Entenda o que é TLD, domínio de nível superior, e saiba como escolher o melhor para o seu negócio com a Locaweb!

Ter um endereço na internet é muito importante, seja você o dono de uma empresa, seja de uma Organização Não Governamental (ONG) ou apenas um profissional com um site de vendas para divulgar o seu trabalho. 

Tal como a rua e o CEP indicam a região em que você está localizado, a sua URL também diz muito sobre o seu negócio

Nesse sentido, a escolha de um TLD (Top-Level Domain, ou “domínio de nível superior”) também é relevante. Ele é uma oportunidade para deixar claro o que você faz ou se destacar da concorrência.  

Não sabe o que é um TLD e tem curiosidade sobre como ele pode te ajudar? Então, continue lendo para saber tudo sobre como escolher o melhor domínio para o seu negócio

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    Como se compõe uma URL? 

    Vamos explicar de maneira bem simplificada como se compõe a URL, utilizando como exemplo o próprio endereço da Locaweb www.locaweb.com.br

    • www: esse termo diz que o endereço tem alcance mundial. É a sigla de “World Wide Web”, ou seja, pode ser acessado de qualquer lugar do planeta. Isso parece elementar, mas pense que, inicialmente, a internet era uma rede super restrita e o www veio para indicar que o seu site poderia ser executado em qualquer lugar do mundo. 
    • locaweb (o nome): este é um pedaço de muito valor em termos de negócio, chamado de domínio. Geralmente, é onde vai o nome da sua empresa ou como você deseja ser “encontrado” na internet. Por isso, escolha seu domínio com cuidado: evite hífens, underline (_), consoantes mudas ou qualquer outra grafia que dificulte a busca pela pessoa usuária.  
    • .com.br: essa parte forma o TLD e é de extrema importância para sua URL. Nesse caso, “.com” informa que esse é um site comercial, enquanto o “.br” indica de qual país é o site.  

    Leia mais: 

    O que é um TLD? 

    O TLD ou Top Level Domain é uma extensão do domínio que organiza e qualifica os sites na internet. Enquanto o domínio representa o endereço de sua empresa na internet, o TLD traz as possíveis terminações para o seu site.  

    Atualmente, o TLD mais usado é o tradicional “.com”: conforme aponta o site Statista, 44,4% de todos os websites usam essa extensão. 

    Em 2012, a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) decidiu oferecer mais TLDs em todo o mundo. No Brasil, os novos TLDs chegaram em 2017 e, atualmente, existem mais de 170 mil domínios registrados em novas extensões

    Além de pensar no melhor nome possível para o seu site, você pode escolher entre várias opções de TLD. Eles são uma forma de ir além do “com.br”, o formato mais usado no país. E esse fator pode fazer uma enorme diferença no sucesso do seu negócio! 

    Estrutura básica de uma URL  

    Além da composição, com o domínio e o TLD, as URLs têm toda uma estrutura por trás, com quatro componentes principais e alguns opcionais. Veja: 

    1.    Protocolo: é a ponte que liga o browser, onde ocorre a navegação, e o servidor no qual estão os componentes do site (páginas, textos, imagens). Os protocolos mais utilizados atualmente são o HTTP e o HTTPS, sendo este último uma versão segura com a criptografia dos certificados SSL

    2.    Delimitador de autoridade: após o protocolo, vem o ://, que o separa do restante da URL e indica que a parte que segue é a “autoridade” daquela URL. 

    3.    Domínio: composto pelo nome que vai identificar o site na web — o nome de uma empresa, de uma pessoa ou qualquer palavra desejada — e o TLD escolhido

    4.    Caminho: vem após uma barra (/) e indica o “endereço” para as páginas internas do site. Por exemplo, se você quer criar um site do zero para o seu negócio e clicar no link “Criador de Sites”, no menu da Locaweb, será levado para a URL https://www.locaweb.com.br/criador-de-sites/, na qual a parte /criador-de-sites/ é o caminho. 

    E o WWW? 

    Uma ilustração com fundo azul e branco apresenta um globo terrestre e, sobre ele, um campo de digitação de URL, com um exemplo de endereço digitado.
    O www vem de uma época em que o acesso à internet era muito restrito e limitado.

    Apesar de ter virado sinônimo de internet — a World Wide Webo uso do subdomínio www não é necessário para uma URL funcionar. O www era utilizado para indicar, tanto aos usuários quanto ao próprio sistema, que aquele website era acessível mundialmente.  

    Entretanto, hoje em dia, o funcionamento dos protocolos de rede avançou e essa indicação não é mais necessária para se diferenciar uma página de rede aberta de uma de rede fechada — como as intranets, por exemplo. 

    Tipos de TLD 

    Apesar de os TLD, na prática, funcionarem da mesma maneira, eles são agrupados em diferentes categorias para indicar o seu uso adequado ou como são geridos. Descubra abaixo os principais tipos de TLD: 

    1. TLDs genéricos (gTLD)   

    Os TLDs chamados de genéricos recebem essa classificação por, historicamente, não estarem atrelados a nenhum país.  

    Esse tipo inclui algumas das extensões mais populares, como .com, .org, .net e .info, sendo utilizadas pela maioria das empresas. 

    2. TLDs de código de país (ccTLD)   

    Já os ccTLD, como o próprio nome indica, são extensões designadas a países e territórios. Assim como o .br aqui no Brasil, cada ccTLD é composto por duas letras, como .jp para o Japão e .fr para a França, por exemplo.  

    Além das empresas locais, esses domínios são muito utilizados em sites de marcas internacionais que atuam no país, órgãos do governo e demais instituições públicas. 

    3. TLDs patrocinados (sTLD)   

    Há também os domínios de nível superior que são mantidos por uma comunidade, pelo setor público ou por particulares.  

    É o caso do sTLD .edu, para instituições de educação, o .gov para órgãos do governo e outras entidades relacionadas; o do .aero, por exemplo, é destinado para organizações de transporte aéreo. 

    4. TLDs novos (nTLD)   

    Com as novas demandas do mercado, também foram surgindo novos TLDs usados em sites profissionais para identificar segmentos, como: 

    • Indústria: .tech, para empresas de tecnologia, e .fashion, para a indústria da moda. 
    • Setor: .social, usado por redes sociais como o Bluesky, bem como .restaurant, .pharmacy e .finance. 
    • Empresa: .toyota, .samsung, .nike, .microsoft e .ipiranga, por exemplo. 
    • Propósito de uso: .store, .blog, .shop, .app, .film e .news. 
    • Profissão: .jor, para jornalistas, .med, para médicos e .photo, para fotógrafos. 
    • Religião: .faith, .church e .catholic são opções. 
       

    Esses são apenas alguns exemplos, mas há muito mais possibilidades de extensões de domínio para escolher, dependendo do seu negócio.  

    Como escolher o TLD ideal para o seu negócio?   

    Antes de tudo, é preciso entender em qual nicho de mercado seu negócio está inserido, para fazer uma escolha que tenha alinhamento com a marca. Utilizar o .adv é uma alternativa para advogados particulares ou escritórios de advocacia, mas não faz muito sentido em outros contextos. 

    Outra questão é o ponto de vista estratégico: para que fim você usará o TLD? Ele pode ser adotado para destacar o seu negócio com uma URL personalizada, mas também para distinguir os diferentes braços de uma mesma empresa. Por exemplo:  

    • “nomedamarca.com”: URL principal do site. 
    • “nomedamarca.store”: localização das lojas físicas. 
    • “nomedamarca.net”: atividades e serviços de rede. 
    • “nomedamarca.blog”: artigos, anúncios, notícias etc. 
    • “nomedamarca.online”: qualquer tipo de negócio digital. 
    • “nomedamarca.tech”: apresentação de novos produtos ou tecnologias. 
       

    Para isso, é necessário conferir se todos os TLDs que você deseja estão disponíveis para registro com o domínio desejado. E a Locaweb te ajuda nessa consulta! 

    Além do setor em que está inserido, a escolha do TLD também deve considerar o público-alvo do negócio e a experiência que você deseja para seus clientes.  

    Utilizar um domínio personalizado pode fortalecer sua presença digital e ter um impacto positivo nos seus resultados, principalmente se você tem ou busca clientes mais jovens, abertos às mudanças tecnológicas e que gostem de novidades e experiências diferenciadas. 

    Entretanto, se os seus usuários são majoritariamente um público adulto, mais conservadores ou resistentes à tecnologia, um domínio diferente pode trazer confusão ou rejeição. Nesses casos, os TLD .com e .net são a melhor opção.  

    Exemplos de TLDs populares e seus usos 

    Como você pode ver, há centenas de opções de TLDs disponíveis para registro. No entanto, alguns deles se destacam por seu uso expressivo. Isso se dá, principalmente, por estarem entre os primeiros top-level domains de uso público e terem funções mais generalistas. Confira: 

    .com 

    Um dos TLDs mais antigos e populares, o .com era originalmente destinado a organizações comerciais. Porém, com o crescimento da internet, ele passou a ser utilizado por qualquer segmento de sites, sejam eles corporativos ou não. 

    Atualmente, o .com se mantém como a opção mais popular, apesar de ser difícil registrar domínios curtos com ele, visto que a maioria já está em uso ou foi comprada por alguém. 

    .org 

    Já o .org, encurtamento de “organização” foi inicialmente criado para organizações que não se encaixavam entre os outros TLDs disponíveis na época. Ele foi muito utilizado por ONGs, projetos comunitários, softwares de código aberto e instituições educacionais.  

    Assim, o .org é bastante associado a causas sociais, mas é um TLD aberto, que pode ser adotado por qualquer pessoa ou tipo de organização.  

    .net 

    Outro dos TLDs originais, o .net foi projetado para uso de provedores de serviços de rede e provedoras de internet. Entretanto, assim como os anteriores, ele se popularizou para diversos outros usos.  

    Hoje, o .net é frequentemente escolhido por empresas como uma alternativa ao .com ou quanto este já não está mais disponível. 

    .br 

    Por fim, aqui no Brasil, o TLD .br é muito utilizado, seja por empresas, sites pessoais ou qualquer outra organização atuante no país, incluindo negócios ou instituições internacionais. 

    O código é mantido e gerenciado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que conta com membros do Governo Federal e da sociedade civil.  

    Como registrar seu domínio? 

    Cada serviço tem as suas próprias regras e processo de aquisição. Por isso, preparamos um passo a passo de como fazer o seu registro de domínio com a Locaweb

    • Confira a disponibilidade: você pode fazer isso digitando a URL desejada no seu navegador de preferência, ou clicar aqui para consultar a disponibilidade no site da Locaweb. 
    • Escolha um nome e o TLD: digite o nome desejado para o domínio e selecione o TLD no campo indicado. Caso esteja indisponível, tente utilizar outro TLD que faça sentido para o site do seu negócio, ou altere o nome. 
    • Selecione o período do registro: ao encontrar um domínio disponível e selecioná-lo, você poderá escolher adquiri-lo por um período de um, dois ou três anos. Após o fim do tempo escolhido, você poderá fazer a renovação. 
    • Selecione os seus planos: com a Locaweb, você pode apenas registrar e pagar pelo valor do domínio. Basta clicar em continuar, ou selecionar algum dos planos oferecidos, como o Criador de Sites, Hospedagem de sites, Email Profissional ou Google Workspace. 
    • Faça login ou crie sua conta: para realizar o pagamento e finalizar a compra, faça o login em sua conta Locaweb ou, então, crie um cadastro de pessoa física ou pessoa jurídica.  
    • Finalize a compra: por fim, basta realizar o pagamento e o domínio escolhido será seu! Na Locaweb, você tem muitas opções de pagamento, como boleto bancário, cartão de crédito, débito em conta Itaú e no Pix. 

    Já sabe qual TLD usar no site do seu negócio? Então, não deixe de conferir a disponibilidade e garanta hoje mesmo o seu registro de domínio. E se você deseja criar um site ou busca um serviço de hospedagem, todos os planos da Locaweb têm domínio grátis no primeiro ano, aproveite! 

    O autor

    Priscila Polidoro

    Priscila Polidoro é Analista de SEO na Locaweb, com mais de 11 anos de experiência na área Web e mais de 8 anos na área de Comunicação. Formada em Sistemas para Internet pela FMU e em Jornalismo pela UMC, possui expertise em gestão de projetos, estratégias de growth com mindset data-driven, desenvolvimento web, arquitetura da informação, metodologia ágil, marketing digital e comunicação integrada. Adora programas culturais, é gateira e está sempre buscando maneiras de integrar tecnologia e comunicação de forma eficaz.

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