A criação de uma brand persona tem como principal objetivo aumentar a identificação do público com a marca, seus produtos e serviços.
Uma marca não se comunica apenas pela identidade visual, pois a construção da comunicação com o possível consumidor vai muito além de um logo ou estilo.
É preciso construir um significado, transparecendo a história e os valores da empresa para o cliente final.
Isso pode ser feito de várias formas, mas a personificação tem se mostrado uma estratégia eficiente para deixar essa comunicação mais efetiva e, principalmente, próxima do público.
Ela atende a necessidade da marca em transmitir seus valores e também supre as exigências dos consumidores, que cada vez mais buscam por marcas alinhadas aos seus interesses.
O que é personificação de marca?
A personificação de marca é uma estratégia de marketing que visa “dar um rosto” ou criar uma persona (real ou fictícia) que dê vida aos valores da marca.
Um exemplo de brand persona é a Lu, do Magazine Luiza, um case de sucesso nacional.
Esse processo caminha junto com a humanização, que consiste na criação de um plano de marketing que gere conexão com as pessoas.
Nesse cenário, as ações, os objetivos e os valores da marca são apresentados de forma consistente e próxima a todo momento.
Portanto, o objetivo é criar relações pessoais e amigáveis com os clientes, investindo em pontos-chave para isso, tais como: inclusão, acessibilidade, igualdade e coletividade.
Esses e outros conceitos ajudam as marcas a construírem imagens mais sólidas e de valor, criando um verdadeiro diálogo com o público, seus interesses e suas crenças.
Mas vale prestar atenção na hora de personificar sua marca, viu? Não caia na armadilha de seguir modismos e tendências que não refletem o verdadeiro universo do seu negócio.
Isso pode levar a situações questionáveis e que tiram a credibilidade da organização e de sua mensagem.
Por isso, para aplicar a personificação, são necessários estudos e testes, a fim de alcançar uma comunicação que seja coerente com todos os ideais e atitudes da empresa.
Por que a personificação de marca é relevante?
Uma vez que a personificação visa unir a atitude e personalidade da marca com a sua comunicação, ela é relevante para criar conversas engajadas com o público-alvo.
Mais do que isso, uma estratégia de personificação bem aplicada permite que a marca seja reconhecida por seus valores e características, destacando seus pontos positivos.
Isso gera uma sensação amigável e um senso de familiaridade ao consumidor, que provoca a identificação da pessoa com a voz, o estilo e os valores que a empresa transparece.
Como humanizar e personificar uma empresa?
Criar uma “brand persona” que representa a marca é uma forma eficiente de aplicar a estratégia de personificação e humanizar sua empresa.
É importante ter em mente que você pode construir essa figura do zero, conduzindo tudo conforme suas intenções.
Aqui, trata-se de um caminho muito mais seguro do que o uso de uma celebridade ou influencer, por exemplo, que podem não transmitir exatamente o que a marca deseja, principalmente quando pensamos a longo prazo.
Uma brand persona está sob total controle da empresa, de forma que pode ser desenvolvida para representar de forma precisa os valores e a mensagem da organização.
Como criar uma brand persona?
Uma forma de iniciar esse processo é criar um documento ou um esquema que conte a história de vida da marca, colocando-a como um personagem.
Entenda que tipo de linguagem seguir, qual o público-alvo da mensagem e os valores que deseja colocar em primeiro plano.
Também é válido pensar em outros conceitos que vão compor a imagem dessa persona, como:
- tom de voz;
- constelação semântica (grupo de palavras que devem se repetir);
- construção de diálogo (se é feito de forma pessoal, amigável, séria etc);
- referências que ela usa ao se comunicar;
- gírias e regionalismos presentes (ou não) em sua fala.
Definidos esses pontos básicos, pode-se pensar na imagem da persona: como ela vai se parecer fisicamente? Será uma figura humana ou não? Entre outros detalhes estéticos que fazem toda a diferença.
Com isso em mãos, é hora de iniciar os testes com o público.
Aplique-os em diferentes veículos de comunicação, na medida do possível, e tenha um controle de dados para entender a aceitação, identificar os pontos fortes e fracos da estratégia e adaptar conforme necessário.
Verifique também se a mensagem está chegando ao consumidor da maneira correta, ou seja, se a brand persona está realmente transmitindo o que precisa sobre a marca, além de como essa mensagem está chegando aos usuários.
Após a consolidação dessa figura como representante da empresa, tenha ela em mente na hora de criar suas campanhas, publicações e estratégias de marketing ou vendas.
Isso vai garantir que seus conteúdos sejam consistentes e coerentes com a audiência, construindo e consolidando narrativas.
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