A vida de um empreendedor iniciante, em alguns momentos, pode parecer uma loucura. Ideias novas surgindo, compromissos, reuniões etc. Mesmo realizando tantas tarefas, não é nenhuma novidade que no final do dia exista aquele sentimento de que muito ainda poderia ter sido feito. Começar um negócio não é nada fácil e o ideal era que um dia tivesse mais de 24 horas, não é mesmo?
Infelizmente, não é possível contrariar as leis da física. Contudo, podemos otimizar algumas rotinas e tornar o dia de qualquer pessoa mais produtivo. É por esse motivo que criamos este guia e vamos contar as oito melhores dicas que conhecemos sobre o assunto. Confira!
1. Faça listas de tarefas
Você tem muitas tarefas para realizar em um dia e sabe que não vai dar tempo de terminar todas? Então, faça uma lista e organize-a por ordem de importância. É melhor terminar algumas do que deixar todas feitas pela metade.
Um caderno de anotações, um quadro branco na parede, tudo é válido. O importante é que funcione e otimize sua gestão do tempo. Se não der certo, pare e pense em outro método, desde que em algum momento isso funcione para você.
2. Tenha um planejamento de seus compromissos
Empreendedores costumam ter muitos compromissos e as oportunidades de negócios aparecem em um piscar de olhos. Da mesma forma, podem ir embora rapidamente.
Assim como é preciso organizar suas tarefas diárias, é necessário ter total controle de seus compromissos. Afinal, não seria nada agradável marcar uma visita de negócios no mesmo horário de uma reunião com outro cliente.
3. Utilize ferramentas de organização
Atualmente, existem aplicativos para praticamente tudo e isso é ótimo! Para muitas pessoas a boa e velha agenda de compromissos é a melhor solução para se organizar. Mas para um empreendedor iniciante que goste de tecnologia, talvez uma ferramenta digital seja uma opção mais interessante e até divertida, em alguns casos.
Para criar listas de tarefas existem o Google Keep, o Evernote e o Trello. Todas são ferramentas consolidadas e utilizadas por pessoas no mundo todo. Cada uma tem suas particularidades e faz muito bem o trabalho. Cabe ao usuário testar e decidir qual é mais adequada para as suas necessidades.
Para organizar seus compromissos, a opção mais fácil e gratuita é a Google Agenda. Com ela, é possível criar eventos, ser notificado, adicionar locais, convidar outros colaboradores ou clientes e até anexar arquivos, caso necessário.
Elas são ferramentas básicas, mas que fazem muito bem o seu trabalho. Todas possuem versões gratuitas e opções pagas.
4. Organize seu e-mail
Instituído em 1971, até hoje o e-mail é uma ferramenta de comunicação utilizada por pessoas e empresas do mundo todo. Manter uma caixa de e-mails organizada é um desafio para muitas pessoas, pois há casos em que as mensagens chegam e, muitas vezes, não é possível deletá-las, devido a sua importância.
Tire um tempo de seu dia para organizar sua caixa de mensagens, apagando o que não tem serventia e colocando aquelas importantes em pastas ou categorias. É recomendável que a caixa de entrada esteja sempre limpa e que seja fácil encontrar uma mensagem quando for preciso.
Fique de olho no espaço disponível em sua conta de e-mail, para que ela não fique cheia e as mensagens endereçadas a você corram o risco de voltar. Uma grande oportunidade de negócio pode se perder com isso.
Além da organização, outra dica para sua produtividade é definir horários específicos para verificar se existem novos e-mails. Eles não vão sumir! Portanto, pare de acessar sua conta a todo momento ou seu dia ficará dedicado apenas a essa tarefa.
5. Reduza e otimize suas reuniões
Tem um assunto para resolver? É possível ser discutido via e-mail ou até em um chat? Não há motivos para uma reunião! Faça menos encontros e foque seu tempo em compromissos realmente importantes. Se não há maneira de evitar a reunião, pelo menos faça com que esta seja a mais produtiva possível. Defina as pautas com antecedência e não perca o foco durante a conversa.
O encontro pode — às vezes — ser em uma cafeteria, na lanchonete ou na padaria da esquina. Isso pode aumentar as chances de a criatividade ser aflorada! Isso vai depender do tipo de pessoa com quem você irá se reunir e qual assunto será discutido. Use sempre o bom senso ao escolher o local adequado para sua reunião.
6. Fuja da procrastinação no trabalho
Esqueça-se de que você possui uma conta pessoal no Facebook, Twitter ou Instagram. O foco deve estar no trabalho!
Procrastinar é comum e todo mundo tem seus momentos de fraqueza. Evite-os ao máximo e use seu precioso tempo para realizar tarefas importantes e que realmente vão trazer lucro para sua empresa e, consequentemente, para você.
A única forma de fugir da procrastinação é criando e seguindo rotinas. Ainda com o exemplo das redes sociais, se para você é impossível ficar sem dar uma espiada no Instagram ou no Facebook, defina horários e coloque em sua lista de tarefas diárias — por mais absurdo que isso pareça, vai aumentar sua produtividade.
7. Delegue algumas tarefas
Aqui está uma tarefa difícil, principalmente para um empreendedor iniciante: delegar tarefas. De fato, não é fácil confiar nas pessoas para realizar tarefas importantes quando o nosso dinheiro está em jogo. Contudo, chega um momento em que temos que fazer isso. (sugestão: isso, para que o seu negócio possa crescer mais rápido.)
Procure, mesmo que aos poucos, distribuir tarefas para seus colaboradores. Com uma menor carga de ocupações é possível que você possa se dedicar a funções estratégicas e, consequentemente, aumentar as oportunidades de negócios.
8. Respeite sua jornada de trabalho
Se sua empresa tem um horário de funcionamento, você também deve obedecê-lo, pois todos merecem ter vida social. Entenda que uma mente descansada pensa melhor e que após um longo dia de trabalho precisamos renovar as energias.
O que agrada a você: assistir séries? Navegar na internet? Curtir a família? Não importa qual é a atividade, mas é necessário se esquecer do trabalho por um tempo e se dedicar ao principal pilar da empresa: você!
No fim das contas, um empreendedor iniciante precisa apenas ser focado e organizado para conseguir otimizar sua rotina. E agora, o que falta para que o sucesso seja uma realidade em seu negócio?
[rock-convert-pdf id=”163″]
Se você se identificou com o este texto ou conhece alguém que precisa de ajuda para otimizar a rotina, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude mais pessoas a melhorarem sua produtividade!