Essa estratégia de marketing está presente no nosso dia a dia e tem influência até mesmo na cultura pop.
Como diz o ditado: “a propaganda é a alma do negócio”. Desde que o mundo é mundo, a publicidade está presente no dia a dia das pessoas, seja em uma simples placa sinalizando um serviço, seja em campanhas de marketing milionárias, essa ferramenta é fundamental para que empresas de todos os portes sobrevivam em um ambiente competitivo.
Neste artigo, vamos contar por que a publicidade é tão importante para os negócios e qual é a diferença entre publicidade e propaganda. Vem com a gente!
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O que é a publicidade?
A publicidade pode ser definida como uma estratégia de marketing que envolve a compra ou aluguel de espaços em veículos de mídia, redes sociais, placas, outdoors, panfletos e diversos outros formatos. A intenção é sempre divulgar um produto ou serviço para fins comerciais.
Como os exemplos demonstram, essa ferramenta pode ser usada tanto em mídias físicas como digitais, e não existe uma única maneira considerada correta, pelo contrário: a publicidade envolve muita criatividade, podendo trabalhar com formatos diversos em uma mesma campanha.
Mais do que isso, a publicidade é uma área do conhecimento. Um curso bastante concorrido nos vestibulares é justamente o de Publicidade e Propaganda, que por vezes também pode estar atrelado ao curso de comunicação social.
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Qual é a diferença entre publicidade e propaganda?
Embora muitas pessoas confundam os dois termos, existe uma diferença básica. Enquanto a publicidade é usada para fins comerciais, a propaganda abrange outros tipos de comunicação em massa.
Por exemplo, suponhamos que o governo decidiu lançar um programa de construção de moradias populares. Para demonstrar a sua ação, o ministro das comunicações desse mesmo governo decide lançar uma peça na televisão e no rádio para divulgar o que está sendo feito; isto é uma propaganda, mas não é uma publicidade, já que envolve a divulgação sem fins comerciais.
Portanto, podemos dizer que a propaganda serve para dar projeção a uma ideia, enquanto a publicidade visa alcançar um público consumidor. Contudo, isso não significa que a publicidade não possa abranger um viés social e educativo nas suas peças.
Como a publicidade beneficia empresas?
A publicidade é um fundamento essencial para que qualquer empresa prospere, especialmente para as que estão iniciando no mercado. Afinal, como as pessoas vão comprar de você se nem ao menos ouviram falar da sua marca?
Por isso, é de extrema importância que, ao lançar um produto ou serviço, as empresas definam estratégias de marketing eficientes, como é o caso da publicidade, com um público-alvo bem definido.
Além disso, é preciso entender os tipos de mídia que seus clientes consomem, quais são seus grupos de interesse e como eles se relacionam com os produtos de seus concorrentes.
A partir disso, a publicidade pode se tornar um grande aliado do empreendedor, desde que seja feita de forma criativa e respeitosa, visando transmitir os valores da empresa além de simplesmente enaltecer um produto.
Tipos de publicidade
A publicidade no Brasil é regulamentada pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), que reúne anunciantes, agências e veículos de mídia para defender uma atividade ética, e pode ser realizada de muitas formas. Podemos citar como as mais comuns:
- Publicidade de produtos.
- Publicidade de serviços.
- Publicidade de promoção (ofertas limitadas por um determinado período).
- Publicidade infantil.
A publicidade de produtos, serviços e promoções são bastante comuns, e é possível vê-las em panfletos, pontos de ônibus, outdoors, peças no rádio e televisão, anúncios em sites e redes sociais e até mesmo no boca a boca no meio de uma avenida movimentada.
Já a publicidade infantil, apesar de legalizada, precisa seguir uma série de normas para prevenir que crianças caiam em golpes.
Exemplos marcantes de publicidade
Algumas campanhas publicitárias marcaram épocas, seja por uma crítica social importante para o momento, seja pelo fato de terem sido muito criativas e divertidas. Em alguns casos, as frases usadas na campanha viraram jargões que o público adotou e que passaram a fazer parte da própria cultura popular. Vejamos alguns exemplos:
“Não é assim uma Brastemp”
Nos anos 90, a companhia de eletrodomésticos Brastemp lançou uma campanha publicitária dividida em algumas peças diferentes que revolucionou a história da marca.
Nos vídeos, pessoas comuns falavam de suas experiências comprando ou pesquisando outros eletrodomésticos, mas sempre enfatizando que “não era assim uma Brastemp”, utilizando o nome da marca como um sinônimo de qualidade.
Isso fez que muitas pessoas passassem a usar o bordão como um comparativo para a vida. Por exemplo, se um novo jogador fosse contratado para um time de futebol, mas tivesse sua qualidade questionada, era comum que pessoas dissessem “não é assim uma Brastemp, mas dá pro gasto”.
United Colors of Benetton
A marca italiana Benetton, que trabalha com moda de todas as idades, lançou durante a década de 1980 uma importante campanha nos Estados Unidos que abordava o racismo. Foram usadas várias fotos marcantes, sendo a principal delas a de dois bebês usando um penico frente a frente, um negro e o outro branco, enquanto interagiam.
O slogan da campanha sinalizava a união de cores, posicionando a marca como uma aliada no combate ao racismo.
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