O conceito dessa técnica está bastante atrelado ao próprio nome: é um tipo de marketing feito por meio do envio de e-mails! Sabe aquelas mensagens que aparecem na nossa caixa de entrada com ofertas, promoções e comemorações? Elas fazem parte da estratégia de e-mail marketing das marcas que consumimos. O objetivo é criar um relacionamento bacana com os clientes. Importante ressaltar que o conceito de “o que é e-mail marketing” vai além de oferecer produtos e serviços no ambiente digital, porque essa ferramenta gera mais vendas e, de quebra, ajuda na retenção de clientes.
O conteúdo do e-mail marketing pode ser de:
Promoções;
Descontos;
Datas comemorativas (aniversário da clientela, Natal, Ano Novo, aniversário da marca, Black Friday, entre outros.);
Comunicados;
Pesquisas de satisfação e mais!
Nada de SPAM!
É importante lembrar que e-mail marketing é muito diferente do spam, que são aquelas dezenas de e-mail enviados diariamente para as mesmas pessoas. No e-mail marketing o que conta é a qualidade e não a quantidade! É necessário entender que antes de começar a mandar vários e-mails para a clientela, é preciso saber quem realmente deseja receber aquele conteúdo. Faça formulários (online ou físicos, dependendo do seu negócio) e pergunte para os clientes se eles desejam receber informações exclusivas sobre o seu negócio. Se a resposta for afirmativa, adicione o e-mail da pessoa no mailing. Isso vai te ajudar a aumentar a qualidade da comunicação da sua marca.
Por que fazer e-mail marketing?
Para começar a te explicar o porquê de começar uma estratégia de e-mail marketing, vamos elencar alguns dados que coletamos no portal da Rock Content. Bora lá:
99% dos consumidores checam suas caixas de e-mail diariamente — DMA Insights;
Uma mensagem é 5x mais provável de ser vista no e-mail do que em redes sociais. — Radicati;
Mais de 50% dos usuários de e-mail afirmam ler a maioria dos e-mails que recebem. — HubSpot;
95% das pessoas que optam por receber mensagens de uma marca acreditam que estas mensagens sejam úteis. — Salesforce.
E aí, se convenceu? Para te ajudar a decidir se quer usar e-mail marketing ou não, ainda temos um ponto: o e-mail pode ser visto do celular, tablet ou computador. Ou seja, é muito provável que o seu cliente final conseguirá acessá-lo de qualquer lugar e a qualquer momento. A hora de começar a se comunicar com seus clientes de forma rápida, fácil e barata é agora!
Como fazer um e-mail marketing?
Quer começar sua estratégia de e-mail marketing e não sabe por onde? Vamos te ensinar como!
Você já ouviu falar de empresas que oferecem ferramentas a baixo custo e com várias funcionalidades? Esse é o jeito mais recomendado de se começar a fazer campanhas de e-mail marketing, principalmente se você deseja fazer tudo com as próprias mãos. É que, geralmente, essas soluções oferecem projetos de design prontos para o uso e painéis dinâmicos que enviam os e-mails em poucos cliques. Isso significa que você não precisa contratar alguém de TI para fazer o design e envio do e-mail. Recomendamos o Email Marketing Locaweb para você começar a usar e-mail marketing.
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Com planos a partir de R$ 31,41/mês, você conta com:
Classificação de contatos Contatos classificados conforme o engajamento e interação dos e-mails enviados.
Layout de e-mails para datas comemorativas Consulte as sugestões da ferramenta e programe seus envios.
Campos personalizáveis Customize seus envios com nome, data ou outras informações.
Teste de envio Antes de enviar suas campanhas, visualize a aparência de sua entrega.
Relatórios Dados para analisar suas campanhas sem complicação.
Criador de E-mail Marketing Crie e personalize suas mensagens ou utilize um dos nossos modelos prontos.
Segmentação Escolha seus envios por tipo de comportamento.
Esperamos que você tenha entendido o que é e-mail marketing e que comece sua estratégia hoje mesmo!
Grazi F. Mirandola
Analista Sênior de Marketing de Conteúdo na Locaweb
Na Locaweb desde 2017 e contando. Antes disso, trabalhou em redação de revista, jornal e em mídias sociais. É graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Especialista em Marketing Digital.
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