Saiba o que é mailing e como usá-lo a seu favor
Entenda como montar um mailing de qualidade
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O QUE É MAILING E COMO USÁ-LO A SEU FAVOR?
Primeiro passo: entenda o que é e-mail marketing!
Provavelmente, você veio até esse texto para entender o conceito e as técnicas de mailing, mas, para isso, é imprescindível “começar do começo”. Então bora entender o que é e-mail marketing, a ferramenta que te possibilita espalhar sua comunicação para um mailing de qualidade!
O conceito dessa técnica está bastante atrelado ao próprio nome: é um tipo de marketing feito por meio do envio de e-mails! Sabe aqueles e-mails que aparecem na nossa caixa de entrada com ofertas, promoções e comemorações? Eles fazem parte da estratégia de e-mail marketing das marcas que consumimos. O objetivo é criar um relacionamento bacana com os clientes. Importante ressaltar que o conceito de “o que é e-mail marketing” vai além de oferecer produtos e serviços no ambiente digital, essa ferramenta gera mais vendas e, de quebra, ajuda na retenção de clientes.
Agora sim: bora aprender o que é mailing!
Embora o nome em inglês faça com que a palavra soe “difícil”, é muito fácil entender o que é mailing. Se trata de uma lista de contatos! O principal dado do mailing é justamente o e-mail do cliente. A partir do fornecimento dessa informação (por meio de formulários no seu site ou até mesmo o cadastro do cliente em sua primeira compra), você consegue criar uma estratégia de envio de e-mail marketing bacana.
É importante ressaltarmos que seu mailing pode conter algumas outras informações importantes, como: nome, endereço, telefone fixo, número do celular e outros dados de pessoas físicas ou jurídicas. Tudo depende do seu esquema de registro de clientes e de sua estratégia de comunicação.
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Aprenda a montar um mailing de qualidade
É muito comum que a gente encontre por aí os famosos “vendedores de mailing”. São pessoas que vendem listas de e-mail para pequenos empreendedores e empreendedoras que precisam atingir um público por e-mail. Essa é uma prática que a gente não aconselha! Além de antiético, comprar uma lista de contatos que não se inscreveram e nem forneceram oficialmente seu e-mail para contato, é um tiro no pé em termos de estratégia. Isso porque as pessoas não abrem e-mails que não querem ler. Vamos te dar duas dicas de montagem de mailings assertivos. Confira:
1 - Coloque um formulário de contato no seu site
Crie um formulário dentro do seu site para que as pessoas que realmente querem receber seu conteúdo/contato, forneçam seus endereços de e-mail numa boa. Isso é indicado para captar leads que ainda não são seus clientes. Dessa forma, você cria uma rede bacana com potenciais conversões.
2 - Colete o e-mail de clientes convertidos
Algum cliente comprou produtos ou serviços de sua loja? É bacana que junto aos dados de compra coletados, esteja o e-mail. Assim, você pode separar campanhas e criar uma específica para clientes que já estão registrados em sua base.
Essas são dicas simples para você vender e se comunicar com seus clientes. Esperamos que elas tenham te ajudado. E se você ainda não conta com um serviço de e-mail marketing, te apresentamos o da Locaweb:
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Grazi F. Mirandola
Analista Sênior de Marketing de Conteúdo na Locaweb
Na Locaweb desde 2017 e contando. Antes disso, trabalhou em redação de revista, jornal e em mídias sociais. É graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Especialista em Marketing Digital.