O desenvolvimento para desktop é basicamente o desenvolvimento de aplicações para rodar em computadores (PCs, notebooks e coisas do tipo).
Em 1999, o desenvolvimento desktop era muito forte, a web como conhecemos ainda estava engatinhando. Os sites que tínhamos era algo com um visual baseado nos tipos de aplicações que se desenvolvia para desktop.
Não existia cloud e tudo era armazenado em servidores físicos dentro das empresas. Pacotes de programas como o Office e Macromedia (hoje Adobe), ERPs, CRMs e a maioria das aplicações corporativas também eram só desktop.
Com o passar do tempo a web foi tomando mais forma e sendo requisitada como meio de desenvolvimento. Depois vieram os smartphones que deram um boom com o desenvolvimento mobile e o desenvolvimento desktop foi deixado um pouco de lado.
1. A programação desktop consegue acessar todos os recursos do computador; 2. Aplicações de console também são desenvolvimento desktop, DevOPs é um exemplo; 3. Alguns tipos de aplicação (por força de lei) ainda precisam ser desktop;
4. Aplicações que manipulam grande quantidade de arquivos performam muito melhor no desktop; 5. Navegadores são aplicações desktop; 6. Aplicações como IDES são desenvolvimento desktop.
Assembly, Cobol, FORTRAN, C. C++, Java, C#, Delphi, VB, Python, R, Ruby e muitas outras...
Com o passar do tempo, o ideal é que você conheça e experimente algumas tecnologias durante a sua experiência como DEV e desenvolver para desktop é uma skill técnica para você entender melhor como funciona o acesso de algumas linguagens.