Além de abrir uma empresa, empreender é gerar impacto positivo

Empreendedorismo é a possibilidade de criar negócios e gerar oportunidades. Uma pessoa empreendedora é aquela que assume riscos, busca inovar e causa impacto positivo na sociedade. Afinal, desenvolver ideias, abrir e manter negócios é um fator importante na economia global, impulsionando o crescimento econômico e a geração de empregos. 

Por isso, essa missão vai muito além de abrir uma empresa ou ter Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Muito se fala de empreendedorismo, mas você conhece os tipos de empresa e quais são as possibilidades? Neste texto, explicaremos quais são.

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    Qual é o cenário do empreendedorismo no Brasil?

    A projeção no Brasil para o empreendedorismo é otimista. Em 2022, o governo federal registrou a abertura de 3,3 milhões de empresas no País. Enquanto durante a pandemia da covid-19 se empreendia por necessidade, agora as pessoas estão encontrando novas possibilidades, o que está mudando o cenário econômico do setor. 

    Um dos formatos que têm gerado mais oportunidades é o empreendedorismo digital. Ainda há muito o que inovar em negócios na internet. Segundo um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2022, o e-commerce faturou R$ 169,59 bilhões. O número representa R$ 18 bilhões a mais que no ano anterior. 

    A projeção para 2023 é que o faturamento do setor de comércio eletrônico supere os R$ 185 bilhões. a expectativa é de que os negócios utilizem cada vez mais ferramentas digitais

    No entanto, o empreendedorismo digital não é a única forma de negócio. Há outras possibilidades, e cada uma dela tem a própria complexidade. 

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    Quais são os tipos de empreendedorismo?

    O empreendedorismo exige criatividade e resiliência, afinal a pessoa que empreende tem uma série de responsabilidades. Entre abrir e estabilizar uma empresa há um longo caminho, por isso é importante que o plano de negócio seja bem estruturado e que a pessoa empreendedora defina qual modelo faz mais sentido.

    Confira quais são os tipos de empreendedorismo.

    Empreendedorismo de pequenas empresas

    É a criação de um negócio de pequeno porte. Em geral, a operação é limitada a uma região quando se trata de uma empresa física ou até mesmo digital. Isso ocorre por várias questões, que podem envolver custos com fornecedores e distribuição, por exemplo. 

    A pequena empresa também pode ser nichada a um tipo de produto ou serviço. A produção é em menor escala e voltada a um público específico. Esse modelo funciona bem no ambiente digital, onde muitos e-commerce são pequenas empresas.  

    Empreendedorismo individual

    O microempreendedor individual (MEI) é uma modalidade de negócio que permite a uma pessoa que empreende sozinha profissionalizar o negócio. O MEI deve ter faturamento anual de até R$ 81 mil, permitindo que pessoas autônomas tenham acesso a benefícios trabalhistas, como a previdência. 

    No Brasil, o número de MEIs está crescendo. Entre as quase 200 milhões de companhias ativas no Brasil, 70% são microempresas individuais. 

    Empreendedorismo digital

    Os negócios na internet estão crescendo na mesma proporção que as pessoas estão mais seguras para comprar online. O empreendedorismo digital também tem subdivisões, e ainda há muito o que explorar. Confira algumas das possibilidades do empreendedorismo digital.

    • Loja virtual ou e-commerce: venda de produtos online. É uma possibilidade de comercializar produtos próprios ou revender, podendo ser aplicado por empresas que querem ampliar o público ou atingir um nicho.
    • Social commerce: comercialização de produtos pelas redes sociais. Instagram e Facebook viraram grandes espaços para vendas. A facilidade desse tipo de empreendedorismo digital é montar as lojas e atingir públicos predeterminados.
    • Marketplace: esse formato é para quem pretende vender online, mas sem iniciar um site do zero e ter o apoio de outra empresa em algumas etapas do negócio. Hoje, há grandes marketplaces no Brasil que oferecem estrutura de pagamento, envio de produtos, entre outros serviços; em troca, cobram comissão ou taxa pelas vendas.
    • Infoprodutos: especialistas estão empreendendo digitalmente oferecendo cursos, escrevendo e-books e compartilhando conteúdos. Consultorias e aulas online cresceram durante a pandemia e se tornaram uma forma mais acessível de obter conhecimento.
    • Produção de conteúdo: com o crescimento do marketing digital, a produção de conteúdo se profissionalizou e se tornou um amplo mercado. Desde o texto ao vídeo, tudo pode ser produzido com qualidade por profissionais.
    • Soluções tecnológicas: desenvolvimento de softwares e aplicativos para diferentes empresas. A necessidade de desenvolver novas tecnologias está crescendo, por isso esse mercado está em plena expansão. 

    Empreendedorismo social

    O impacto social é o que impulsiona o empreendedorismo social. Por meio dessa modalidade, as pessoas desenvolvem soluções de negócios para problemas sociais ou ambientais por meio de iniciativas empresariais. 

    Com a conscientização ambiental e social no mundo, cria-se a necessidade de buscar saídas “verdes” e que melhorem a qualidade de vida das pessoas. As novas gerações estão mais preocupadas com essas questões, então há a necessidade de criar negócios com impacto positivo. 

    Empreendedorismo de inovação 

    O mercado de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias faz crescer o número de startups. Esse modelo de negócio tem as próprias características, mas o objetivo principal é desenvolver soluções e serviços disruptivos em diferentes frentes

    Além de ser uma área em expansão, inclusive dentro do empreendedorismo digital, é um mercado que precisa de mão de obra especializada. Dessa forma, o empreendedorismo de inovação também fomenta a produção de conteúdo e os infoprodutos. 

    Empreendedorismo feminino 

    Muitas mulheres empreendem há muito tempo por necessidade, mas o mercado está cada vez mais profissional, e as pessoas estão atentas a quem atua nesse setor. O empreendedorismo feminino é responsável por provocar mudanças, porque as mulheres conseguem colocar no mercado produtos voltados a esse público, inovando cada vez mais

    Apesar de os incentivos a diversidade e inclusão estarem mais comuns, há ainda muitos desafios a serem superados. Empreendedoras têm dificuldade de conseguir investimentos e acabam tendo acesso a uma rede de contatos limitada pelo machismo. 

    Empreendedorismo cooperativo

    A modalidade de empreendedorismo cooperativo é baseada na economia colaborativa, formato que tem muitos benefícios para pequenas empresas. O principal deles é a junção de esforços para conseguir recursos e reduzir custos de fornecedores. É uma forma de pessoas empreendedoras unirem esforços para crescerem juntas. 

    Independentemente do tipo de empreendedorismo, a presença digital é essencial para os negócios. O primeiro passo para isso é ter um domínio com o nome da empresa, o que garante mais credibilidade e chances de crescimento. 

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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