Esse indicador é fundamental para qualquer empresa, pois ajuda a quantificar o retorno líquido obtido por cada novo cliente adquirido
A captação de clientes é uma das fases mais importantes de qualquer negócio. É muito importante ter formas orgânicas de se chegar a novos consumidores, mas eventualmente toda empresa deve investir em marketing e propaganda para seguir crescendo.
Nesse processo é essencial que cada novo cliente seja capaz de consumir produtos ou serviços em um valor superior ao que foi gasto para chegar a ele. E existe uma métrica que indica isso, conhecida como lucro por cliente (LPC).
O que é LPC?
O LCP é uma métrica baseada no custo de aquisição de clientes (CAC) e no lucro da empresa com a chegada de cada um deles. Essa métrica é de extrema importância, uma vez que demonstra a eficiência das campanhas publicitárias, do tráfego pago e até mesmo do engajamento orgânico em redes sociais e no dia a dia das pessoas.
Como calcular o CAC?
Antes de calcular o LPC, é preciso calcular adequadamente o CAC da empresa. Para isso, é preciso que as informações de custo de cada peça publicitária estejam bem documentadas, assim como o preço das campanhas de publicidade em redes sociais e os custos de operação do setor de marketing no período escolhido.
Chegando a esse número, há o custo total de marketing e propaganda. Depois disso, é preciso dividir esse valor pelo número de novos clientes ativos que foram captados no período de tempo definido pelas campanhas. Dessa forma, é encontrado o custo de aquisição de clientes.
É sempre importante lembrar que esse valor pode mudar de acordo com a efetividade das peças publicitárias colocadas em ação.
Como calcular o LPC?
Antes de calcular o valor líquido, é preciso ter o lucro bruto por cliente de determinado período. Isso quer dizer que é necessário analisar quanto cada novo cliente consumiu em produtos e qual foi o lucro bruto dessa operação. Digamos que a média de gasto por cliente adquirido foi de R$ 400 em 2022. Reduzindo os custos de produção e venda, o lucro foi de R$ 100. Esse é o valor bruto do lucro por novo cliente.
Porém, é preciso encontrar o valor líquido, já que os custos de se chegar ao novo consumidor precisam ser considerados na conta final. Com o valor do CAC do período definido em mãos, fica bem mais fácil de encontrar o lucro líquido por cliente: basta subtrair o valor do lucro bruto pelo valor do custo de aquisição de clientes.
Vamos a um exemplo: digamos que o período de tempo definido foi de um ano, no qual o lucro bruto por clientes foi de R$ 100. Porém, o CAC foi de R$ 50. Nesse caso, o lucro real por cliente da empresa foi de R$ 50.
Agora, se o lucro bruto por cliente foi de R$ 50 e o CAC foi de R$ 100, há um prejuízo de R$ 50 por cliente. Nesse caso, a empresa precisa rever o método, já que os custos não estão sendo cobertos pela arrecadação.
A importância de se organizar
A conta do custo de aquisição de cliente e do lucro por cliente é bem simples, mas depende de uma contabilidade muito bem feita e organizada. Isso porque qualquer pequeno erro nesse processo pode gerar um resultado errado, o que atrapalha o planejamento do negócio.
Portanto, vamos a algumas dicas para não se perder nessa conta!
1. Controle as notas fiscais
Ter o controle das compras dos produtos é fundamental para qualquer empresa. Se você tiver uma empresa de grande porte, existem serviços que auxiliam muito nesse processo, mas é nas pequenas e médias empresas que a atenção precisa ser redobrada. Um erro aqui pode ser ruim também na hora de declarar os impostos, o que pode causar muitos problemas no futuro.
2. Crie processos eficientes
Processos eficientes ajudam de muitas formas, inclusive, no cálculo do LPC. Ter uma equipe de funcionários bem treinada em processos simples e eficazes diminui drasticamente a chance de erros contábeis. Eles também podem ajudar a tornar o produto mais competitivo e aumentar os lucros totais.
3. Interprete o resultado das campanhas corretamente
O cálculo do CAC e do LPC geram uma informação importante: a eficiência de determinada campanha publicitária ou tráfego pago em redes sociais. É possível comparar o resultado de diversas campanhas ao longo do tempo com o lucro por cliente obtido. Dessa forma, pode-se ter mais clareza das estratégias que funcionam com o público-alvo, quais convertem em mais vendas e quais são capazes de fidelizar o público.
4. Não se esqueça do mais importante: o produto!
Não adianta ter ótimas campanhas e um ambiente organizado se o produto que a empresa vende não está em condições de competir com os concorrentes. A melhor propaganda e a melhor forma de reduzir o custo de aquisição de clientes é ter um produto que impressione o consumidor.
Com isso, capta-se divulgadores orgânicos para a marca, além de aumentar o consumo médio de cada cliente e, consequentemente, o lucro médio que cada um deles pode gerar.
5. Fique atento a novas estratégias
A melhor estratégia de marketing para a empresa ainda está por vir. Isso porque existem novas tendências surgindo constantemente, e é preciso que o planejamento esteja pronto para isso.
Seja nas redes sociais, seja em veículos tradicionais, um bom empreendedor precisa estar atento ao que está acontecendo no nicho de mercado. Ter uma equipe para isso pode ser muito útil.
E-mail marketing da Locaweb
Falando em marketing e organização, chegou a hora de você conhecer o e-mail marketing da Locaweb. Esse formato de captação de clientes é bastante eficiente e pode ser o diferencial para o crescimento da sua empresa.
E o melhor de tudo: o custo é muito baixo!
Por pouco mais de R$ 30 por mês você contrata um plano que permite 7 mil envios por mês, contatos ilimitados e diversas personalizações. Caso você precise de mais envios ou tenha excedido o valor mensal, pode contratar um pacote maior somente no mês que utilizou.
Essa é a ferramenta perfeita para diminuir o custo de aquisição de clientes e melhorar o LPC. Confira!
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