A criação de uma brand persona tem como principal objetivo aumentar a identificação do público com a marca, seus produtos e serviços.

Uma marca não se comunica apenas pela identidade visual, pois a construção da comunicação com o possível consumidor vai muito além de um logo ou estilo.

É preciso construir um significado, transparecendo a história e os valores da empresa para o cliente final.

Isso pode ser feito de várias formas, mas a personificação tem se mostrado uma estratégia eficiente para deixar essa comunicação mais efetiva e, principalmente, próxima do público. 

Ela atende a necessidade da marca em transmitir seus valores e também supre as exigências dos consumidores, que cada vez mais buscam por marcas alinhadas aos seus interesses.

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    O que é personificação de marca?

    A personificação de marca é uma estratégia de marketing que visa “dar um rosto” ou criar uma persona (real ou fictícia) que dê vida aos valores da marca.

    Um exemplo de brand persona é a Lu, do Magazine Luiza, um case de sucesso nacional.

    a imagem mostra a foto de uma tela de computador no site do Magazine Luiza, dando foco na MagaLu, brand persona da varejista.
    Um dos primeiros exemplos de brand persona no cenário nacional foi a figura da Lu, do Magazine Luiza, sendo uma estratégia de sucesso. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

    Esse processo caminha junto com a humanização, que consiste na criação de um plano de marketing que gere conexão com as pessoas.

    Nesse cenário, as ações, os objetivos e os valores da marca são apresentados de forma consistente e próxima a todo momento.

    Portanto, o objetivo é criar relações pessoais e amigáveis com os clientes, investindo em pontos-chave para isso, tais como: inclusão, acessibilidade, igualdade e coletividade.

    Esses e outros conceitos ajudam as marcas a construírem imagens mais sólidas e de valor, criando um verdadeiro diálogo com o público, seus interesses e suas crenças.

    Mas vale prestar atenção na hora de personificar sua marca, viu? Não caia na armadilha de seguir modismos e tendências que não refletem o verdadeiro universo do seu negócio.

    Isso pode levar a situações questionáveis e que tiram a credibilidade da organização e de sua mensagem.

    Por isso, para aplicar a personificação, são necessários estudos e testes, a fim de alcançar uma comunicação que seja coerente com todos os ideais e atitudes da empresa.

    Por que a personificação de marca é relevante?

    Uma vez que a personificação visa unir a atitude e personalidade da marca com a sua comunicação, ela é relevante para criar conversas engajadas com o público-alvo.

    Mais do que isso, uma estratégia de personificação bem aplicada permite que a marca seja reconhecida por seus valores e características, destacando seus pontos positivos.

    Isso gera uma sensação amigável e um senso de familiaridade ao consumidor, que provoca a identificação da pessoa com a voz, o estilo e os valores que a empresa transparece.

    Como humanizar e personificar uma empresa?

    Criar uma “brand persona” que representa a marca é uma forma eficiente de aplicar a estratégia de personificação e humanizar sua empresa.

    É importante ter em mente que você pode construir essa figura do zero, conduzindo tudo conforme suas intenções. 

    Aqui, trata-se de um caminho muito mais seguro do que o uso de uma celebridade ou influencer, por exemplo, que podem não transmitir exatamente o que a marca deseja, principalmente quando pensamos a longo prazo.

    Uma brand persona está sob total controle da empresa, de forma que pode ser desenvolvida para representar de forma precisa os valores e a mensagem da organização.

    Como criar uma brand persona?

    Uma forma de iniciar esse processo é criar um documento ou um esquema que conte a história de vida da marca, colocando-a como um personagem.

    Entenda que tipo de linguagem seguir, qual o público-alvo da mensagem e os valores que deseja colocar em primeiro plano.

    Também é válido pensar em outros conceitos que vão compor a imagem dessa persona, como:

    • tom de voz;
    • constelação semântica (grupo de palavras que devem se repetir);
    • construção de diálogo (se é feito de forma pessoal, amigável, séria etc);
    • referências que ela usa ao se comunicar;
    • gírias e regionalismos presentes (ou não) em sua fala.

    Definidos esses pontos básicos, pode-se pensar na imagem da persona: como ela vai se parecer fisicamente? Será uma figura humana ou não? Entre outros detalhes estéticos que fazem toda a diferença.

    a imagem mostra uma visão superior de um rapaz em um escritório pessoal, fazendo desenhos em uma mesa digitalizadora, criando o aspecto visual de uma brand persona
    Há um grande processo criativo por trás de uma brand persona. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    Com isso em mãos, é hora de iniciar os testes com o público.

    Aplique-os em diferentes veículos de comunicação, na medida do possível, e tenha um controle de dados para entender a aceitação, identificar os pontos fortes e fracos da estratégia e adaptar conforme necessário.

    Verifique também se a mensagem está chegando ao consumidor da maneira correta, ou seja, se a brand persona está realmente transmitindo o que precisa sobre a marca, além de como essa mensagem está chegando aos usuários

    Após a consolidação dessa figura como representante da empresa, tenha ela em mente na hora de criar suas campanhas, publicações e estratégias de marketing ou vendas.

    Isso vai garantir que seus conteúdos sejam consistentes e coerentes com a audiência, construindo e consolidando narrativas. 

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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