Conteúdos de marca ou branded content são ferramentas importantes para ganhar espaço no mercado e criar conexão com o público-alvo.

As áreas de comunicação e marketing costumam estar interligadas. Seja na hora de vender um produto, ou seja para conversar com um público-alvo, existem diversas estratégias que podem gerar ótimos resultados para uma marca

Como o dinamismo das redes sociais e a maior complexidade na produção de conteúdo criaram desafios na hora de posicionar uma empresa no mercado, e por isso as marcas estão buscando alternativas cada vez mais eficientes de se comunicar e gerar boas impressões nos consumidores. 

Uma dessas estratégias é o branded content, que pode ser traduzido como conteúdo de marca. Como ele funciona? Será que só serve para grandes empresas? Neste texto, vamos detalhar tudo isso para você! 

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    O que é branded content? 

    O branded content pode ser definido como um tipo de conteúdo produzido por uma marca e que é voltado para o posicionamento perante o público-alvo. É a produção de um vídeo, ou de um artigo, ou de um informe educativo ou até mesmo filme longa-metragem que reforça a imagem da empresa para potenciais consumidores e admiradores

    Porém, é importante separar esse conceito do marketing de conteúdo tradicional, em que a marca busca vender um produto ou serviço por meio da produção de peças publicitárias que se misturam e são recebidas como uma produção comum.  

    No caso do branded content, a intenção não é expandir as vendas diretamente, mas sim expor os valores e os princípios da marca para que o público se identifique e crie uma relação de respeito e admiração pela empresa. As vendas, então, podem crescer de acordo com o aumento da visibilidade da organização. 

    Exemplos de branded content 

    Existem alguns exemplos de grandes empresas que aplicaram com muito sucesso estratégias de branded content. Veja a seguir: 

    1. LEGO 

    A empresa de brinquedos montáveis é, provavelmente, a mais famosa nesse tipo de estratégia de posicionamento de marca. A companhia fez parceria com diversas franquias famosas de Hollywood, como Harry Potter, Senhor dos Anéis e Star Wars

    Além dos jogos eletrônicos já conhecidos com a estética dos blocos de montar, a empresa atingiu um novo nível de branded content em 2014, quando lançou The LEGO Movie, um longa-metragem que lotou salas de cinema. A campanha ficou conhecida como a maior peça de conteúdo de marca já criada e fez milhares de crianças saírem diretamente dos cinemas para as lojas de brinquedo. 

    A marca de brinquedos LEGO é um dos principais exemplos de um branded content bem trabalhado.
    LEGO: marca de brinquedos criou produtos com franquias da cultura pop. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    2. Dove 

    Conhecida por ser uma marca de produtos de beleza, higiene e cuidados diários, a Dove lançou uma campanha bastante interessante em 2004. O vídeo consistia em mulheres se autodescrevendo enquanto um desenhista fazia um retrato falado delas. Em um segundo momento, elas eram descritas por outras mulheres enquanto outro desenho era feito pelo mesmo profissional, sendo que em nenhum momento o desenhista via as participantes. 

    A peça serviu para mostrar os problemas de perda de autoestima, criticar a rigidez dos padrões de beleza e exaltar as qualidades que existem em todas as mulheres. A sensibilidade e a qualidade da produção renderam à Dove uma imagem bastante positiva, especialmente entre o público feminino. 

    Dove Retratos da Real Beleza | Versão Estendida 

    3. Red Bull

    A companhia de energéticos mais conhecida do mundo é um exemplo de sucesso quando o assunto é esporte. São várias as iniciativas da empresa para atrelar a marca a esportes tradicionais e radicais. 

    A primeira delas é com a compra de naming rights de times de futebol, como o RB Leipzig, o RB Salzburg e o RB Bragantino, sendo este último em solo brasileiro. Com isso, o nome da empresa se mantém sempre em alta nos noticiários esportivos, além de marcar presença em grandes eventos. 

    Porém, foi nas campanhas de esportes radicais que a marca atingiu um outro nível. E não foi apenas patrocinando competições, mas também criando eventos nos quais recordes mundiais foram batidos e outras insanidades foram realizadas, gerando grande audiência.  

    Imagem mostra atleta competindo em evento criado pela Red Bull em sua estratégia de branded content
    Marca de energéticos Red Bull marcou posição nos esportes. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Um exemplo foi um salto realizado por Felix Baumgartner, que pulou de uma altura de 39 mil metros, ou seja, simplesmente da estratosfera. O evento foi amplamente divulgado e virou um sucesso de audiência, o que ajudou a reforçar a Red Bull como uma empresa para quem gosta de se arriscar e viver a vida intensamente. 

    Como aplicar branded content em uma pequena ou média empresa? 

    Você agora deve estar pensando que esse tipo de estratégia funciona apenas para companhias renomadas e multinacionais, certo? Mas não é bem assim. Existem diversas maneiras de se aplicar o branded content em uma pequena ou média empresa, mesmo com limitações de orçamento.  

    Recentemente, a rede social TikTok publicou um passo a passo para criar conteúdos que alimentem a imagem da marca na plataforma. Confira, a seguir, algumas das ideias. 

    Vídeos em primeira pessoa 

    Vídeos filmados pela visão da pessoa empreendedora podem ser uma boa forma de contar a história da marca, como tudo começou, como funciona o dia a dia etc. Humanizar o produto ou serviço é uma forma muito eficiente de atrair a atenção do público e pode gerar simpatia pela empresa. 

    Muitos artistas também utilizam o passo a passo ou gravações de bastidores para alimentar a curiosidade de usuários da plataforma e, assim, atrair a atenção para as obras. 

    Histórias de clientes 

    Além da história da marca, contar casos emocionantes, engraçados e curiosos de clientes pode ajudar a gerar uma proximidade do público com a marca. Por isso, é interessante pedir para que clientes mais fiéis gravem depoimentos ou contem a história enquanto você grava. Aliado a uma boa edição, esse tipo de conteúdo pode criar um ótimo engajamento. 

    Esquetes e produções ficcionais 

    Outra alternativa bastante popular é a produção de vídeos curtos de humor que mostrem a marca ou o produto como parte central da narrativa. Uma empresa conhecida por fazer isso muito bem é Aff The Hype, uma papelaria que criou uma personagem chamada Adênia

    Imagem mostra a Adênia, personagem criado pela Aff the Hype, em sua estratégia de branded content
    Aff the Hype: empresa de papelaria tem personagem para criar conteúdos para a marca. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Nos vídeos postados em diversas plataformas, Adênia é uma jovem que dialoga com seguidores e sempre expõe produtos licenciados da marca. 

    Outras plataformas 

    Além dos vídeos curtos para Instagram e TikTok, outras plataformas podem ser muito úteis para aplicar branded content. Um canal no YouTube ou um blog de críticas e dicas podem ser boas escolhas.  

    Um exemplo disso é o que fez a marca de fones de ouvido Kuba, cujo dono é Leonardo Drummond. Ele começou como crítico de fones de ouvido, desde os de alto padrão até os mais baratos e acessíveis no mercado. 

    Quando ele lançou a própria marca, a ação óbvia seria parar de produzir conteúdo sobre outros produtos, não é mesmo? Mas não foi isso que ele fez. Em vez disso, Leonardo manteve um canal no YouTube e um blog com avaliações e recomendações de diversas marcas de áudio, mas os comparando aos produtos da própria empresa

    imagem mostra canal do youtube MIND THE HEADPHONE que faz uso de branded content
    Canal no YouTube MIND THE HEADPHONE: avaliação de concorrentes como conteúdo de marca. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Essa ação fez que o nome de Leonardo ficasse muito prestigiado nesse nicho de mercado, o que ajudou a agregar valor à marca dele. Afinal, se a pessoa que produz os fones da Kuba já testou a maioria dos produtos disponíveis no mercado e demonstra bastante conhecimento, o produto dele tem muitas chances de ser bom. 

    Dessa forma, a produção de conteúdo constante, mesmo citando diversos concorrentes, fez que a marca ganhasse o status de produto de alta qualidade, revelando ótima estratégia de branded content. 

    Será que o branded content funciona mesmo? 

    Algumas estatísticas comprovam o sucesso do branded content para as marcas que conseguem aplicá-lo da maneira correta. As estatísticas compiladas pelo blog Estadão Blue Studio são impressionantes

    • Muitos cliques e views: o branded content é 22 vezes mais atrativo a consumidores quando comparado a outros tipos de anúncios escritos. Leitores gastam em média 36 segundos com esse tipo de conteúdo contra 1,6 segundo da média de outros tipos de publicação.

    • Alto recall de marca: quando comparados a outros anúncios que precedem vídeos, os conteúdos de marca geraram 86% de lembrança, enquanto outros conteúdos ficaram na casa dos 65%. 

    • Interesse impulsionado: conteúdos de marca aumentam em até 14% as intenções de buscar um conteúdo adicional sobre a empresa quando comparado a outros anúncios. 

    • Bloqueadores de anúncios: quase 28% dos usuários utilizam bloqueadores de anúncios em sites. Isso prejudica muito as campanhas tradicionais e reforça a importância de conteúdos mais elaborados. 

    • Tendência: quase 75% dos profissionais de comunicação e marketing planejam incluir branded content em futuras ações

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    O autor

    Liliane Oliveira

    Liliane Oliveira é Coordenadora de Marketing de Conteúdo e SEO na Locaweb, com especialização em Marketing pela ESPM. Com mais de 15 anos de experiência no setor de tecnologia, ela se destaca como especialista em SEO, criação de conteúdo, gestão de blogs, sites e canais do YouTube. Seu trabalho é voltado para o aumento do tráfego orgânico e geração de resultados. Além disso, ela encontra equilíbrio praticando yoga, conhecendo novos lugares e se dedicando a novas aprendizagens, sempre como uma eterna padawan.

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