Vez ou outra uma notícia é divulgada sobre algum vazamento de dados. Você já ouviu falar disso por aí? E, caso aconteça na sua empresa, saberia o que fazer? A gente ajuda você a entender mais sobre isso!
Em 2022, mais de 422 milhões de pessoas tiveram algum dado, como e-mail e até contas bancárias, vazadas, segundo a pesquisa Data Breach Report. A perda de dados de clientes pode acarretar em penalizações.
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a LGPD, é a Lei n° 13.709/2018. É esse mecanismo legal que prevê multas e outras penas para empresas que desrespeitam de alguma forma o uso dos dados dos seus usuários.
Uma das principais penas é a multa de até 2% sobre o faturamento da empresa ou até 50 milhões de reais por infração. Outra é a de bloquear os dados coletados pelas empresas para que não os utilizem até resolver as irregularidades.
O vazamento pode partir de terceiros, vírus e crackers, ou por erro ou descuido de pessoas de dentro da empresa. Então, vale tomar algumas medidas.
• Mantenha sistemas, incluindo antivírus, atualizados com as últimas versões dos desenvolvedores.
• Treine todas as pessoas que fazem parte da empresa, orientando a não clicar em links de remetentes desconhecidos ou fazer downloads de fontes duvidosas.
• Elabore políticas de segurança para atualização regular de senhas e autenticação de usuários. • Faça auditorias internas para identificar possíveis falhas de segurança nos sistemas usados ou contrate empresas especializadas.
• Mantenha backups atualizados de arquivos, incluindo dados de usuários, para evitar perder informações sensíveis. • Monitore constantemente todas as medidas feitas para fortalecer a segurança dos seus sistemas e dados.
Lembre-se: todo cuidado é pouco para manter a integridade e inviolabilidade das informações do seu negócio, incluindo de seus clientes.
Acesse outros conteúdos de qualidade em nosso blog. Entre eles, você vai conferir:
O que é inteligência artificial?
O que é e como usar a plataforma Firebase