Essa é uma das perguntas mais comuns de devs que acabam por optar desenvolver sistemas de forma autônoma ou freelancer, ainda mais no início de carreira.
No começo, é importante entender que a renda de um freelancer é variável e um dos seus objetivos iniciais será conseguir se manter, mesmo em meses que você não consiga muitos projetos. Veja como cobrar!
O primeiro passo antes de tudo é você verificar em relação à sua região e/ou nível de experiência qual o valor mensal que uma pessoa que atua no mesmo ramo que você recebe mensalmente.
Geralmente, o primeiro tipo de serviço como freelancer em desenvolvimento é de manutenção pontual. Por exemplo, alguém que tinha um projeto desenvolvido por outra pessoa e ele não foi continuado.
Veja um exemplo de tabela para ser usada por um freelancer em desenvolvimento de serviços de manutenções pontuais:
*Sendo assim, um freelancer em desenvolvimento cobraria cerca de R$1500 por esse serviço.
Um projeto fechado vai demandar um pouco mais de tempo, muitas vezes esse tipo de projeto não tem um fim, já que em alguns casos você pode incluir um valor de manutenção mensal para manter o site no ar.
Em projetos fechados, às vezes você terá alguns pequenos gastos, como: compra de templates, gestão de e-mail, hospedagem, domínio, consumo de alguma API paga, etc. Que poderão também entrar como algum lucro na conta final.
Para você poder calcular melhor o valor tabelado que você vai cobrar por esse tipo de serviço, é interessante você analisar o quanto as agências da sua região estão cobrando para cada tipo de site.
Quando o projeto que o cliente deseja é algo que não possa ser estimado facilmente como um site institucional, a dica é utilizar um meio de calcular os valores que basicamente é a união entre a manutenção pontual e o site institucional.
Com o passar do tempo você vai entendendo melhor o tipo de projeto que vale a pena você pegar e qual não vale. Mas, se você está começando, tente pegar o que achar que consegue desenvolver.