TDD e BDD são siglas muito parecidas e constantemente utilizadas no universo do desenvolvimento. É muito comum existir uma confusão sobre o significado de cada uma. Veja a diferença entre elas!
Desenvolvimento guiado por testes TDD (Test Driven Development) é uma metodologia de desenvolvimento de software muito simples de entender.
A ideia é basicamente: escrever um teste automatizado antes de começar a desenvolver o código de fato.
A grande vantagem deste processo é garantir uma cobertura de testes para 100% do código, já que nada é desenvolvido sem que um teste exista antes.
Desenvolvimento guiado por comportamento BDD (Behavior Driven Development) é conceito de criar códigos baseados em descrições do comportamento que uma funcionalidade deve ter.
No conceito de BDD temos a descrição de como a funcionalidade deve se comportar ao invés de dizer o que deve ser feito tecnicamente.
O desenvolvedor pode entender do ponto de vista do usuário o que é esperado da funcionalidade, dando liberdade para ele pensar na melhor solução técnica, além de ter maior interação entre as áreas.
O TDD busca garantir a qualidade do código, sempre pensando em 100% de cobertura de testes, melhorar o que acabou de ser feito e nunca escrever uma linha de código sem antes pensar em como garantir que aquilo irá funcionar.
Já o BDD trabalha para definir como uma demanda chega ao desenvolvedor, integrar diferentes áreas da empresa e pensar a partir do ponto de vista do comportamento.