Se você está querendo montar um site, provavelmente já se deparou com os termos “hospedagem de sites” e “registro de domínio”, isso porque são passos essenciais para colocar a sua página no ar.
Certo, mas o que é um domínio?
Vamos começar pela definição de Domínio: um Domínio ou Registro de Domínio é nada mais nada menos que o seu nome ou nome da sua empresa na internet. É como você vai ser encontrado pelos seus clientes. Para ter um site exclusivo, é só consultar um domínio e registrá-lo.
Como escolher a melhor opção de domínio
O nome do seu site tem que ser simples e claro. Se o domínio escolhido é muito longo ou exige algum tipo de explicação, com certeza não é uma boa alternativa.
O próximo passo é decidir se o domínio levará o nome da marca da sua empresa ou se você optará por palavras-chave relacionadas ao mercado em que ela se insere. Ex: aulasonline.com.br.
Você pode registrar o seu domínio em muitas extensões, a mais comum é a nacional (.br), mas você pode escolher também as .com, .net, .org, .info e .name.
Não se esqueça de que a escolha do domínio também precisa levar em conta os possíveis desdobramentos que o negócio poderá ter no futuro. Isso torna essa decisão ainda mais importante e requer bastante atenção do empreendedor e da empreendedora.
Ter um domínio registrado não coloca seu site no ar automaticamente!
Quando você registrar o endereço do seu site e pagar por ele, é importante entender que isso não significa que sua página estará no ar automaticamente. Depois de registrar um domínio, você tem que hospedá-lo em algum servidor.
Mas o que é hospedagem e por que preciso hospedar meu site?
Para entender esse serviço é só imaginar que hospedagem de sites é um prédio e que o servidor é um apartamento. A Locaweb é uma provedora de hospedagem dona desse grande prédio. Sua função é fornecer um servidor (apartamento) para a pessoa contratante. Esse apartamento pode ser compartilhado ou privado, o que representa a hospedagem de sites compartilhada e a dedicada, que são usadas em situações diferentes. O domínio, nessa analogia, seria o endereço e o número do seu apartamento.
Basicamente, você precisa de uma hospedagem para ter um espaço de armazenamento e disponibilização constante na internet. Ou seja, sem ela, você não consegue fazer com que seu projeto, site ou aplicação seja acessado todos os dias, de qualquer lugar do mundo. Existem vários tipos de hospedagens, os principais são:
Hospedagem gratuita: algumas empresas oferecem serviço de hospedagem totalmente gratuito. Porém, ele é recomendado para sites sem grandes pretensões, pois ele é extremamente limitado e pode comprometer o desempenho. Mas, lembre-se, se o site do seu negócio exigir um grande volume de visitas, por exemplo, uma hospedagem desse tipo não é indicada.
Hospedagem compartilhada: é normalmente a mais utilizada e escolhida por quem está começando e precisa colocar um site no ar. Apresenta as principais funcionalidades necessárias e é fácil de utilizar, sem necessidade de conhecimento técnico extenso.
Nesse caso, é oferecido, basicamente, um painel de gerenciamento em que é possível controlar a hospedagem e realizar as principais atualizações e modificações no site.
Se você precisa escolher um plano de Hospedagem de Sites barato e com excelente custo-benefício, veja este outro post.
Grazi F. Mirandola
Analista Sênior de Marketing de Conteúdo na Locaweb
Na Locaweb desde 2017 e contando. Antes disso, trabalhou em redação de revista, jornal e em mídias sociais. É graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Especialista em Marketing Digital.
Conteúdos Relacionados
Textos sobre hospedagem de sites, domínio, cloud e mais, especialmente para você.