito comum aos pequenos negócios começar sua jornada online por meio das redes sociais. Essa estratégia, vale destacar, não está errada, desde que toda a presença digital não esteja centralizada nessas plataformas.
Do contrário, seria o mesmo que construir a casa dos sonhos em um terreno alugado. Isso porque quem dita as regras ali não é você – e, no pior dos cenários, em uma situação como a de ter a conta hackeada, você pode ser obrigado a abrir mão de tudo da noite para o dia.
Mais do que isso, é preciso entender que a rede social é um ponto de contato que, muitas vezes, o usuário tem com a empresa em um momento de distração. Afinal, ele pode ter sido impactado, por exemplo, por um conteúdo patrocinado ou um post aleatório enquanto navegava pelo Instagram antes de dormir.
E isso significa, na prática, que ele acessou seu conteúdo, mas não necessariamente estava interessado em falar com você ou interagir com sua marca.
2) Por que ter criar um site profissional?
O site, por outro lado, é o canal para onde tudo converge. Por isso, ele tende a ser visitado sempre que a pessoa tem vontade genuína de se relacionar com uma empresa. Isso ocorre quando o consumidor está à procura de uma maior profundidade de informações a respeito de produtos ou serviços, precificações e frete, entre outros pontos fundamentais antes de efetuar uma compra.
A verdade é que ainda existe muita confusão em relação ao papel de cada um desses canais, mas é importante compreender que eles não são substitutos e nem substituíveis. Embora as mídias sociais sejam de extrema importância como pontos de apoio e comunicação com o público, a criação de um site traz maior credibilidade e visibilidade ao negócio, já que ter um domínio próprio aumenta as chances de aparecer no Google ou em outros buscadores.
Vale dizer ainda que o website é um canal de vendas de extrema importância, que permite controlar desde a maneira como se aborda o consumidor até a oferta de produtos, serviços e experiências. Disponível 24 horas por dia, ele também garante que as pessoas naveguem com autonomia e no momento desejado.
3) Ganhe mais autoridade
Criar um site profissional aumenta a capacidade e a flexibilidade da marca na hora de se comunicar com quem chega até ela. Nesse canal, o empreendedor tem muito mais poder para conversar com o usuário, por meio de banners, vídeos e ferramentas de gamificação.
Dessa forma, ele abre o leque de possibilidades para explorar os mais variados formatos de conteúdo, de acordo com o momento em que o visitante se encontra na jornada do cliente. Essa característica faz com que o site entregue uma densidade muito maior de informações e qualidade do que as mídias sociais, por exemplo.
Um website propicia essa dinâmica porque permite à empresa descobrir jornadas e fluxos com maior precisão. Afinal, ela passa a ter em mãos dados sobre comportamento, pesquisa, intenção, interesse e vários outros indicadores que permitem entender melhor o mercado e o cliente.
Mais do que isso, criar um site profissional é uma experiência valiosa do ponto de vista de validação de ideias.. Afinal, ao mesmo tempo que o empreendedor coleta informações importantes para o negócio, ele pode acompanhar os conteúdos em foco e explorar novas maneiras de oferecê-lo.
4) A experiência do usuário não deve ser esquecida
Com o domínio registrado, tenha em mente que não basta criar um site profissional e esperar que a primeira posição nos buscadores caia do céu. Para chegar lá, é necessário pensar muito bem na chamada experiência do usuário (UX).
O termo é bastante amplo, mas pode-se dizer que, no mundo digital, é como a pessoa recebe e sente as interações em relação ao site – seja fazendo compra ou pesquisa, seja simplesmente navegando pelas páginas.
Como há uma série de fatores que podem impactar essa percepção, uma boa estratégia de UX visa garantir que o usuário consuma conteúdo com base em um design responsivo, agradável, organizado e intuitivo.
Para isso, ele deve influir diretamente em itens como velocidade de carregamento da página, navegabilidade e facilidade na localização dos recursos. A tendência, inclusive, é que os algoritmos dos motores de busca priorizem cada vez mais os sites que consigam entregar com maestria esse tipo de traquejo.
Existem quatro características que podem ser definidas como pilares de uma boa experiência para o visitante digital:
- Atratividade
- Acessibilidade
- Eficiência
- Encantamento
Dessa forma, quanto melhor for a usabilidade do site, maior será a chance de o empreendedor converter um usuário em lead, compra ou visitante recorrente.
5) Comunicação é um fator essencial
A maneira como a empresa se comunica precisa ser atrativa. Ela deve falar a ‘mesma língua’ que o consumidor para conseguir se conectar com ele. Esse objetivo pode ser atingido por meio de um layout adequado para o site e a exposição de como a marca vai solucionar as dores do cliente, por exemplo.
O meio digital também requer que a experiência seja acessível e intuitiva para todos os tipos de visitantes. Esses pontos podem abranger aspectos que vão desde responsividade em smartphones e tablets, velocidade de carregamento e contraste de cores até, é claro, um bom posicionamento no Google.
Já o ponto da eficiência está relacionado ao fato de que uma solução ou um site só é considerado bom se, de fato, se conectar à resolução de um problema ou satisfazer um desejo do cliente. Enquanto isso, as empresas que vão além da prestação de serviço, buscando se envolver de verdade com o público-alvo, encantam e cativam os consumidores com mais facilidade e fidelidade.
6) Sem otimizar, você não vai a lugar algum
Entre os métodos mais conhecidos para melhorar o posicionamento nos motores de busca na internet é o SEO (Search Engine Optimization). O conceito está relacionado à criação ou melhora do conteúdo de um site, para que ele responda às buscas de maneira satisfatória ao internauta.
O SEO é fundamental para os pequenos e médios negócios, pois permite sustentar sites organicamente nos motores de busca, sem torná-los reféns das campanhas de anúncios pagos. Ao adotar a estratégia, o empreendedor entende como deixar as páginas mais relevantes para que elas sejam consideradas as melhores opções de resposta em meio à concorrência.
Para isso, ainda, que as PMEs invistam em uma hospedagem de boa qualidade. Afinal, essa escolha vai impactar de maneira direta o desempenho geral do site. Isso porque quanto mais rápido o usuário conseguir carregar uma página, melhor será sua experiência.
E esse ponto é determinante para aumentar as conversões em venda. Vale ressaltar que o processo de otimização de site é contínuo e permanece por um longo tempo, sempre haverá outras páginas nas quais o conteúdo precisará ser melhorado, assim como novas tecnologias que poderão ser implementadas para impactar positivamente o posicionamento e as vendas da empresa.
7) Aposte em uma plataforma que te ajude a chegar lá
As plataformas de criação de sites se posicionam cada vez mais como grandes aliadas das PMEs que queiram performar bem nos motores de busca. Isso porque elas oferecem uma série de ferramentas que permitem não apenas gerar páginas com design profissional, mas também garantir a otimização para SEO – tudo isso sem a necessidade de o empreendedor ter conhecimentos técnicos avançados no assunto.
Uma dessas opções é o Criador de Sites da Locaweb, que permite criar e personalizar as páginas como você quiser ou, ainda, usar um dos vários templates grátis disponíveis. Além disso, a ferramenta oferece registro de domínio gratuito, certificação de segurança SSL e adaptação para dispositivos móveis.
Quando o site estiver pronto, há plataformas e softwares que ajudam a monitorar tráfego, coletar dados de visitas e avaliar performance. Por isso, é fundamental contar com a tecnologia disponível para garantir aos buscadores que sua página é robusta o suficiente para ficar no topo.
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