Gemini vs. ChatGPT: comparando as inteligências artificiais

Você desenvolve softwares e quer uma inteligência artificial como aliada para o seu trabalho? Afinal, Gemini Google ou ChatGPT4?

A seguir, você vai saber mais sobre ChatGPT4 e Gemini 1.5: versões recentes, performance e como escolhê-las de forma consciente ao desenvolver softwares.

A era das  IAs generativas

Cresce o uso de inteligências artificiais como o GPT, da OpenIA, e Gemini, do Google. A pesquisa da Thoughtworks diz que o Brasil é o segundo mais otimista com a tecnologia.

Versões mais recentes

O ChatGPT mais recente é o GPT-4, enquanto o Gemini está na versão 1.5 Pro. O ChatGPT gratuito produz  textos e imagens. Já o Gemini cria texto, imagem, vídeo e áudio.

Performance

O Gemini encontra dados em tempo real em fontes como o Google. Já o ChatGPT manda bem criando textos descritivos diversos, artigos e planilhas, dependendo do prompt usado.

Comparativo

A principal diferença é o modelo de linguagem, o Large Language Models (LLMs), usado no desenvolvimento de ambas IAs. O Gemini supera o ChatGPT em testes gerais e de programação.

Escolha consciente

O Gemini é mais factual e preciso, enquanto o ChatGPT é mais informativo e generalista. Independentemente da versão, é importante que você opte pela que atenda às suas necessidades.

O importante é que a IA escolhida seja vista como uma ferramenta aliada do seu trabalho, facilitando tarefas repetitivas do dia a dia. Ela nunca deve substituir a pessoa desenvolvedora.

Google Workspace Locaweb

O conjunto de ferramentas do Google aumenta a produtividade das empresas, concentrando Gmail, Agenda, Meet e muito mais em um só lugar. E a Locaweb implementa o serviço.

Confira outras dicas no blog da Locaweb

Quer saber mais sobre Inteligência Artificial? Leia estes conteúdos: