Todos os negócios devem estar prontos para lidar com a cibersegurança. Saiba mais sobre VPS e VPN e como escolher a melhor solução.

Todo negócio online precisa dar conta de muitos detalhes tecnológicos, afinal o modelo pode ganhar tração rapidamente aumentando, e muito, o volume de dados. E em tempos de cibersegurança, os dados precisam ficar invisíveis aos olhos dos golpistas e outros tipos de cibercriminosos.

Em uma mão, existe a necessidade de oferecer uma experiência rápida e sem atritos no site, blog ou e-commerce. Na outra, é preciso dar a garantia de segurança de dados e estar em conformidade com as leis de privacidade (LGPD).

Para dar um check nesses dois tópicos, podemos sugerir o VPS e a VPN como ótimas soluções. Vamos entender qual a diferença entre eles, seus usos e suas vantagens.

Navegue pelo índice

    Diferença entre VPS e VPN

    Embora VPS e VPN sejam soluções que trabalham com recursos virtualizados e garantam privacidade em níveis distintos, a primeira é uma categoria de infraestrutura (servidor VPS) e a outra uma rede de acesso.

    Resumidamente, a sigla VPS vem do termo em inglês Virtual Private Server e é traduzido como Servidor Virtual Privado. O VPS é uma solução vantajosa e muito utilizada no mercado de tecnologia por conseguir atender diversos projetos, mas que precisam de mais robustez – que vamos detalhar mais para frente. 

    Isso porque ele é um servidor virtual na nuvem (ou cloud) suportado pela potência de um servidor físico. Assim, ele possibilita o acesso e o controle de recursos tecnológicos avançados para manipular os dados hospedados no VPS.

    Ao contratar um servidor VPS, a empresa passa a trabalhar de forma independente, com autonomia para instalar, configurar e executar softwares de acordo com as particularidades do negócio.

    Ou seja, ao mesmo tempo em que o servidor VPS comunica grandes volumes de dados de maneira eficiente, ele garante estabilidade e segurança na experiência de navegação.

    VPS Locaweb: como funciona

    A Locaweb trabalha de maneira minuciosa para cumprir os propósitos de um servidor VPS. O nosso Data Center, onde estão localizados os servidores físicos, encontra-se no Brasil, garantindo uma baixa latência na transmissão de dados. A baixa latência é um fator fundamental para garantir que a hospedagem de sites, APIs, e-commerces, vídeos, aplicativos e outros recursos opere com máximo desempenho.

    Já a VPN é Virtual Private Network, que em bom português significa Rede Virtual Privada. A palavra-chave da VPN é privacidade. Essa rede é disponibilizada como um serviço capaz de proteger e criptografar tanto a conexão à internet quanto os dados de quem a utiliza. 

    Segurança na nuvem

    Ao se conectar por meio de um servidor VPN, todas as informações trafegadas pelo usuário tornam-se invisíveis e fora do alcance de terceiros. O objetivo é garantir total proteção contra rastreadores, coleta de dados não autorizada, localização, invasões de cibercriminosos, sites falsos ou downloads de malwares em geral. 

    Existem diversos fornecedores de VPN e a oferta de proteções pode variar de acordo com os pacotes oferecidos. Agora, vamos entrar nos detalhes de operação de cada uma das soluções para entender bem no que elas se distinguem.

    Para quem o VPS é indicado

    Escolher um Servidor VPS para hospedar os recursos de um site, e-commerce ou outro tipo de negócio online pode ser considerado um movimento estratégico positivo, tanto para empresas quanto para profissionais independentes (como desenvolvedores).

    Quando usar

    O que vai determinar a indicação do uso de um Servidor VPS é a natureza do projeto. Algumas necessidades que pedem um VPS são:

    Tráfego intenso

    Quando a plataforma, blog, app, e-commerce ou site recebe um grande volume de visitas, ele precisa dispor de recursos dedicados para encarar esse tráfego de dados. Um servidor VPS é capaz de oferecer boa retaguarda, garantindo estabilidade e excelente experiência de navegação.

    Gerenciamento de arquivos

    Caso o projeto exija um espaço virtual para o tráfego de grandes arquivos, o servidor VPS é a solução mais indicada. Por oferecer suporte para a criação de servidores de arquivos dentro de seu espaço, o VPS garante o armazenamento e o compartilhamento de modo rápido e seguro.

    Ambiente de testes

    O servidor VPS é o lugar ideal para profissionais de desenvolvimento e programação de sistemas criarem seus ambientes de teste. Por definição, o domínio e o controle sobre o sistema operacional são liberados no VPS. Portanto, esses profissionais têm autonomia para instalar softwares, manipular banco de dados e outras aplicações de modo isolado e seguro, sem interferir no que já está rodando.

    Ganho de escala

    E-commerce, sites, plataformas, aplicativos e outros projetos com crescimento progressivo e expressivo precisam garantir uma boa experiência de uso aos seus visitantes. O servidor VPS tem grande poder de processamento e permite a personalização das configurações e o suporte a um tráfego alto de acessos e dados, sem precisar apelar para um servidor dedicado.

    Hospedagem

    Para profissionais que precisam de personalização avançada e bom desempenho de navegação, é recomendado contratar um VPS. Projetos como hospedagem de sites e aplicativos podem exigir recursos tecnológicos dedicados, o que é resolvido facilmente dentro de um servidor VPS.

    Games

    A baixa latência e capacidade de customização são qualidades valorizadas por profissionais que hospedam jogos online. Nesse caso, o VPS atende essa necessidade, além dos recursos dedicados para configurações personalizadas, já citadas aqui.

    Vantagens VPS

    Melhor custo-benefício

    O servidor VPS é um produto situado, geralmente, entre a hospedagem compartilhada (considerada barata) e o servidor dedicado (alto investimento). Isso faz com que a relação custo-benefício seja altamente atrativa para trabalhar projetos online que precisem contar com recursos mais sofisticados e alto desempenho.

    Personalização

    Profissionais que buscam um bom nível de personalização de seus projetos encontram nos servidores VPS as funcionalidades ideais. Neles, desenvolvedores podem compor sua máquina virtual com o sistema operacional de preferência, selecionar as aplicações a serem instaladas, além de configurar os softwares sob medida.

    Outra vantagem é o compartilhamento de recursos de armazenamento com diversos sites no mesmo ambiente virtual. Esse particionamento agrega mais economia a quem é cliente do servidor VPS.

    Otimização de recursos

    O uso de recursos dentro de um servidor VPS varia de projeto para projeto. Pensando nisso, as empresas de hospedagem, como a Locaweb, criam planos com características diferentes para atender as necessidades dos clientes de modo mais otimizado. Para realizar a indicação do plano mais adequado, a empresa de hospedagem pode investigar mais profundamente as demandas do cliente.

    Flexibilidade

    Dentro dos planos disponibilizados, o cliente pode contratar novos recursos para ampliar a capacidade de atendimento, minimizando problemas no desempenho do site. Além disso, quem desenvolve pode distribuir o espaço virtual com total liberdade.

    Recursos dedicados

    Dentro de um servidor VPS os recursos são distribuídos de maneira eficiente, potencializando seus resultados. Além disso, o uso de um espaço virtual não causa interferência em outras aplicações, permitindo gerenciar bem cada projeto.

    Segurança de dados

    Uma hospedagem de alta qualidade se preocupa com a segurança de dados. Como em um servidor VPS as instâncias são exclusivas e personalizáveis, cada projeto pode adotar as medidas de segurança que julgarem suficientes.

    Para quem a VPN é indicada

    Antes de tudo, vamos esclarecer uma dúvida bastante comum: o uso de uma VPN é legal? A resposta mais objetiva é sim. Ele é um serviço amplamente divulgado e comercializável, utilizado mundialmente com diferentes graus de liberdade.

    As pessoas e empresas podem utilizar a VPN com fins ilegais? A resposta é sim também, infelizmente. Mas aí o problema não é o serviço, mas o uso enviesado dele.

    Alguns países restringem os fornecedores de serviço VPN, alguns deles sendo disponibilizados diretamente pelo governo. Nesses casos, certos requisitos de privacidade não são atendidos, o que descaracteriza o próprio serviço em si. Caso esteja pensando em utilizar VPN em viagem, confira se esse país impõe alguma restrição para evitar problemas.

    Dito isso, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem ter o perfil adequado para o uso de uma VPN. Quem contrata esse serviço espera que os dados sejam protegidos e criptografados, além de contar com o bloqueio de rastreadores e geolocalizadores.

    VPNs gratuitas

    Há VPNs gratuitas e algumas com preços praticamente simbólicos, mas que apresentam limitações de proteção. É essencial ler atentamente as informações sobre o que é oferecido no serviço, termos e condições de uso para evitar pegadinhas.

    Geralmente, os serviços de VPN redirecionam os dados trafegados na internet por meio de seus servidores ao mesmo tempo em que criptografam as informações. Esse servidor VPN pode estar em qualquer lugar do mundo.

    Durante o uso de uma VPN, nem mesmo o provedor de internet contratado conseguirá enxergar ou rastrear as atividades realizadas online.

    Troca de dados

    A troca de dados acontece por meio de uma via alternativa, na qual o site acessado pelo usuário identifica a origem do tráfego vindo de um servidor VPN e não da máquina solicitante. Trocando em miúdos, o site solicitado enxerga o IP da VPN e não o do usuário. 

    O “pulo do gato” fica no cuidado em que bons serviços de VPN fornecem ao atualizar seus endereços de IP regularmente e ao oferecer milhares de servidores para o acesso dos seus clientes. Alguns deles trabalham apenas com servidores de memória randômica (em inglês RAM – Random Access Memory), no qual o conteúdo é deletado a cada reinicialização.

    Tudo isso garante que a maioria dos sites identifique a VPN como origem e não bloqueie o acesso. Mas pode acontecer e falaremos disso logo mais.

    E por que os sites poderiam bloquear um acesso via VPN?

    Falando de maneira simples: você receberia um completo desconhecido em casa? Um acesso via VPN pode vir de uma pessoa apenas querendo garantir mais privacidade ou um cibercriminoso.

    Alguns sites bancários e meios de pagamento têm sistemas mais sofisticados que fazem a varredura dos IPs conectados em sua rede comparando com os IPs das VPNs mapeadas. Caso sejam identificados, a conexão é interrompida imediatamente. 

    Outra forma desses serviços protegerem as contas de seus clientes é impedir o acesso à conta quando um IP estrangeiro é identificado. Caso o cliente não tenha apontado um aviso de viagem, por exemplo, o acesso de um IP estrangeiro costuma indicar uma violação de segurança. Com isso, a conta pode ser bloqueada temporariamente até que tudo seja esclarecido.

    Quando usar

    Acesso remoto

    Algumas pessoas, empresas e profissionais autônomos podem precisar fazer o uso de recursos sensíveis locados em uma rede externa. Nesse caso, a VPN é indispensável, pois cria uma via segura para o tráfego de informações, criptografando-as de ponto a ponto. Em tempos de trabalho remoto, isso garante segurança para todos os envolvidos.

    Acesso a conteúdo restrito

    O acesso por meio de VPN pode driblar restrições geográficas impostas para alguns tipos de conteúdo. Um exemplo corriqueiro nesse sentido é conseguir acessar o catálogo estrangeiro de um streaming utilizando uma VPN. O IP simula uma localização diferente da origem, induzindo o sistema a liberar conteúdos de outras regiões.

    Cibersegurança

    Para preservar sua privacidade e proteger seus dados durante a navegação online, a VPN se mostra extremamente útil. Seu uso se mostra ainda mais necessário ao se conectar em redes públicas de Wi-Fi (disponibilizadas por aeroportos, cafeterias, bibliotecas e outros locais). É só prestar atenção nas recomendações de cibersegurança sobre não se conectar a redes desconhecidas.

    Quanto menos disponível forem suas informações, menos risco correrá. Um acesso via VPN realiza a criptografia de todo o tráfego de dados, deixando-os invisíveis aos olhos mal-intencionados.

    Chamadas de voz via web

    A tecnologia VoIP interpreta o sinal de áudio telefônico convencional em dados, permitindo sua transmissão por meio de uma conexão online. Ela utiliza protocolos de IP para viabilizar a transferência da voz como dados de máquina para máquina. Ao utilizar uma VPN, essa conversa é toda criptografada, evitando qualquer vazamento de dados.

    Vantagens VPN

    Serviços de VPN com boa reputação no mercado de tecnologia oferecem diversas coberturas de proteção e integridade dos dados. Algumas delas são:

    DNS leak protection, ou proteção contra vazamento de DNS

    Apenas para balizar o conhecimento, um DNS é o sistema que traduz os nomes dos domínios para endereços de protocolo de rede (IP). Ele é indispensável para que os navegadores encontrem as informações corretas na rede.

    Ao acessar um site, e-commerce ou landing page, por exemplo, seu dispositivo pede para o servidor DNS traduzir o IP desse local e mostrar o conteúdo na tela. Por outro lado, seu IP também é identificado e seus comportamentos de navegação são registrados – quando devidamente autorizados.

    De modo convencional, essa operação faz uso dos servidores DNS do provedor de internet do usuário. Quando esse acesso acontece por meio de uma VPN, a solicitação é direcionada para os servidores DNS da VPN. Essa “volta” é o que impede o vazamento desse tipo de dado.

    IPv6 leak protection, ou Proteção contra vazamento de IPv6

    Primeiramente, IPv6 é a versão 6 do endereço IP e que contém oito cadeias de quatro dígitos separadas por dois pontos (hipoteticamente 2024:0ab3:42a1:0000:0000:3a1b:0542:8042). O padrão utilizado até 2017 é o IPv4, exibido no formato 162.176.0.1, por exemplo. Ele ainda é amplamente utilizado.

    Se o provedor de internet e a VPN já oferecem suporte para o formato de IPv6, a segurança contra vazamento é garantida. Caso seu provedor utilize o IPv6, mas a VPN utilizada só dê suporte para o IPv4, isso tem potencial para uma grave violação de segurança. Nesse caso, o tráfego pode não ser redirecionado pela VPN e sim por seu provedor contratado.

    Vale conferir esse detalhe com a equipe de suporte da VPN contratada.

    Política antilogs 

    Essa funcionalidade da VPN impede os provedores de registrarem a navegação de quem usa, ou seja, é como se essas atividades nunca tivessem existido. Isso protege qualquer tipo de divulgação das atividades online para governos ou outras instituições, mesmo sob uma solicitação judicial. Além disso, cibercriminosos também não conseguem acessar nenhuma informação a partir de bons VPNs.

    Bloquear o acompanhamento de provedores de internet (ISP)

    Os ISPs podem registrar logins e acompanhar o histórico de navegação pelo IP do dispositivo. Faz parte do jogo. Esses dados estão vulneráveis e podem ser fornecidos / vendidos para terceiros, principalmente anunciantes e governos. Utilizar uma VPN criará uma máscara para seu endereço IP, criando uma camada de segurança e privacidade para seu tráfego de dados.

    VPN de site a site para conexão com redes corporativas

    Nesse caso, os tipos de rede site a site são intranet e extranet. No caso da intranet, a VPN se mostra especialmente importante quando as pessoas precisam colaborar em projetos dentro de uma rede privada. Os departamentos da empresa podem trocar informações de modo seguro e eficiente, evitando a ação de cibercriminosos.

    Já no caso da extranet, a comunicação com fornecedores e parceiros de negócios é intensa. As empresas conseguem customizar a demanda de acesso e restringir o compartilhamento de recursos, mantendo informações sensíveis sob sigilo utilizando uma VPN do tipo premium.

    Posso usar VPS com VPN?

    Como vimos até aqui, um servidor VPS e VPN tem usos distintos, mas eles podem se complementar, fazendo uma dupla importante para manter o tráfego de dados com alto nível de serviço e cibersegurança.

    Para utilizar de modo competente, é preciso analisar corretamente as necessidades do negócio, as autorizações de cada perfil de acesso e a capacidade técnica da rede, entre outras particularidades.

    Isso proporcionará um uso ajustado, sem gargalos, inclusive com a indicação correta dos fornecedores de ambas as soluções.

    Saiba mais sobre o VPS Locaweb

    Ao contratar o Servidor VPS da Locaweb, o cliente tem acesso a recursos de gerenciamento que facilitam a sua gestão, como monitoramento do consumo de RAM, CPU e disco do servidor virtual. Fornecemos também dados sobre o espaço reservado para o Sistema Operacional contratado, extratos de consumo e acesso ao console do servidor via painel de controle.

    Quem desenvolve a programação consegue automatizar e controlar as partições, customizar o sistema e realizar upgrades com muita autonomia, ajudando o negócio a seguir sem complicações. Recomendamos, fortemente, contratar um profissional de TI para fazer essa gestão. Lembre-se: é preciso ter experiência prática para otimizar o tempo, os resultados e manter os dados em segurança.

    Sistemas Operacionais

    Outra vantagem é poder utilizar recursos que aceleram o desenvolvimento, a implantação e o gerenciamento das aplicações trabalhadas dentro do Servidor VPS (podendo ser um Servidor VPS Windows ou Servidor VPS Linux). 

    Para facilitar seu trabalho, oferecemos os principais sistemas operacionais do mercado. Você pode utilizar o sistema que mais se adequa ao seu conhecimento e às necessidades do seu projeto. Atualmente, trabalhamos com Ubuntu, Windows Server, Debian, Rocky Linux e Alma Linux.

    Ao contratar a Locaweb, você leva junto mais de 25 anos de experiência e qualidade no mercado de hospedagem do Brasil.