Fórmula do markup ajuda a definir preços de produtos e evitar prejuízos
Uma dúvida comum entre empreendedores de primeira viagem é como precificar produtos e evitar prejuízos. Para entender se a venda cobre os custos, uma das formas de definir os preços é por meio do cálculo do markup, que deve considerar desde a mão de obra envolvida na produção até valores pagos a fornecedores e outras despesas.
O markup não só vai influenciar a precificação dos produtos como também permitir fazer uma projeção de vendas e de lucro. O indicador é extremamente importante para o controle financeiro de uma empresa, além de ser estratégico para o planejamento e a sustentabilidade do negócio. Neste artigo, você vai entender quais são os dois tipos de markup e quais são suas fórmulas.
Afinal, o que é markup?
Markup é um índice que indica qual será o lucro bruto ganho com a venda de um produto. O markup é um dos elementos usados para determinar preços e serve para compreender se os custos de produção estão dentro do que está sendo praticado no mercado. Dessa forma, facilita perceber se há alguma falha interna que esteja saindo caro demais para a empresa, além de ajudar a dar um limite para descontos e promoções.
Para fazer essa conta, basta comparar o índice com a média da concorrência, por exemplo. Caso o markup de um produto esteja mais alto, o empreendedor pode passar um pente fino nas etapas de produção e encontrar o gargalo, que pode ser o gasto com fornecedor ou matéria-prima, entre outros investimentos.
A precificação de produtos deve considerar o markup e fatores externos, como os valores cobrados pelo mercado. Assim, o empreendedor sabe que está cobrando um preço que cobre os custos de produção, mas também é competitivo e respeita o poder de compra do público-alvo.
Resumindo, o markup pode ser usado como indicador para:
- definir o preço final de um produto ou serviço;
- medir a rentabilidade do negócio;
- compreender se os preços estão competitivos;
- controlar custos e despesas da venda
Como calcular o markup?
Antes de fazer o cálculo, é necessário saber o que vai entrar na conta, já que o markup considera despesas fixas, despesas variáveis e margem de lucro estimada.
Veja quais são as variáveis que compõem o markup:
- Custo: valor investido na produção ou aquisição de produtos ou serviços;
- Despesas fixas: entram nesse cálculo despesas financeiras, administrativas e comerciais.
- Despesas variáveis: ocorrem durante a venda, como comissões para vendedores e impostos.
- Margem de lucro: previsão de lucros obtidos com a venda individual de um produto. É possível definir margens de lucro diferentes para cada item, o que permite tornar a venda mais flexível, seja aplicando preços mais altos, seja dando descontos.
- Impostos: as taxas cobradas na produção.
Outros elementos que compõem o markup e são importantes para a precificação:
- Custo Total de Venda (CTV): considera o que é gasto na produção ou na compra de um produto, como insumos, mão de obra, matéria-prima e fornecedores.
- Custo de Mercadoria por Unidade (CMU): custo do produto por unidade.
- Preço de Custo (PC): custo do produto (usado quando um estabelecimento tem o mesmo custo para diferentes produtos).
- MKD: Markup Divisor
- MKM: Markup Multiplicador
Quais são os tipos de markup
Agora que você já sabe o que vai na conta, saiba que há dois tipos de markup: Markup Divisor e Markup Multiplicador. Ambos os cálculos chegam ao preço de venda, porém há uma diferença entre eles.
O Markup Divisor ou MKD ajuda no cálculo quando o estabelecimento tem vários custos para diferentes produtos. Nesse caso, o CMU vai mudar no cálculo. Já o Markup Multiplicador (MKM) será padronizado, pois ele serve para empresas cujo custo dos produtos é igual.
Para entender melhor, reunimos alguns exemplos de uso das fórmulas. Para facilitar a compreensão, tanto o CMU quanto o PC serão de R$ 10.
Markup Divisor
A partir do markup divisor, a empresa chega ao valor de venda do produto. Aprenda o passo a passo:
Primeiro passo: Calcule o Custo Total de Venda (CTV)
Para chegar ao markup divisor, o passo inicial é encontrar o Custo Total de Venda. Os índices são calculados pela somatória das despesas. Veja o exemplo:
ICMS: 15% +
Despesas administrativas: 5% +
Transporte: 7% +
Lucro desejado: 15% =
Custo Total de Vendas: 42%
Segundo passo: Descubra o Markup Divisor (MKD)
A partir do CTV e do CMU, chega-se ao primeiro tipo de markup: o Divisor. O índice será usado também no cálculo do Markup Multiplicador.
Para o cálculo, o Preço de Venda (PV) pode ser considerado 100%:
Exemplo:
MKD = (PV – CTV) ÷ 100
MKD = (100 – 42) ÷ 100
MKD = 0,99
Terceiro passo: Calcule o Preço de Venda (PV)
O Markup Divisor é um índice necessário para saber se o valor com o que o produto está sendo vendido é suficiente para o lucro desejado.
Exemplo:
PV = CMU ÷ MDK
PV = 10 ÷ 0,99
PV = 10,10
Assim, pelo cálculo, o preço de venda correto para chegar ao lucro previsto de 15% deve ser R$ 10,10.
Markup Multiplicador
O markup multiplicador, ou MKM, é uma das maneiras de definir o preço de venda quando os custos operacionais são os mesmos para todos os produtos. Dessa forma, o markup é padronizado.
Primeiro passo: Calcule o Markup Multiplicador (MKM)
Para chegar ao índice, é necessário ter o MKD. Vamos seguir com o exemplo já citado acima, no qual o Markup Divisor é 0,99.
Exemplo:
MKM: 1 ÷ MKD
MKM = 1 ÷ 0,99
MKM = 1,01
Segundo passo: Descubra o Preço de Venda (PV)
Com o markup multiplicador, chegamos ao preço de venda. Vamos considerar o Preço de Custo (PC) como R$ 10
PV = PC x MKM
PV = 10 x 1,01
PV = R$ 10,10
Dessa forma, para conseguir o lucro de 15%, o preço de venda do produto deve ser de R$10,10.
Anote as fórmulas
Relembre quais são as fórmulas importantes para o cálculo do markup:
MKD = (PV – CTV) ÷ 100
Para encontrar o MKM:
MKM = 1 ÷ MKD
Para saber se o PV cobrado está cobrindo os custos:
PV = PC x MKM.
Agora que você já entendeu essa ferramenta importante para precificar produtos, leve leads do seu site, redes sociais e muito mais, direto para o WhatsApp.
Clique aqui