Saiba como usar a técnica para ser mais assertivo nas vendas

Na hora de vender, saber o que falar e como falar pode mudar a opinião do cliente. Um bom pitch de apresentação ajuda a mostrar os benefícios do produto ou serviço de forma assertiva, aumentando as chances de conversão. Mas você sabe como elaborar um pitch? Se não sabe, fique tranquilo, pois este texto vai tirar suas dúvidas. 

Navegue pelo índice

    Como fazer um pitch de apresentação?

    Um bom pitch precisa resumir de forma clara o que se quer vender. Dependendo da situação, um vendedor tem entre 1 minuto e 20 minutos para apresentar uma ideia, por isso é importante haver preparação prévia. 

    Além disso, é imprescindível conhecer a fundo o negócio para poder resumi-lo de acordo com a situação e adaptá-lo conforme o público. Também é ideal estar preparado para tirar dúvidas. Assim, conhecimento sobre o produto nunca é demais. Esse é o passo inicial para começar uma apresentação. 

    Outro ponto importante é lembrar que nem sempre será possível usar slides para complementar a fala, então um bom pitch exige jogo de cintura.

    Na imagem um homem está fazendo uma apresentação e mostrando alguns gráficos do slide.

    O que não pode faltar?

    Tempo é importante, então um pitch deve ser cronometrado, pois quem vai ouvir não tem o dia todo disponível. O tamanho do discurso depende da situação, mas é essencial captar a atenção do interlocutor já no início, por isso deve-se começar explicando desde o início qual dor o negócio resolve. 

    + Criador de sites: o que é e principais características

    1. Considere feedbacks

    Não pense no que você entrega, mas sim em como a solução da sua empresa é importante para o cliente. Dessa forma, é importante que o conteúdo considere feedbacks coletados de outros clientes, por exemplo. Antecipe-se a possíveis perguntas e tente não deixar a pessoa com dúvidas. 

    2. Use linguagem clara

    A linguagem também é importante e deve ser adaptada conforme o público. De nada adianta usar termos em inglês ou indicadores que o receptor não vai entender. Lembre-se de que uma boa comunicação deve considerar quem está ouvindo. Dessa forma, seja claro, evite termos técnicos e demonstre sua expertise com resultados e exemplos. 

    3. Conte uma história

    Uma boa história é sempre uma ótima forma de esclarecer o que um produto faz. Em vez de apresentar métricas e números sem contexto, use exemplos reais e um storytelling de como a solução resolveu um problema. Tente criar uma conexão com o cliente por meio de dores em comum. 

    4. Treine sempre

    Pode parecer bobagem, mas treinar em frente ao espelho ajuda muito. Conte o tempo da fala, corrija a postura, reveja o texto, perceba se as informações essenciais estão na ponta da língua. Você não deve decorar o pitch, mas é importante se lembrar do que não pode deixar de fora. 

    Moça treinando uma apresentação.

    Quais são as 4 etapas do pitch?

    Há vários tipos de pitch, e para cada um deles há etapas que podem ser incluídas, porém todos eles seguem quatro princípios básicos.

    1. Conheça o público

    Estude o público para saber qual linguagem adotar, o nível de formalidade, quais informações podem ser mais interessantes. Dedique um tempo a estudar o perfil dessas pessoas. Algumas empresas definem personas para saber qual é o melhor pitch. 

    2. Defina um objetivo

    Você quer vender seu produto? Pretende fechar uma parceria? Como vai ajudar seu cliente? Para definir um objetivo claro, há algumas perguntas a serem respondidas no pitch:

    • qual problema a solução resolve?
    • por que esse problema é relevante?
    • como as pessoas resolvem esse problema?
    • quais são os concorrentes?
    • por que essa solução é melhor?
    • quanto custa a solução?
    • quais são os benefícios de quem usa essa solução?

    Veja as melhores ofertas para o registro de domínio do seu site!

    3. Interaja com o público

    Crie mecanismos de interação. Se você falar sem parar, pode perder a atenção do cliente. Se o cliente interferir ou cortar a apresentação, tente ser agradável e não perder o fio da meada. 

    4. Finalize com uma ação

    Todo pitch tem uma finalidade. Use um call to action (CTA) para que um próximo passo seja realizado logo após a apresentação. Se for necessário agendar mais uma conversa, seja proativo. Caso queira que o cliente acesse um link ou preencha um formulário, inclua a informação no fim da apresentação. 

    Crie um site incrível e aumente a presença digital do seu negócio agora mesmo!

    Clique aqui


    O autor

    Leandro Riolino

    Leandro Riolino é Analista de SEO na Locaweb, com mais de 14 anos de experiência no setor de tecnologia e marketing digital. Sou um apaixonado por SEO e otimização de sites, sempre buscando as melhores estratégias para impulsionar resultados online. Nos meus momentos de lazer, adoro me dedicar aos esportes, seja praticando atividades físicas ou acompanhando meus times favoritos. Acredito que a combinação de uma mente estratégica e um corpo ativo é fundamental para uma vida equilibrada.

    Veja outros conteúdos desse autor