O MEI – Microempreendedor Individual tem uma rotina intensa e, por isso, é preciso contar com ferramentas profissionais facilitam muito sua vida. Aqui vão 3 dicas importantes para você crescer

Muitas pessoas começam a empreender na informalidade, paralelamente a um trabalho formal, sem muitas pretensões além de gerar uma renda extra para ajudar a pagar as contas. Em alguns casos, o trabalho informal é um meio de continuar garantindo o sustento até a pessoa voltar a se empregar. Mas quando o negócio é bom, esse “bico” pode evoluir e começar a chamar atenção de clientes maiores, o que exigirá o cumprimento de formalidades e burocracias para fechar vendas.

Navegue pelo índice

    O que é MEI?

    Para quem ainda não escalou o negócio – e nem tem essa intenção – existe o registro de Microempreendedor Individual (MEI), que foi pensado para quem trabalha sozinho ou no máximo com mais uma pessoa. Esse registro tem a classificação de uma série de atividades profissionais que podem ser escolhidas para compor a descrição da atividade do CNPJ. Nós recomendamos que, antes de tudo, você dê uma boa lida na Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, para se inteirar sobre os detalhes que envolvem a adesão ao MEI. Esse é um passo importante na sua trajetória de empreendedorismo.

    O próximo passo é consultar o Portal do Empreendedor e lá realizar os procedimentos de inscrição. Além de preencher uma série de dados, também serão exigidos alguns documentos comprobatórios. Embora tudo esteja muito bem explicado no portal, você também pode utilizar o serviço de um escritório ou profissional de contabilidade para realizar a inscrição, ou mesmo buscar orientação no SEBRAE para fazer tudo com mais segurança.

    Mensalmente, você deverá emitir e pagar uma guia chamada DAS, que equivale à arrecadação de imposto dessa modalidade de registro empresarial. O SEBRAE tem um artigo que explica didaticamente os passos para se tornar um MEI e você pode conferir clicando aqui.

    E o que vem depois?

    Criada sua empresa, é hora de entender como dar um tom mais profissionalizado para o dia a dia do negócio, pois isso é essencial para transmitir confiança para possíveis clientes. Aqui na Locaweb, você vai encontrar uma trilha de conteúdos sobre os Primeiros Passos do seu MEI, em que sugerimos algumas ferramentas para facilitar a organização e o gerenciamento das rotinas administrativas e de produção.

    A seguir, vamos aprofundar um pouco mais o tema com sugestões de outras ferramentas que podem ajudar no desenvolvimento das atividades da sua empresa, o que dará mais eficiência ao seu dia a dia.

    1) Domínio e Email profissional

    Quem quer transmitir mais profissionalismo e credibilidade precisa ter sua marca formalizada na internet. Tenha um domínio com o nome de sua marca, monte seu site com uma identidade visual marcante e boa experiência para os usuários, contrate espaço de hospedagem e conte o que você faz para o mundo de modo simples, mas envolvente.

    Um site bem construído é fundamental para tornar sua marca acessível e conquistar um bom ranqueamento nos mecanismos de busca. É essencial ter em seu site conteúdo de qualidade e relacionado ao seu produto ou serviços, publicando informações periodicamente, num processo contínuo de conquista de relevância. Nós, da Locaweb, oferecemos pacotes com domínio de site gratuito, espaço de armazenamento, e-mail profissional, tudo isso administrável em um painel intuitivo e descomplicado.

    A nossa ferramenta de e-mail te ajudará a organizar as suas mensagens, com a possibilidade de filtros e direcionamentos automáticos para pastas que você cria. Essa automatização pode ser configurada a partir de qualquer um dos campos do cabeçalho do e-mail ou por palavra-chave. Você associa a informação à pasta e o e-mail irá automaticamente para ela, economizando seu tempo e aumentando sua eficiência.

    ferramentas mei

    2) Gerenciamento de atividades

    A ferramenta colaborativa Trello é utilizada nas micro a grandes empresas. Com cards que podem ser organizados e deslocados em colunas como “To do” (para fazer), “Doing” (em andamento) e “Done” (finalizado), você tem pleno controle visual de como está o desenvolvimento das atividades da sua empresa. Dentro de cada um desses cards é possível incluir comentários e deixar dúvidas, mantendo a comunicação focada no que realmente é necessário, sem dispersões. E o mais interessante é que essa ferramenta pode ser utilizada em grupo, para você envolver seus fornecedores ou produtores em um único painel.

    3) Gerenciamento de marketing digital

    As redes sociais se tornaram uma grande aliada dos microempresários. Por meio delas, é possível humanizar a marca e ter uma relação mais íntima com clientes e possíveis compradores. A estratégia mais comum é montar um padrão de tipos de publicação, dando alguma previsibilidade para quem consome seu conteúdo, geralmente acompanhado de uma estética bem definida, como um filtro de fotografia, um tipo de layout e paleta de cores.

    Durante a semana, defina um dia para mostrar alguns detalhes da produção dos produtos ou como os serviços estão sendo desenvolvidos. Em outro dia, dê dicas básicas que possam ser seguidas sem muita complexidade, mas que contribuam para facilitar a vida de quem consome seu conteúdo. Em seguida, mostre-se, utilizando seu produto ou serviço. Lance pequenas campanhas para coletar dados da sua audiência e que possam ser utilizados para futuras ativações feitas por e-mails marketing. Todo esse processo pode ser automatizado por ferramentas tecnológicas que nós, da Locaweb, também oferecemos. Conheça aqui nossas opções de ferramentas para o gerenciamento de marketing digital.

    Destacamos aqui que, para um negócio crescer, a mentalidade precisa ser de uma grande empresa, mesmo que você ainda seja um MEI. Se o início do seu negócio já for organizado e profissionalizado, não haverá grandes surpresas na hora de expandir. Será mais rentável, mas também mais trabalhoso. Se a qualidade dos processos estiver no DNA do seu negócio, você errará menos, porque já saberá trabalhar de maneira profissionalizada.

    Conte conosco em sua jornada. E lembre-se: todos os nossos serviços podem ser contratados por etapas. Faça um planejamento de como seu negócio evoluirá e tenha certeza de que temos o que você precisa em cada fase do seu crescimento.

    Tenha uma ferramenta de e-mail marketing e aumente os resultados do seu negócio!

    SAIBA COMO
    O autor

    Marcio Hanashiro

    Marcio Hanashiro, também conhecido como Japa, é o Gerente de Marketing na Locaweb, onde está há 12 anos. Com uma jornada de 20 anos no mercado digital, ele tem uma paixão profunda por liderar e analisar iniciativas em ambientes digitais, com um foco especial em marketing. Durante seu tempo na Locaweb, Marcio aprimorou sua habilidade de transformar ideias criativas em resultados concretos. Além disso, ele é casado, tem cinco gatos incríveis e mais dois cachorros. Marcio adora carros antigos, motos e coisas de nerd em geral. Ele também é um gamer que só apanha online.

    Veja outros conteúdos desse autor